Skip to content

Chaves: o que visitar na linda cidade

Melhores atrações de Chaves para incluir no roteiro
Centrinho histórico: dica sobre o que visitar em Chaves

Antes de tudo, Chaves, Portugal, é uma das cidades mais lindas do país. Assim, vou reunir aqui minhas dicas com o que visitar em Chaves e suas principais atrações. Mas além de falar sobre o que fazer em Chaves, separamos sugestões sobre como chegar e onde ficar no destino. Dito isso,  já adianto que o lugar é realmente uma graça e superou minhas expectativas.

SOBRE E POR QUÊ VISITAR CHAVES, PORTUGAL

Chaves é uma cidade no norte de Portugal, a pouquíssimos quilômetros com a fronteira da Espanha. Cheia de história, foi disputada por diversos povos ao longo dos séculos. E é do tempo dos romanos que está a Ponte cartão postal da cidade. Bem como a fama das propriedades de suas águas termais. É certo que Chaves é encantadora, com direito à Castelo, fortaleza e centrinho para lá de charmoso, daqueles que parecem ter saído de um conto de fadas.

COMO CHEGAR EM CHAVES, PORTUGAL

Uma vez que Chaves fica a cerca de 150 km do Porto, é bem possível fazer um bate e volta. Nós fomos de carro em pouco mais de 1 hora e meia. Assim, vale cotar o preço de aluguel de carro, até pela liberdade de conjugar a visita com alguma outra cidade do norte de Portugal. Mas também é possível ir de ônibus pela Rede Expresso: é barato, tem várias saídas por dia e a viagem leva 2 horas e 20 minutos.

O QUE VISITAR EM CHAVES

CASTELO DE CHAVES

O Castelo de Chaves é um ícone. Certamente atração imperdível quando pensamos sobre o que visitar em Chaves. A construção medieval tem origem numa edificação primitiva do século 9. Tempos depois estava envolvida na Reconquista Cristã e até em dote real, para resolver questões políticas entre portugueses e espanhóis. Atualmente, resta a sua Torre de Menagem, de onde se tem uma vista panorâmica de Chaves. Além disso, ele é cercado por um lindíssimo jardim.

Castelo de Chaves: dica imperdível sobre o que visitar em Chaves

Pastel na Pastelaria Maria: clássico quando visitar Chaves

O principal ícone gastronômico da cidade é o Pastel de Chaves. Trata – se de um pastel com massa folhada e recheado com carne moída. Sem dúvida o local mais clássico para provar a iguaria é a Pastelaria Maria, que fica numa ruela na lateral do Castelo. Quando fomos, ele estava fechado e acabamos provando em outro lugar. Ainda assim valeu a visita pelo aspecto de casa de boneca da fachada.

CENTRO HISTÓRICO: PRAÇA DE CAMÕES E ARREDORES

Dali estamos a poucos passos da Praça Camões, programa que deve estar na lista sobre o que visitar em Chaves. Afinal, lá é o coração do centrinho histórico de Chaves: que cidade lindinha! Na mesma área ficam a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, a Câmara municipal e o Museu da região flaviense. Assim, a dica é ver com calma essas belas construções que tanto representam o destino.

Logo na lateral, está a Rua Direita de Chaves, com suas casinhas coloridas com varandas de madeira. Quem tiver disposição, pode seguir a caminhada até o Largo General Silveira, onde ficam as letras gigantes “CHAVES” para uma foto de recordação.

TERMAS DE CHAVES

A cidade de Chaves e suas redondezas são conhecidas há séculos pelas nascentes de águas termais, que tem propriedades terapêuticas. Dessa maneira, uma atração clássica é ir à Fonte do Povo, em frente às Termas de Chaves. Trata-se de uma bica de onde sai água termal a cerca de 73 graus! Ou seja, a quem quiser provar, vale ter um copinho e mesmo assim ter cuidado com a temperatura! Ou ainda, ir à Buvette, no prédio do lado, onde é oferecida a água menos quente. Aliás, a quem tiver um interesse maior nos benefícios das águas, na área também fica o “Chaves – Termas & Spa”.

PONTE ROMANA DE CHAVES, PORTUGAL

A Ponte de Trajano é possivelmente o monumento mais emblemático no quesito o que visitar em Chaves. Afinal, é um monumento do período romano, construído entre os séculos 1 e 2. A ponte, que ligava Braga a Astorga, atravessa o Rio Tâmega e tem impressionantes arcos. 

FORTE DE SÃO FRANCISCO

É uma fortificação do século 17, construída durante a Guerra da Restauração, e que engloba o Convento e a Igreja de São Francisco. Atualmente o Hotel Forte de São Francisco se localiza nele. Nós acabamos não indo, já que a maior parte das instalações é restrita a hóspedes. Ainda assim, com tempo é uma opção de passeio.

ONDE FICAR QUANDO VISITAR CHAVES

Se a ideia for pernoitar na cidade, seja para desbravar a cidade com calma, para usá-la como base no norte de Portugal ou ainda como paradinha até a Espanha, existem algumas opções interessantes de onde ficar em Chaves. A mais bem localizada é o Castelo Hotel, também muito bem avaliada. De qualquer maneira, vale comparar com o Forte de São Francisco e com o Ibis Style, ambas a menos de 1 Km do centro.

CHAVES E O QUE MAIS

Chaves é imperdível por sua beleza. Mas, por também ser pequenina, pode ser visitada com alguma outra cidade do norte de Portugal. Por exemplo, a partir do Porto, vale considerar uma parada em Amarante na ida ou na volta (acrescenta 15 km no trajeto). Ou ainda em Guimarães (mais 9 km pelo caminho), ainda que essa tenha mais conteúdo.

Por fim, espero que as dicas sobre o que visitar em Chaves te inspirem a conhecer essa cidade tão linda!

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter