Skip to content

Roteiro Portugal: 7, 10 ou 15 dias

Dicas de roteiros para cada estilo de viagem

Mesmo sem querer recorrer a clichês, tenho que dizer que Portugal é um destino completo. Sem dúvida, impressiona como um país tão pequeno tem tanto a oferecer. Afinal, são cidades cosmopolitas, vilarejos históricos, além de praias rochosas impressionantes e até mesmo montanhas nevadas no inverno. Por outro lado, toda essa oferta se torna um desafio na hora de fazer um roteiro de viagem em Portugal. Por isso, depois de morar 2 anos no país, cruzá-lo de ponta a ponta, morar em 9 casas, de norte a sul, vou dar um guia com opções para te inspirar na hora de  montar o “Roteiro Portugal”.

Em resumo, listamos opções de roteiro, com base nos dias disponíveis, focadas nos interesse pessoais, seja pelas  principais cidades – Lisboa e Porto – pelos vilarejos charmosos nos seus arredores, e pelos destinos de belezas naturais, como a Serra da Estrela, e dentre as praias, a rústica Serra da Arrábida, a hippie-chic Comporta e o paradisíaco  Algarve.

ROTEIRO PORTUGAL EM 7 DIAS

PRINCIPAIS CIDADES: LISBOA + PORTO

4 dias em Lisboa (chegada + 3 dias inteiros) + 1 (Lisboa – Porto) + 2 dias no Porto

1 CIDADE GRANDE (LISBOA OU PORTO) + VILAREJOS CHARMOSOS

4 ou 5 dias em Lisboa + 2 ou 3 bate e volta de Lisboa

3 dias no Porto (chegada + 2 inteiros) + 4 dias no norte de Portugal (bate e volta do Porto ou alguma base no interior)

LISBOA + NATUREZA

4 dias em Lisboa (chegada + 3 dias inteiros) + 3 dias na Serra da Estrela

4 dias em Lisboa (chegada + 3 dias inteiros) + 3 dias na Comporta (com passeio a Serra da Arrábida, ou vice e versa)

ROTEIRO PORTUGAL EM 10 DIAS

LISBOA + ALGARVE

4 dias em Lisboa (chegada + 3 dias inteiros) + 6 dias no Algarve

LISBOA E PORTO + VILAREJOS CHARMOSOS

4 dias em Lisboa (chegada + 3 dias inteiros)  + 3 dias no Porto (chegada + 2 dias inteiros) + 3 bate e volta de Lisboa e/ou Porto

LISBOA E PORTO + NATUREZA (SERRA OU PRAIA)

4 dias em Lisboa (chegada + 3 dias inteiros) + 3 dias na Serra da Estrela ou na Serra da Arrábida + 3 dias no Porto (chegada + 2 dias inteiros)

ROTEIRO PORTUGAL EM 15 DIAS

Felizmente, em 15 dias, já é possível visitar o Porto e Lisboa e escolher entre as tantas ideias de passeio nos arredores de Lisboa ou pelo norte de Portugal, para fazer os passeios mais icônicos do país.

LISBOA E PORTO + VILAREJOS CHARMOSOS

4 ou 5 dias em Lisboa (chegada + 3 ou 4 dias inteiros)  + 3 ou 4 dias no Porto (chegada + 2 ou 3 dias inteiros) + 5 ou 6 bate e volta, entre os arredores de Lisboa e/ou arredores do  Porto

LISBOA E PORTO + ALGARVE

  • 4 dias no Porto (chegada + 3 dias inteiros) + 5 dias em Lisboa (chegada + 4 dias inteiros) + 6 dias no Algarve
  • 4 dias no Porto (chegada + 2 dias inteiros + 1 bate e volta no norte) + 5 dias em Lisboa (chegada + 3 dias inteiros + 1 bate e volta) + 6 dias no Algarve
  • 5 dias no Porto (chegada + 2 dias inteiros + 2 bate e volta no norte) + 6 dias em Lisboa (chegada + 3 dias inteiros + 2 bate e volta) + 4 dias no Algarve no Algarve

ROTEIRO DE VIAGEM EM PORTUGAL: CIDADE A CIDADE

LISBOA NO "ROTEIRO PORTUGAL"

Em no mínimo 3 dias, separe, além do dia da chegada, 1 dia para Belém e Time Out Market e /ou LX Factory, 1 dia para Alfama e o eixo Baixa/Chiado e 1 dia para o Parque das Nações e Avenida Liberdade com Parque Eduardo VII.

Onde ficar em Lisboa

PORTO NO "ROTEIRO PORTUGAL"

Em roteiro de no mínimo 2 dias, dedique 1 dia a conhecer a Ribeira e Vila Nova de Gaia e outro para desbravar o Centro.

Onde ficar no Porto

Acho a Ribeira uma ótima opção, é o cartão-postal do Porto, além de ser perto do centro da cidade e de Gaia: Ribeira do Porto Hotel (localização perfeita,meus pais adoraram ficar lá), Descobertas Boutique Hotel ou, com orçamento mais folgado Pestana Vintage Porto.

Porto: imperdível em roteiro em Portugal

VILAREJOS NO "ROTEIRO PORTUGAL"

Para passeios de 1 dia, vale se inspirar no post com os melhores bate e volta dos arredores de Lisboa – por exemplo, Sintra, Cascais, Évora.Bem como no post sobre com os melhores destinos no norte de Portugal – com locais como Guimarães, Braga, as lindas Amarante, Ponte de Lima ou Chaves.

O que fazer em Sintra: visitar o belo centro histórico

SERRA DA ESTRELA NO "ROTEIRO PORTUGAL"

Em roteiro de no mínimo 3 dias na Serra da Estrela, uma sugestão: dia 1 pelos os pequenos vilarejos de Loriga, Seia e Sabugueiro; dia 2 visitar a Torre, Lagoa Cumprida + ski ou Covão dos Conchos, se gostar de trilha; dia 3, Covão D’Amentade, seguido por almoço em Manteigas (caminho pela N338 no Vale Glaciar do Zêzere) e 1 aldeia histórica

Onde ficar na Serra da Estrela

Ficamos em Penhas da Saúde (Covilhã) e adoramos. Vale lembrar que o hotel fica na montanha e por isso é necessário carro para ir a restaurantes. Fora isso curtimos e achamos um bom custo benefício: Luna Hotel dos Carqueijais.

COMPORTA NO "ROTEIRO PORTUGAL"

Em roteiro de 3 dias na Comporta, dá para dividir 2 dias entre as praias e os outras atividades pela vila, como fábrica de arroz, centrinho, caiaque e pôr do Sol e, se houver interesse, um passeio na Serra da Arrábida (tem roteiro de 1 dia aqui).

Onde ficar na Comporta

Sublime ComportaQuinta da Comporta e Spatia Comporta, mais luxuosos e caros. Ou, um pouco mais acessíveis, o Cocoon Eco Design Lodges e o Yng Yang Monte da Lua

Charme no centrinho da Comporta, Portugal

SESIMBRA E SERRA DA ARRÁBIDA NO "ROTEIRO PORTUGAL"

Em roteiro de 1 a 3 dias entre Sesimbra e a Serra da Arrábida, é possível desbravar o destino, com direito a queijos, vinhos, praias lindas como Galapinhos e Ribeira do Cavalo (essa para quem curte trilha).

Portinho da Arrábida, um dos cartões postais da Serra da

ALGARVE NO "ROTEIRO PORTUGAL"

Em roteiro de 6 dias é possível conhecer o principal do Algarve. Assim, uma sugestão seria de 2 em Lagos (Praia de Dona Ana, Camilo, centrinho), 2 em Lagoa (Benagil, Algar Seco e praias), 1 em Sagres (praias e pôr do Sol no Cabo de São Vicente), 1 em Távira (centro histórico e praia de Cacela Velha). Por outro lado, com 4 dias, o foco possivelmente ficará no eixo Lagos-Lagoa.

Por fim, espero que as dicas e opções de Roteiro em Portugal tenham te inspirado a desbravar esse país maravilhoso, com tanto a oferecer para todos os gostos!

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter