Skip to content

Viana do Castelo: o que visitar

Melhores atrações da linda e tradicional Viana do Castelo
Santa Luzia: dica sobre o que visitar em Viana do Castelo

É certo que o Norte de Portugal tem cidades encantadoras, não canso de falar! Sem dúvida, Viana do Castelo é uma delas. Além de linda e com muita tradição portuguesa, a cidade tem um clima muito gostoso, cheia de restaurantes com mesas ao ar livre e uma orla animada. Assim, vou contar aqui um pouco do nosso passeio, com dicas sobre o que visitar em Viana do Castelo, como chegar e onde ficar por lá.

SOBRE E POR QUÊ VISITAR VIANA DO CASTELO

Viana do Castelo é uma cidade no norte de Portugal, quase na fronteira com a Espanha, na pitoresca província do Minho.

Em outras palavras, cultura, arquitetura, tradição, festas regionais, trajes típicos, tudo isso faz de Viana um dos destinos mais ricos de Portugal.

Nesse sentido, a história da cidade se envolve com a sua característica portuária e de comércio marítimo, que envolvia exportação de vinhos, frutas, vidro e tapeçaria, além da importância na pesca do bacalhau.

Ou seja, quando o assunto é o que visitar em Viana do Castelo, não faltam programas bacanas. Afinal, a cidade tem praias, o Rio Lima, montanhas, uma orla super agradável, um centro histórico colorido e charmoso, um imponente Santuário e atrações que certamente merecem uma visita!

COMO CHEGAR EM VIANA DO CASTELO

Nós fomos visitar Viana de carro, desde Barcelos.

Mas do Porto são cerca de 75 km, apenas 1 hora! Dessa maneira, é bem possível conhecer a cidade em um bate e volta. Assim, vale cotar o preço do aluguel de carro, tanto pela facilidade de deslocamento em Viana, tanto pela liberdade de conjugar a visita com alguma outra cidade do norte de Portugal.

Também é possível, do Porto, visitar Viana do Castelo de comboio (trem), em percurso a partir de 1:15 hora (a estação fica a 400 metros do centro histórico e 1.1 km do elevador de Santa Luzia). Ou ainda de autocarro (ônibus), em trajeto direto, em 1 hora/1 hora e meia, a depender do horário (o terminal rodoviário fica a 650 metros do centro histórico e 850 metros do elevador de Santa Luzia).

O QUE VISITAR EM VIANA DO CASTELO

SANTUÁRIO DE SANTA LUZIA

O Templo do Sagrado Coração de Jesus, ou Santuário de Santa Luzia, é um monumento fantástico e imponente, localizado no Monte de mesmo nome. Certamente é um ícone, imperdível na lista sobre o que visitar em Viana do Castelo. Isso porque ele chama atenção pela beleza, vista impressionante do mar e da cidade e – mesmo com tantos visitantes – sensação de calmaria. Frequentemente ele é lembrado pela semelhança com a Sacré – Coeur de Montmartre, em Paris. Contudo, há controvérsias se ele teria sido inspirado na obra.

Ainda que nossa chegada tenha sido de carro (tem um estacionamento grande no local), é possível chegar lá em cima em alguns minutos pelo Funicular de Santa Luzia, o maior de Portugal.

Também se encontram nos arredores do Santuário as ruínas da citânia de Santa Luzia (a cidade velha).

CENTRO HISTÓRICO

O centrinho da cidade é simplesmente apaixonante! Sendo assim, minha dica é seguir o lema de se perder pelas graciosas ruelas quando visitar Viana do Castelo.

Como referência o coração da parte antiga fica na Praça da República, onde estão a Igreja de Misericórdia, o Paço do Concelho e o Museu do Traje. Poucos passos se localiza a Catedral da Sé. Outro ponto próximo é a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, cheia de restaurantes, cafés e amplo comércio. Sempre com o Santuário ao fundo.

Dica imperdível sobre o que visitar em Viana do Castelo

ORLA

No fim da Avenida, chegamos à simpática Praça da Liberdade e ao Monumento 25 de abril. Ali já respiramos os ares da moderna e agradabilíssima orla de Viana do Castelo, ou “zona ribeirinha”, ponto alto numa visita à Viana do Castelo. No calçadão (Circuito de Manutenção), além de caminhar, é possível sentar nos degraus de frente para o Rio Lima e apreciar o visual das águas e da nova arquitetura local. Ou ainda ficar em algum barzinho ou restaurantes com mesas do lado de fora.  Ao menos no fim de semana de verão em que fomos, estava cheio de gente.

Ainda na orla está o Navio Hospital Gil Eannes, uma embarcação ancorada que prestava assistência aos trabalhadores portugueses da pesca de bacalhau da Groelândia. É possível fazer passeio, então vale conferir os detalhes.

Por fim, quem animar em seguir a caminhada por mais 1 km ainda encontrará o Forte de Santiago da Barra, construção do século 16.

Percorrer a orla: dica sobre o que fazer em Viana do Castelo

Outros programas

Nos arredores da cidade existem algumas praias, como Cabedelo, Afife e Amorosa, que escolhemos visitar em Viana do Castelo. No entanto, fazendo jus à fama, pegamos muito vento, acho que vale mais para quem está particularmente interessado em ir a alguma praia.

O QUE COMER: GASTRONOMIA DE VIANA DO CASTELO

A Pastelaria e Confeitaria Manuel Natário, no coração do centro histórico, é um clássico numa visita à Viana, para degustar o docinho “Bolas de Berlim”.

Da mesma forma quem for almoçar ou jantar vai comer bem e pode esperar bacalhau, frutos do mar e rojões do Minho (um prato de carne de porco), além do vinho verde da região. Não chegamos a experimentar, mas nos recomendaram o restaurante Tasquinha da Linda.

ONDE FICAR QUANDO VISITAR VIANA DO CASTELO

Seja para desbravar e visitar Viana com calma, para explorar o norte de Portugal, ou como pit stop até a Espanha, a cidade tem opções interessantes de hospedagem.

O Hotel Laranjeira tem localização perfeita, é bem avaliado e com bom custo-benefício. Ainda bem localizados no centro histórico, outros hotéis são a Casa Melo Alvim e o temático Fábrica do Chocolate.

Por outro lado, quem quiser ficar no monte Santa Luzia – e investir um pouco mais -, deve avaliar a Pousada de Viana do Castelo, que, segundo a revista da National Geographic, conta com uma das melhores vistas do mundo.

VIANA DO CASTELO E O QUE MAIS

Certamente Viana do Castelo é uma graça de lugar, que cabe em 1 dia de passeio. Para quem quiser conjugar a visita à Viana com outro destino, pode avaliar Barcelos ou Ponte de Lima, por exemplo. Ou ainda Braga e Guimarães, mas que, por terem mais conteúdo, ficam mais confortáveis em uma viagem com pernoite.

Por fim, espero que as dicas sobre o que fazer em Viana do Castelo tenham te inspirado a conhecer essa linda e tradicional cidade.

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter