Skip to content

Serra da Arrábida: roteiro de 1 dia com o imperdível

Roteiro de 1 dia na Serra da Arrábida, testado e aprovado, com mapa. O melhor da Serra: praias, natureza, gastronomia e pôr do Sol.
Portinho da Arrábida, um dos cartões postais da Serra da

Em 2020, fizemos este bate e volta de Lisboa maravilhoso! Recomendo fortemente um passeio à Serra da Arrábida, lugar lindo, super natureza, com praias bonitas e cercada de vilarejos charmosos. Destes, além de uma breve parada para provar as iguarias de Azeitão, conhecemos Sesimbra, simpática vila piscatória, uma das minhas surpresas preferidas do país. E tudo isso a cerca de 40 km da capital de Portugal. Conto aqui o passo a passo do nosso roteiro de 1 dia na Serra da Arrábida.

Se você puder e quiser investir mais tempo no destino, vale conferir o post que fiz com os principais passeios a fazer na Serra. Foi basicamente o levantamento que fiz, antes de selecionar as atrações preferidas para este passeio de 1 dia. 

PASSO A PASSO: ROTEIRO DE 1 DIA NA SERRA DA ARRÁBIDA

1 – DEVORAR OS DOCES TÍPICOS NA TRADICIONAL PASTELARIA CEGO E PROVAR OUTRAS IGUARIAS DO AZEITÃO

Começamos o bate e volta de Lisboa com uma parada estratégica de café da manhã na Pastelaria Cego, no Azeitão, vilarejo nos pés da Serra da Arrábida. Fundada em 1901, é a mais antiga pastelaria da Vila. Por lá, provamos as Tortas de Azeitão e o Moscatel, alguns dos famosos e tradicionais doces de Azeitão. Eles também comercializam os memés, criação própria, mas não demos a sorte de encontrá-los no dia.

Quem quiser, pode aproveitar para se abastecer rapidinho do queijo típico, o queijo Azeitão, e de um vinho local, em uma das lojas dos arredores.

Pastelaria Cego: dica sobre onde experimentar a gastronomia da Serra da Arrábida

2 – PERDER O FÔLEGO COM AS PAISAGENS DA SERRA DA ARRÁBIDA NA ESTRADA 379-1

Seguimos pela estrada que é considerada como umas das estradas mais bonitas de Portugal, a N 379-1 garante vistas deslumbrantes da Serra da Arrábida e do Oceano. A rota costeira, também conhecida como Estrada de Escarpa, já foi cenário até mesmo de um dos filmes 007 (Ao Serviço de Sua Majestade, de 1969).

Estrada 379-1: dica sobre o que fazer na Serra da Arrábida

3 – CONTEMPLAR O HISTÓRICO CONVENTO DA ARRÁBIDA

Nem só de belezas naturais vive a Serra da Arrábida. Na estrada, passamos em frente ao Convento, do século 16, que ocupa 25 hectares da Serra, e é cheio de histórias. Por exemplo, antes da sua construção, o espaço abrigou a Ermida da Memória, onde viveram os 4 primeiros frades arrábidos, em celas nas rochas. Interessante, não? Em tempo: as visitas ao Convento acontecem em dias específicos, mediante marcação, por isso não entramos. 

Convento da Arrábida: dica sobre o que fazer na Serra da Arrábida

4 - CONFERIR O AZUL DO PORTINHO DA ARRÁBIDA

O caminho nos levou a um dos principais cartões postais da Serra da Arrábida, o Portinho da Arrábida, também já foi considerado uma das 7 maravilhas de Portugal. Isso devido às suas águas transparentes em uma linda cor, que, sem dúvida, merecem a sua visita.

Portinho da Arrábida: o que fazer na Serra da Arrábida

5 – CURTIR A PRAIA DOS GALAPINHOS, UMA DAS MAIS LINDAS DE PORTUGAL

Era inverno, mas fazia quase 30 graus. Não resistimos à ver de perto a areia branquinha e o mar claro desta praia, que já foi eleita como uma das melhores da Europa, pelo britânico The Guardian e pela European Best Destinations simplesmente a melhor do continente europeu.

Após pararmos o carro, relativamente perto do acesso, pegamos uma trilha curta mas com umas descidas mais íngremes. Na volta, vimos que tem uma escadaria que ajuda no trajeto.

Dica: Como fomos na baixa temporada, foi bem tranquilo estacionar no Portinho e perto do acesso à Praia dos Galapinhos. Mas, na alta temporada, vale conferir a logística de transporte da Serra da Arrábida aqui

Praia dos Galapinhos: dica de bate e volta de Lisboa

6 – EXPERIMENTAR O PESCADO NA VILA PISCATÓRIA DE SESIMBRA, AOS PÉS DA SERRA DA ARRÁBIDA

Hora do almoço. Seguimos à graciosa vila piscatória de Sesimbra, na base da Serra da Arrábida. Afinal, a fama do vilarejo é de ter o melhor peixe do mundo, por conta da qualidade e temperatura da água, junto às técnicas dos pescadores locais. Não sabemos se é o melhor do mundo, mas, de fato, comemos um pescado maravilhoso por lá. Não deixe de experimentar. Nossa escolha foi a Casa Mateus.

Pescado de Sesimbra: dica sobre onde comer em Sesimbra

7 - CONHECER A HISTÓRIA DE SESIMBRA NA FORTALEZA DE SANTIAGO E TER UMA VISTA LINDA DA ORLA DA CIDADE E DA SERRA

Depois do almoço fomos nos aprofundar na história de Sesimbra neste local. Trata-se de uma fortaleza, construída no século 17, onde já havia um forte do século 16. Possui uma vista incrível do mar, da orla de Sesimbra e da Serra da Arrábida, ao fundo. Além disso, ela abriga o Museu Marítimo de Sesimbra, que conta a história da vila e da sua cultura marítima e piscatória.

Fortaleza de Santiago, Sesimbra: o que fazer em Sesimbra

8 - VISITAR O MEDIEVAL CASTELO DE SESIMBRA, COM UM VISUAL INCRÍVEL DA BAÍA DE SESIMBRA

Continuamos o dia num Castelo medieval, localizado no alto de uma encosta, com uma vista maravilhosa da vila, do mar de Sesimbra e da Serra da Arrábida. Datado do século 9, ele foi, no século 12, conquistada por D. Afonso Henriques. Sua posse oscilou entre muçulmanos e cristãos e, posteriormente, foi doado à Ordem de Santiago e destinado ao repovoamento. A saber, a entrada é gratuita.

Castelo de Sesimbra: o que fazer na Serra da Arrábida

9 – VÊR O PÔR DO SOL SURREAL DO CABO ESPICHEL

Última atração desse bate e volta de Lisboa foi visitar o Cabo Espichel. O Cabo possui uma vista incrível de praias e falésias e é uma ótima pedida para um pôr do Sol magnífico.

Aliás, ali também estão localizados um farol e o Santuário de Nossa Senhora do Cabo, que, além da arquitetura e religiosidade, é um lugar cercado de história, lendas e mistérios. Se tiver tempo de também conhecer o Santuário, além de ver o pôr do Sol, vale conferir mais sobre ele nas atrações da Serra da Arrábida e de Sesimbra.

Pôr do Sol no Cabo Espichel: dica sobre o que fazer em Sesimbra

Por fim, fechamos nosso roteiro de 1 dia na Serra da Arrábida com chave de ouro.  E aí, quem se animou a conhecer esse destino com  tanta atração linda? 

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

1 Comment

  1. Incrível!!!!
    Com certeza vai entrar no meu roteiro!!!
    Paisagens lindas!!!
    👏👏👏👏


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter