Skip to content
Melhores passeios nos arredores de Lisboa
O que fazer em Sintra: percorrer seu centrinho

Que Lisboa é incrível ninguém duvida. Mas, além dos atrativos da cidade em si, uma das vantagens da capital portuguesa é a quantidade de lugares imperdíveis nos seus arredores. Em outras palavras em menos de 2 horas é possível fazer passeios fantásticos! Depois de 2 anos em Portugal, vou listar aqui os melhores bate e volta de Lisboa que fizemos para incluir na viagem pelo país.

1 - ÓBIDOS

Pensa numa cidade linda, colorida, florida e fotogênica. Assim é a medieval Óbidos, uma das vilas mais charmosas de Portugal. É imperdível neste bate e volta de Lisboa ver as muralhas, se perder pelas ruelas, admirar o Castelo, provar o chocolate e a ginginha de Óbidos.    

Passear na rua Direita: dica sobre o que fazer em Óbidos

2 - SESIMBRA

É certo que Sesimbra foi uma das minhas descobertas preferidas. Que bate e volta delicioso. Literalmente, aliás. Isso porque a cidade tem um dos peixes frescos mais famosos do país. Além disso, é uma simpática vila pesqueira, colorida, com grafites e desenhos, orla animada. Ainda em Sesimbra, mas fora da praia principal, ainda vimos um Castelo medieval e um pôr do Sol surreal no Cabo Espichel. Em outras palavras, um dos melhores bate e volta de Lisboa que fizemos!

Fortaleza de Santiago, Sesimbra: o que fazer em Sesimbra

3 - SINTRA

Possivelmente Sintra – a cidade dos Castelos – é o mais clássico bate e volta de Lisboa. Afinal, o destino parece ter saído de um conto de fadas. Por lá os destaques vão para o colorido Palácio da Pena, para as muralhas do Castelo dos Mouros e a para a mística Quinta da Regaleira. Contudo, não menospreze seu compacto centro histórico: é puro charme e ainda conta com um dos doces dos mais clássicos das terras portuguesas: o travesseiro da Piriquita.

O que fazer em Sintra: visitar o belo centro histórico

4 - SERRA DA ARRABIDA

Sem dúvida um dos destinos mais completos e autênticos dentre os bate e volta de Lisboa. Uma serra com muito verde e possivelmente a praia mais linda que vimos na grande Lisboa: a tranquila Galapinhos, que já apareceu nas listas de melhores praias do mundo. Mas se engana quem pensa que o destino vive só de natureza. A Serra é riquíssima em cultura local e gastronomia. Por exemplo, o queijo de Azeitão tem sabor único e é uma marca portuguesa, sendo vendido por produtores locais nas queijarias na subida da Serra. Do mesmo modo, algumas das principais vinícolas do país também estão lá. 

Portinho da Arrábida, um dos cartões postais da Serra da

5 - ÉVORA

Évora tem como diferencial suas construções simplesmente impressionantes, que nos levam para séculos passados. Por exemplo a Capela dos Ossos, a antiga muralha, a Catedral e o Templo de Diana, um dos monumentos mais incríveis de Portugal.  É uma cidade diferente dentre os bate e volta de Lisboa: além disso tudo, podemos juntar o charme das ruelas com casarios coloridos e a animação de uma cidade universitária.

Templo Romano de Évora: dica sobre o que fazer em Évora

6 - CASCAIS

Cascais é a cidade litorânea colada em Lisboa e que tem de tudo um pouco. Já no caminho vemos a orla num dos trajetos mais bonitos de Portugal. Depois de chegar lá, vemos praias de cartão postal, como a de Santa Maria, com o farol ao fundo, paisagens de tirar o fôlego, como as águas adentrando as rochas da Boca do Inferno, e muito charme entre as ruelas e casarios do seu centro histórico. Uma opção completa dentre os bate e volta de Lisboa.

Praia de Santa Marta: parada imperdível em roteiro de 1 dia em Cascais

7 - BATALHA

O Mosteiro da Batalha é uma das construções mais lindas de Portugal. Ele teve sua construção iniciada no século 14 em agradecimento a uma vitória épica na Batalha de independência do Reino de Castela. Além do lado histórico, é realmente impressionante ver a magnitude e grandeza da sua igreja e a beleza e a paz no seu claustro. Sem dúvida, vale muito um passeio até lá. 

Da mesma forma, outro ponto positivo é que o mosteiro é perto de outras cidades e dá para escolher mais uma para incluir no mesmo bate e volta de Lisboa.

Visita ao Mosteiro da Batalha, Portugal

8 - TOMAR

Tomar é uma cidade incrivelmente linda e cheia de história. A cidade foi fundada pela Ordem dos Templários na Idade Média. Além dos mistérios que envolvem a organização, Tomar tem um imponente Castelo, o Convento de Cristo – patrimônio Mundial pela UNESCO – e um dos centros históricos mais charmosos do país, com destaque para a Praça da República e a Ponte Velha, além da belíssima orla do Rio Nabão. Diria que está (junto com Sesimbra) no topo da lista de melhores surpresas, dentre os bate e volta de Lisboa. 

9 - COLARES (SINTRA)

Colares é uma freguesia de Sintra que é um destino à parte. Com um cenário bem diferente dos palácios, o destaque aqui é a natureza na sua forma mais bruta. As praias com paisagem impactante, seja com as cavernas da Praia da Adraga – um segredinho ainda pouco explorado – seja pela Praia da Ursa, já eleita dentre as mais belas do mundo com suas incontáveis rochas. Também em Colares está o Cabo da Roca e charmosa Azenhas do Mar, com suas casinhas brancas no penhasco. Ou seja: uma das melhores opções de bate e volta de Lisboa. 

Cabo da Roca, em Colares: região com Azenhas do Mar, Praia da Ursa e belezas naturais

10 - NAZARÉ

Nazaré é um dos melhores bate e volta em Lisboa para quem busca autenticidade. Afinal, é uma vila de pescadores, que se desenvolveu com a peregrinação Nossa Senhora de Nazaré e que tem forte cultura local. Sim, por lá vemos senhoras portuguesas vestindo 7 saias, como parte de uma antiga tradição. No inverno pode haver ondas gigantes que viram cenário dos principais campeonatos de surf do mundo. 

Miradouro do Suberco, dica imperdível sobre o que fazer em Nazaré, Portugal

11 - COMPORTA

Comporta é um dos vilarejos na moda em Portugal. Além do fato de ter sido point da Madona por uns tempos, o destino tem um clima único. Além das praias, a Comporta tem arrozais, cegonhas e natureza. Mas a essência da vila se sente no seu centrinho em estilo hippie-chic, com detalhes azuis e uma vibe desapressada e autêntica. 

Charme no centrinho da Comporta, Portugal

12 - FÁTIMA

Fátima é um bate e volta de Lisboa que se destaca pela peregrinação, o que atrai milhares de visitantes por ano. Só para se ter uma ideia, em 2018 o Santuário recebeu 10 milhões de visitantes, mais que o Brasil inteiro recebe anualmente. Independente da sua fé, é bacana conhecer a história das crianças pastorinhas e como ela impacta a cidade até os dias atuais. Além disso, Fátima tem em seus arredores grutas – como a de Mira de Aire, umas das 7 maravilhas de Portugal. E também um dos restaurantes mais tradicionais do país, o Tia Alice, onde comemos um bacalhau com creme de queijos esplendoroso!

Santuário de Fátima, Portugal

13 - ALCOBAÇA

A simpática cidade de Alcobaça se desenvolveu ao redor do seu mosteiro. Além do patrimônio arquitetônico em si, ele abriga o túmulo de Pedro e Inês, uma das histórias de amor mais memoráveis do país. Também foi casa dos monges da Ordem de Cister desde o século12, motivo que liga a cidade aos doces conventuais portugueses. Assim, não deixe de aproveitar este bate e volta de Lisboa para se abastecer de alguns exemplares até a capital. 

Mosteiro de Alcobaça, Portugal

14 - TROIA

Troia foi uma cidade industrial romana, onde existiu nada mais nada menos que o maior complexo de salga de peixe do Império. Atualmente, além de ruínas do período, Troia é uma cidade balneário. Nesse sentido, seu maior destaque é a bela vista para a Serra da Arrábida, além da possibilidade caminhadas e esportes, além de um lado moderno, com cassino e clubes de golf. Ou seja, mais um bate e volta de Lisboa imperdível.  

Praia Troia Mar, umas das praias de Troia, Portugal

Por último, vou falar sobre como conjugar esses destinos. Antes de tudo, depende do ritmo da sua viagem, até porque a maioria desses passeios caberia em 1 dia.

Porém em termos de distância e direção, combinam: 

 – Cascais, Colares e Sintra 

– Serra da Arrábida, Sesimbra, Comporta, Troia

– Fátima, Batalha, Alcobaça, Óbidos, Nazaré, Tomar

Por fim, espero te inspirado a fazer muitos bate e volta de Lisboa e desbravar os arredores da capital portuguesa. Aliás, não deixe de ler mais sobre cada uma dessas cidades e os detalhes de cada passeio aqui no blog!

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter