Ponte de Lima, Portugal, é uma das vilas mais charmosas do país. E olha que a região norte tem alguns exemplares. Andar por ela é se deparar com cantinhos fofos a todo instante. Ou seja: é um excelente bate e volta do Porto. Assim, compartilho aqui as dicas sobre o que fazer em Ponte de Lima.
SOBRE PONTE DE LIMA, PORTUGAL
Antes de mais nada, Ponte de Lima, Portugal, se intitula como a vila mais antiga do país, fundada em 1125.
Certamente sua imagem mais icônica é a ponte romana e medieval sobre o Rio Lima, que deu origem ao seu nome.
Ainda mais que, além da beleza, por ela passaram – e ainda passam – milhares de peregrinos que fazem o Caminho de Santiago de Compostela.
Com resquícios do período romano, se tornou um burgo durante a Idade Média. Até mesmo muralhas e torres, datadas do século 14, ela teve. Aliás, duas permaneceram até hoje e nos presenteiam num passeio pelo centro histórico.
Atualmente, Ponte de Lima combina espaços verdes com arquitetura medieval em uma das mais encantadoras vilas do país, com a emblemática ponte ao fundo.
O QUE FAZER EM PONTE DE LIMA, PORTUGAL
PONTE ROMANA E MEDIEVAL
Primeira parada em Ponte de Lima, Portugal, como deveria ser, foi no principal cartão postal da cidade.
Sobre o Rio Lima, a ponte é formada por duas partes diferentes: a romana e a medieval. A primeira possivelmente teve origem no século 1, nos tempos do Imperador Augusto. Dela restam 4 dos 31 arcos da obra. A segunda e maior é de data mais incerta, podendo ser do século 14. A construção tem cerca de 300 metros e algumas flores e postes de luzes dão mais charme ao cenário.
Assim, vale atravessá-la com calma. Também vale olhar para as estátuas nas margens do rio: soldados romanos em uma margem e o comandante em seu cavalo na outra.
Em uma das pontas está Igreja de Santo Antônio da Torre Velha. Quando os sinos tocam dão todo um encanto à travessia. A quem descer na lateral, também poderá contemplar a Capela do Anjo da Guarda, singela, mas peculiar. Depois é possível aproveitar para tirar muitas fotos enquadrando a extensão da Ponte.


CENTRO HISTÓRICO DE PONTE DE LIMA
É certo que vale andar pelo aconchegante centrinho de Ponte de Lima sem rumo. Mas vale destacar algumas atrações a não perder:

Largo de Camões
É o coração do centrinho de Ponte de Lima. Vale reparar nas antigas construções. E também no Chafariz Nobre, de 1603, que mostra em sua inscrição a importância que a água potável tinha na época.

Torres medievais
De Frente para o Rio Lima estão as duas torres que se restaram da antiga muralha de Ponte de Lima. A Torre de São Paulo tem um exemplar dos tradicionais azulejos portugueses. Já a Torre da Cadeia Velha era uma prisão desde os tempos da Idade Média. Atualmente, ela abriga o Posto de Turismo e tem do seu lado está a Porta Nova, uma das entradas da antiga cidade amuralhada.

Igreja Matriz
A igreja Matriz de Ponte de Lima é de construção medieval, originada por volta do século 15, onde havia antes um modesto templo do século 12. Oficialmente Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, é Patrimônio Nacional.

Gastronomia
Dentre os pratos da gastronomia de Ponte de Lima, o arroz de sarrabulho é um dos clássicos. Além disso, o vinho verde é uma bebida única e produzida nessa região do país. Nesse sentido, a quem quiser fazer provas e conhecer mais da sua história, pode aproveitar para visitar o “Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde”.

AVENIDA DOS PLÁTANOS
Na lateral do centro histórico seguimos para a Avenida dos Plátanos. Trata-se de um caminho pedestre, envolto em árvores do tipo plátanos centenárias. Em outras palavras, é um local tranquilo com ótimas sombras e banquinhos para descanso. Além disso, rende belas fotos.

PARQUE DO ARNADO
O parque homenageia a temática jardins, com estilos diversos. Por exemplo, há jardim romano, barroco, do renascimento e até mesmo uma estufa. Fica no lado oposto do centrinho histórico. Assim, vale incluir um passeio depois de atravessar a Ponte.
Nosso passeio terminou por aí. Mas, vale lembrar que Ponte de Lima abriga quinzenalmente a feira mais antiga de Portugal. Ou seja: vale conferir o calendário antes de visitar a cidade

COMO CHEGAR EM PONTE DE LIMA, PORTUGAL
Em resumo, a maneira mais prática de chegar em Ponte de Lima, Portugal, é de carro, como. Afinal, são 85 km do Porto (cerca de 1 hora), sendo um excelente bate e volta. Além disso, fica mais fácil de conjugar o passeio com outra cidade.
Para quem optar pelo transporte público: de ônibus, a Rede Expressos faz o trajeto em 1 hora e meia. Também dá para ir pela Flixbus, mas a duração varia de acordo com o horário e local de saída.
PONTE DE LIMA E O QUE MAIS
Ponte de Lima pode ser visitada em uma tarde.
Mas, por ser pequena, pode ser conjugada com alguma outra cidade. Nesse sentido, Guimarães (58 km) ou Braga (40 km) são próximas, mas vale lembrar que são destinos com mais conteúdo. Assim, vale avaliar também outras cidadezinhas charmosa do Norte de Portugal. Por exemplo, Barcelos (47 km) combina muito bem ou Viana do Castelo (31 km). Ou até mesmo Chaves (159 km) e Amarante (103 km), sendo essas mais distantes.
Por fim, espero ter te inspirado a conhecer a encantadora vila. É certo que o Norte de Portugal me surpreendeu com lugares charmosos. Nesse sentido, Ponte de Lima, Portugal, me mostrou que o país também cidades lindas que merecem uma visita.
No comment yet, add your voice below!