Que Lisboa é incrível ninguém duvida. Mas, além dos atrativos da cidade em si, uma das vantagens da capital portuguesa é a quantidade de lugares imperdíveis nos seus arredores. Em outras palavras em menos de 2 horas é possível fazer passeios fantásticos! Depois de 2 anos em Portugal, vou listar aqui os melhores bate e volta de Lisboa que fizemos para incluir na viagem pelo país.
1 - ÓBIDOS
Pensa numa cidade linda, colorida, florida e fotogênica. Assim é a medieval Óbidos, uma das vilas mais charmosas de Portugal. É imperdível neste bate e volta de Lisboa ver as muralhas, se perder pelas ruelas, admirar o Castelo, provar o chocolate e a ginginha de Óbidos.

2 - SESIMBRA
É certo que Sesimbra foi uma das minhas descobertas preferidas. Que bate e volta delicioso. Literalmente, aliás. Isso porque a cidade tem um dos peixes frescos mais famosos do país. Além disso, é uma simpática vila pesqueira, colorida, com grafites e desenhos, orla animada. Ainda em Sesimbra, mas fora da praia principal, ainda vimos um Castelo medieval e um pôr do Sol surreal no Cabo Espichel. Em outras palavras, um dos melhores bate e volta de Lisboa que fizemos!

3 - SINTRA
Possivelmente Sintra – a cidade dos Castelos – é o mais clássico bate e volta de Lisboa. Afinal, o destino parece ter saído de um conto de fadas. Por lá os destaques vão para o colorido Palácio da Pena, para as muralhas do Castelo dos Mouros e a para a mística Quinta da Regaleira. Contudo, não menospreze seu compacto centro histórico: é puro charme e ainda conta com um dos doces dos mais clássicos das terras portuguesas: o travesseiro da Piriquita.

4 - SERRA DA ARRABIDA
Sem dúvida um dos destinos mais completos e autênticos dentre os bate e volta de Lisboa. Uma serra com muito verde e possivelmente a praia mais linda que vimos na grande Lisboa: a tranquila Galapinhos, que já apareceu nas listas de melhores praias do mundo. Mas se engana quem pensa que o destino vive só de natureza. A Serra é riquíssima em cultura local e gastronomia. Por exemplo, o queijo de Azeitão tem sabor único e é uma marca portuguesa, sendo vendido por produtores locais nas queijarias na subida da Serra. Do mesmo modo, algumas das principais vinícolas do país também estão lá.

5 - ÉVORA
Évora tem como diferencial suas construções simplesmente impressionantes, que nos levam para séculos passados. Por exemplo a Capela dos Ossos, a antiga muralha, a Catedral e o Templo de Diana, um dos monumentos mais incríveis de Portugal. É uma cidade diferente dentre os bate e volta de Lisboa: além disso tudo, podemos juntar o charme das ruelas com casarios coloridos e a animação de uma cidade universitária.

6 - CASCAIS
Cascais é a cidade litorânea colada em Lisboa e que tem de tudo um pouco. Já no caminho vemos a orla num dos trajetos mais bonitos de Portugal. Depois de chegar lá, vemos praias de cartão postal, como a de Santa Maria, com o farol ao fundo, paisagens de tirar o fôlego, como as águas adentrando as rochas da Boca do Inferno, e muito charme entre as ruelas e casarios do seu centro histórico. Uma opção completa dentre os bate e volta de Lisboa.

7 - BATALHA
O Mosteiro da Batalha é uma das construções mais lindas de Portugal. Ele teve sua construção iniciada no século 14 em agradecimento a uma vitória épica na Batalha de independência do Reino de Castela. Além do lado histórico, é realmente impressionante ver a magnitude e grandeza da sua igreja e a beleza e a paz no seu claustro. Sem dúvida, vale muito um passeio até lá.
Da mesma forma, outro ponto positivo é que o mosteiro é perto de outras cidades e dá para escolher mais uma para incluir no mesmo bate e volta de Lisboa.

8 - TOMAR
Tomar é uma cidade incrivelmente linda e cheia de história. A cidade foi fundada pela Ordem dos Templários na Idade Média. Além dos mistérios que envolvem a organização, Tomar tem um imponente Castelo, o Convento de Cristo – patrimônio Mundial pela UNESCO – e um dos centros históricos mais charmosos do país, com destaque para a Praça da República e a Ponte Velha, além da belíssima orla do Rio Nabão. Diria que está (junto com Sesimbra) no topo da lista de melhores surpresas, dentre os bate e volta de Lisboa.

9 - COLARES (SINTRA)
Colares é uma freguesia de Sintra que é um destino à parte. Com um cenário bem diferente dos palácios, o destaque aqui é a natureza na sua forma mais bruta. As praias com paisagem impactante, seja com as cavernas da Praia da Adraga – um segredinho ainda pouco explorado – seja pela Praia da Ursa, já eleita dentre as mais belas do mundo com suas incontáveis rochas. Também em Colares está o Cabo da Roca e charmosa Azenhas do Mar, com suas casinhas brancas no penhasco. Ou seja: uma das melhores opções de bate e volta de Lisboa.

10 - NAZARÉ
Nazaré é um dos melhores bate e volta em Lisboa para quem busca autenticidade. Afinal, é uma vila de pescadores, que se desenvolveu com a peregrinação Nossa Senhora de Nazaré e que tem forte cultura local. Sim, por lá vemos senhoras portuguesas vestindo 7 saias, como parte de uma antiga tradição. No inverno pode haver ondas gigantes que viram cenário dos principais campeonatos de surf do mundo.

11 - COMPORTA
Comporta é um dos vilarejos na moda em Portugal. Além do fato de ter sido point da Madona por uns tempos, o destino tem um clima único. Além das praias, a Comporta tem arrozais, cegonhas e natureza. Mas a essência da vila se sente no seu centrinho em estilo hippie-chic, com detalhes azuis e uma vibe desapressada e autêntica.

12 - FÁTIMA
Fátima é um bate e volta de Lisboa que se destaca pela peregrinação, o que atrai milhares de visitantes por ano. Só para se ter uma ideia, em 2018 o Santuário recebeu 10 milhões de visitantes, mais que o Brasil inteiro recebe anualmente. Independente da sua fé, é bacana conhecer a história das crianças pastorinhas e como ela impacta a cidade até os dias atuais. Além disso, Fátima tem em seus arredores grutas – como a de Mira de Aire, umas das 7 maravilhas de Portugal. E também um dos restaurantes mais tradicionais do país, o Tia Alice, onde comemos um bacalhau com creme de queijos esplendoroso!

13 - ALCOBAÇA
A simpática cidade de Alcobaça se desenvolveu ao redor do seu mosteiro. Além do patrimônio arquitetônico em si, ele abriga o túmulo de Pedro e Inês, uma das histórias de amor mais memoráveis do país. Também foi casa dos monges da Ordem de Cister desde o século12, motivo que liga a cidade aos doces conventuais portugueses. Assim, não deixe de aproveitar este bate e volta de Lisboa para se abastecer de alguns exemplares até a capital.

14 - TROIA
Troia foi uma cidade industrial romana, onde existiu nada mais nada menos que o maior complexo de salga de peixe do Império. Atualmente, além de ruínas do período, Troia é uma cidade balneário. Nesse sentido, seu maior destaque é a bela vista para a Serra da Arrábida, além da possibilidade caminhadas e esportes, além de um lado moderno, com cassino e clubes de golf. Ou seja, mais um bate e volta de Lisboa imperdível.

Por último, vou falar sobre como conjugar esses destinos. Antes de tudo, depende do ritmo da sua viagem, até porque a maioria desses passeios caberia em 1 dia.
Porém em termos de distância e direção, combinam:
– Cascais, Colares e Sintra
– Serra da Arrábida, Sesimbra, Comporta, Troia
– Fátima, Batalha, Alcobaça, Óbidos, Nazaré, Tomar
Por fim, espero te inspirado a fazer muitos bate e volta de Lisboa e desbravar os arredores da capital portuguesa. Aliás, não deixe de ler mais sobre cada uma dessas cidades e os detalhes de cada passeio aqui no blog!
No comment yet, add your voice below!