Skip to content

Serra da Arrábida: roteiro de 1 dia com o imperdível

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Roteiro de 1 dia na Serra da Arrábida, testado e aprovado, com mapa. O melhor da Serra: praias, natureza, gastronomia e pôr do Sol.
Portinho da Arrábida, um dos cartões postais da Serra da

Em 2020, fizemos este bate e volta de Lisboa maravilhoso! Recomendo fortemente um passeio à Serra da Arrábida, lugar lindo, super natureza, com praias bonitas e cercada de vilarejos charmosos. Destes, além de uma breve parada para provar as iguarias de Azeitão, conhecemos Sesimbra, simpática vila piscatória, uma das minhas surpresas preferidas do país. E tudo isso a cerca de 40 km da capital de Portugal. Conto aqui o passo a passo do nosso roteiro de 1 dia na Serra da Arrábida.

Se você puder e quiser investir mais tempo no destino, vale conferir o post que fiz com os principais passeios a fazer na Serra. Foi basicamente o levantamento que fiz, antes de selecionar as atrações preferidas para este passeio de 1 dia. 

PASSO A PASSO: ROTEIRO DE 1 DIA NA SERRA DA ARRÁBIDA

1 – DEVORAR OS DOCES TÍPICOS NA TRADICIONAL PASTELARIA CEGO E PROVAR OUTRAS IGUARIAS DO AZEITÃO

Começamos o bate e volta de Lisboa com uma parada estratégica de café da manhã na Pastelaria Cego, no Azeitão, vilarejo nos pés da Serra da Arrábida. Fundada em 1901, é a mais antiga pastelaria da Vila. Por lá, provamos as Tortas de Azeitão e o Moscatel, alguns dos famosos e tradicionais doces de Azeitão. Eles também comercializam os memés, criação própria, mas não demos a sorte de encontrá-los no dia.

Quem quiser, pode aproveitar para se abastecer rapidinho do queijo típico, o queijo Azeitão, e de um vinho local, em uma das lojas dos arredores.

Pastelaria Cego: dica sobre onde experimentar a gastronomia da Serra da Arrábida

2 – PERDER O FÔLEGO COM AS PAISAGENS DA SERRA DA ARRÁBIDA NA ESTRADA 379-1

Seguimos pela estrada que é considerada como umas das estradas mais bonitas de Portugal, a N 379-1 garante vistas deslumbrantes da Serra da Arrábida e do Oceano. A rota costeira, também conhecida como Estrada de Escarpa, já foi cenário até mesmo de um dos filmes 007 (Ao Serviço de Sua Majestade, de 1969).

Estrada 379-1: dica sobre o que fazer na Serra da Arrábida

3 – CONTEMPLAR O HISTÓRICO CONVENTO DA ARRÁBIDA

Nem só de belezas naturais vive a Serra da Arrábida. Na estrada, passamos em frente ao Convento, do século 16, que ocupa 25 hectares da Serra, e é cheio de histórias. Por exemplo, antes da sua construção, o espaço abrigou a Ermida da Memória, onde viveram os 4 primeiros frades arrábidos, em celas nas rochas. Interessante, não? Em tempo: as visitas ao Convento acontecem em dias específicos, mediante marcação, por isso não entramos. 

Convento da Arrábida: dica sobre o que fazer na Serra da Arrábida

4 - CONFERIR O AZUL DO PORTINHO DA ARRÁBIDA

O caminho nos levou a um dos principais cartões postais da Serra da Arrábida, o Portinho da Arrábida, também já foi considerado uma das 7 maravilhas de Portugal. Isso devido às suas águas transparentes em uma linda cor, que, sem dúvida, merecem a sua visita.

Portinho da Arrábida: o que fazer na Serra da Arrábida

5 – CURTIR A PRAIA DOS GALAPINHOS, UMA DAS MAIS LINDAS DE PORTUGAL

Era inverno, mas fazia quase 30 graus. Não resistimos à ver de perto a areia branquinha e o mar claro desta praia, que já foi eleita como uma das melhores da Europa, pelo britânico The Guardian e pela European Best Destinations simplesmente a melhor do continente europeu.

Após pararmos o carro, relativamente perto do acesso, pegamos uma trilha curta mas com umas descidas mais íngremes. Na volta, vimos que tem uma escadaria que ajuda no trajeto.

Dica: Como fomos na baixa temporada, foi bem tranquilo estacionar no Portinho e perto do acesso à Praia dos Galapinhos. Mas, na alta temporada, vale conferir a logística de transporte da Serra da Arrábida aqui

Praia dos Galapinhos: dica de bate e volta de Lisboa

6 – EXPERIMENTAR O PESCADO NA VILA PISCATÓRIA DE SESIMBRA, AOS PÉS DA SERRA DA ARRÁBIDA

Hora do almoço. Seguimos à graciosa vila piscatória de Sesimbra, na base da Serra da Arrábida. Afinal, a fama do vilarejo é de ter o melhor peixe do mundo, por conta da qualidade e temperatura da água, junto às técnicas dos pescadores locais. Não sabemos se é o melhor do mundo, mas, de fato, comemos um pescado maravilhoso por lá. Não deixe de experimentar. Nossa escolha foi a Casa Mateus.

Pescado de Sesimbra: dica sobre onde comer em Sesimbra

7 - CONHECER A HISTÓRIA DE SESIMBRA NA FORTALEZA DE SANTIAGO E TER UMA VISTA LINDA DA ORLA DA CIDADE E DA SERRA

Depois do almoço fomos nos aprofundar na história de Sesimbra neste local. Trata-se de uma fortaleza, construída no século 17, onde já havia um forte do século 16. Possui uma vista incrível do mar, da orla de Sesimbra e da Serra da Arrábida, ao fundo. Além disso, ela abriga o Museu Marítimo de Sesimbra, que conta a história da vila e da sua cultura marítima e piscatória.

Fortaleza de Santiago, Sesimbra: o que fazer em Sesimbra

8 - VISITAR O MEDIEVAL CASTELO DE SESIMBRA, COM UM VISUAL INCRÍVEL DA BAÍA DE SESIMBRA

Continuamos o dia num Castelo medieval, localizado no alto de uma encosta, com uma vista maravilhosa da vila, do mar de Sesimbra e da Serra da Arrábida. Datado do século 9, ele foi, no século 12, conquistada por D. Afonso Henriques. Sua posse oscilou entre muçulmanos e cristãos e, posteriormente, foi doado à Ordem de Santiago e destinado ao repovoamento. A saber, a entrada é gratuita.

Castelo de Sesimbra: o que fazer na Serra da Arrábida

9 – VÊR O PÔR DO SOL SURREAL DO CABO ESPICHEL

Última atração desse bate e volta de Lisboa foi visitar o Cabo Espichel. O Cabo possui uma vista incrível de praias e falésias e é uma ótima pedida para um pôr do Sol magnífico.

Aliás, ali também estão localizados um farol e o Santuário de Nossa Senhora do Cabo, que, além da arquitetura e religiosidade, é um lugar cercado de história, lendas e mistérios. Se tiver tempo de também conhecer o Santuário, além de ver o pôr do Sol, vale conferir mais sobre ele nas atrações da Serra da Arrábida e de Sesimbra.

Pôr do Sol no Cabo Espichel: dica sobre o que fazer em Sesimbra

Por fim, fechamos nosso roteiro de 1 dia na Serra da Arrábida com chave de ouro.  E aí, quem se animou a conhecer esse destino com  tanta atração linda? 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

1 Comment

  1. Incrível!!!!
    Com certeza vai entrar no meu roteiro!!!
    Paisagens lindas!!!
    👏👏👏👏


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter