Skip to content

O que fazer em Guimarães: dicas e roteiro

Dica com as melhores atrações de Guimarães, Portugal
Castelo: dica sobre o que fazer em Guimarães

Guimarães é uma das cidades imperdíveis a conhecer em Portugal.  Afinal, é uma das mais belas do país e com uma história que remete a nada mais nada menos que os tempos da sua fundação. Depois do privilégio de visitá-la mais de uma vez, vou compartilhar aqui nossas dicas com as atrações imperdíveis para incluir no roteiro e com o que fazer em Guimarães, Portugal. 

SOBRE GUIMARÃES

É fato que Guimarães tem um dos centros históricos mais importantes de Portugal. Não à toa, ele tem o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO. Afinal, durante o século 12, a cidade foi palco da batalha que levaria ao nascimento do país. Mas além de toda essa riqueza, o centro muito bem preservado parece saído de um conto de fada. Só para ilustrar, Guimarães tem Castelo medieval, igrejas, ruelas, casario antigos e praças coloridas. Ou seja, imperdível incluir esse charme de lugar num roteiro pelo norte de Portugal. 

COMO CHEGAR EM GUIMARÃES

A boa notícia é que Guimarães fica a escassos 60 km do Porto (menos de 1 hora). E apenas 25 km a separam de Braga. 

Nós a visitamos de carro, o que facilita muito, até para incluir outros destinos próximos. Assim, vale a pena cotar pela RentCars

Por outro lado, a cidade também é facilmente visitável de transporte público. Isso porque tem autocarro (ônibus) da Rede Expressos direto do Porto para lá. Bem como comboio (trem) da Comboios Portugal , em pouco mais de 1 hora, mas com mais opções de horário. Aliás, ambas as estações ficam a cerca de 900 metros do centrinho. 

O QUE FAZER EM GUIMARÃES

CASTELO E DUQUE DE BRAGANÇA

Castelo de Guimarães

Quando a Condessa Mumadona ficou viúva e herdou terras do vilarejo em que vivia, mandou construir na parte baixa da cidade um convento para o povo. Porém, no contexto da Reconquista Cristã, o local estava vulnerável a ataques e invasões. Assim surgiu o Castelo, na parte alta da vila, como estratégia de defesa. 

Depois de uns de cem anos, no século 11, ele virou residência de um Conde, que aprimorou suas instalações e ergueu nele uma imponte torre. Possivelmente seu filho, Afonso Henriques teria nascido lá. A questão é que ele simplesmente foi o primeiro rei de Portugal e importante figura na independência do país. Por isso o Castelo também é conhecido até os dias atuais como berço da nacionalidade portuguesa. 

Duque de Bragança

É um palácio do século 15, originalmente em estilo borgonhês, que já foi da decadência à renovação. Atualmente, a construção, que já serviu de quartel, também abriga um museu com tapetes, porcelana chinesa e pinturas. Mas não entramos e ficamos com a vista externa a partir do seu jardim, com destaque para os diversos telhados e chaminés. 

CENTRO HISTÓRICO DE GUIMARÃES

Antes de chegar ao Centro histórico, vale descer da parte alta da cidade pela Rua de Santa Maria. Afinal, é uma das mais antigas da cidade. À frente do seu começo está o agradável Jardim do Carmo. Depois vale um breve desvio de uma quadra para conferir a maior parte da Muralha medieval de Guimarães. De volta à Rua de Santa Maria, é possível observar os casarios da antiga vila medieval no caminho até a Praça de São Tiago. 

Praça de São Tiago e Largo da Oliveira

Certamente aqui é o coração do centro de Guimarães, Patrimônio Mundial da UNESCO. A Praça é linda, animada, cheia de bares e restaurantes, com prédios históricos coloridos. Logo em seguida está o charmoso Largo da Oliveira, na lateral da Igreja em homenagem de Nossa Senhora. 

Praça de São Tiago e Largo da Oliveira: dica imperdível com o que fazer em Guimarães, Portugal

Largo do Toural e Muralha "Aqui Nasce Portugal"

O Largo é uma ampla praça com chafariz e cercada de restaurantes e comércio, em construções cheias de cores. 

Na sua lateral está a clássica placa “Aqui Nasceu Portugal”, que está inserida na muralha medieval.

Largo do Toural: dica com o que fazer em Guimarães, Portugal
Muralha de Guimarães: dica sobre o que fazer em Guimarães, Portugal

Largo da República do Brasil e Igreja Nossa Senhora da Consolação

Mais lugar bonito para finalizar a lista com o que fazer em Guimarães. Logo atrás de uma pracinha simpática com cafés, está o Largo, que na realidade é um jardim. Ao fundo dele se encontra a imponente Igreja de Nossa Senhora da Consolação, construção do século 17 em estilo barroco. 

Largo da República do Brasil

TELEFÉRICO E SANTUÁRIO DA PENHA

Por fim, algumas quadras depois da Igreja, é possível pegar um teleférico que leva até à Montanha da Penha. Com poucos euros, é o passeio rende uma vista panorâmica de Guimarães. Já lá em cima está o Parque, com área verde, grutas e natureza, além do Santuário de Nossa Senhora da Penha. Ainda que a gente não tenha subido, parece uma atração bacana a quem tiver tempo.

ONDE FICAR EM GUIMARÃES

Seja pelo charme ou pela posição central no Norte de Portugal, ficar em Guimarães numa viagem pelo Norte de Portugal é uma ideia interessante. 

Nesse sentido, com localização perfeita e excelentes avaliações, o Hotel da Oliveira é uma ótima opção. Ainda no centro histórico, o Hotel Toural também é bem localizado e avaliado. Por outro lado, a quem quiser investir um pouco mais e ficar num antigo mosteiro do século 12, deve avaliar a Pousada Mosteiro de Guimarães, que também tem uma vista panorâmica da cidade. 

GUIMARÃES E O QUE MAIS

É certo que Guimarães fica próximo de muitas outras lindas cidades do norte de Portugal. Nesse sentido, Braga é a mais próxima, a escassos 24 Km. Mas os dois destinos têm muito conteúdo e pode ficar mais puxado para quem quer conhece-las em só um dia. Talvez o ideal fosse um pernoite em Guimarães. Outra ideia seria conjugar o passeio com uma visita a Barcelos, que fica a 42 Km (pouco mais de meia hora de carro). Ainda há menos de 1 hora de percurso estão Ponte de Lima e Viana do Castelo.

Por fim, espero que a lista com o que fazer em Guimarães tenha te inspirado a conhecer uma das mais lindas cidades portuguesas!

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter