Skip to content

Roteiro de 1 dia em Cascais: bate e volta de Lisboa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Roteiro de 1 dia em Cascais em bate e volta de Lisboa. O que fazer na cidade, com mapa
Praia de Santa Marta, imperdível em roteiro de 1 dia em Cascais

Estivemos em Cascais em março de 2020, em um bate e volta de Lisboa. Antes de mais nada, adianto que o passeio vale muito a pena. Entre o mar, paisagens bonitas, casarios e ruelas cheias de charme, Cascais é um lugar bonito e agradável para turistar. Na verdade, aparentemente para viver também e confesso que voltei com aquela sensação de “eu moraria aqui”.  Assim, conto aqui o que fazer e detalhes do  nosso roteiro de 1 dia em Cascais.

ROTEIRO POR CASCAIS: QUANDO IR

Diria que um passeio à cidade pode ser feito o ano inteiro, se o objetivo não for especificamente de ficar nas praias, o que seria mais apropriado no verão. Mas, no fim do inverno, quando fomos, ficamos bastante satisfeitos de contemplar as belas paisagens. Porém, recomendo fortemente que o passeio seja feito em um dia ensolarado, se possível.

COMO CHEGAR EM CASCAIS NESTE ROTEIRO

Usamos carro alugado para chegar em Cascais, o que foi ótimo para apreciar bem o percurso litorâneo, do qual falarei mais logo a seguir. E também porque acrescentamos ao nosso roteiro de 1 dia em Cascais uma ida ao Cabo da Roca.

Entretanto, é totalmente possível fazer esse roteiro em Cascais indo de trem. Afinal, a viagem leva menos de 1 hora, tem grande oferta de horários e custa poucos euros, além da estação de desembarque ser colada nas praias e na entrada do centro histórico. Consulte aqui detalhes. Aliás, se esta for a sua opção, em um bate e volta de Lisboa, o trem sai da estação Cais do Sodré, na capital portuguesa, que pertence a linha verde do metrô. 

COMO SE LOCOMOVER NO ROTEIRO DE 1 DIA EM CASCAIS

Uma vez que estávamos de carro, alternamos o seu uso com caminhada. Estacionamos um pouco antes do hotel Albatroz, logo que chegamos, depois no estacionamento próximo à marina e, por fim, em frente à Boca do Inferno. Mas se a vinda tiver sido de trem ou se a cidade estiver cheia, se locomover com caminhada parece prático e tranquilo. Da praia da Conceição até a Boca do Inferno, extremos nesse roteiro, temos em um percurso linear uns 3 km (ida e volta cerca de 6 km). 

ROTEIRO DE 1 DIA EM CASCAIS: PASSO A PASSO

N 6: ORLA LISBOA - CASCAIS: UM DOS CAMINHOS LITORÂNEOS MAIS BELOS DE PORTUGAL

O nosso roteiro de 1 dia em Cascais já começa pelo caminho. A N -6  é um trajeto de uns 30 km pelo litoral, com um visual bem bonito do Oceano Atlântico. O percurso passa por diversas praias desde Lisboa até chegar à vila de Cascais propriamente: Oeiras, Carcavelos, Parede e Estoril, sendo elas (menos Oeiras) freguesias pertencentes ao Conselho de Cascais, que é como se fossem bairros ou zonas dentro da cidade de Cascais. 

Estrada litorânea N 6, ponto alto do bate e volta de Lisboa a Cascais

PRAIAS DA DUQUESA E DA CONCEIÇÃO E PRAIA DA RAINHA

Nossa primeira parada nesse roteiro de 1 dia em Cascais foi na praia da Conceição, que divide o “areal” com a Praia da Duquesa. Estava um lindo dia de Sol e, mesmo inverno, o lugar, que é bem amplo, é agradável para caminhadas. Após andarmos um pouco pelo calçadão, contemplando o belo visual, seguimos, passando em frente ao Hotel Albatroz, rumo ao centro histórico de Cascais. 

Ainda sobre as praias, logo ali, no começo desse centrinho, se encontra a descida para a praia da Rainha, que é uma praia menor e já na área central da cidade.

Praia da Conceição: item do roteiro de 1 dia em Cascais

CENTRO HISTÓRICO: RUELAS, LOJINHAS E DOCES

Seguimos o passeio pela Rua Frederico Arouca, coração do simpático centro  histórico de Cascais. Por lá, há várias lojinhas e ruelas charmosas. Inclusive, é um bom lugar para adquirir souvenirs

Sugiro andar por toda ela e seguir até a sua continuação, no Largo Luis de Camões, para chegar a Bijou de Cascais. Isso porque trata- se de uma tradicional pastelaria e que tem quase 100 anos! Não deixe de provar os jesuítas, o doce mais típico da cidade, que parece um biscoitinho bem crocante. Mas o lugar também tem outras delícias, incluindo pastéis de nata. 

Pastelaria Bijou: ótima dica sobre o que fazer em Cascais

O largo, por sinal, tem vários restaurantes animados.

Largo de Camões: imperdível no roteiro de 1 dia em Cascais

Ah, se estiver um dia quente, considere provar um sorvete na Santini, marca de gelado  (como se chama sorvete, em Portugal) bem famosa no país. Ele fica mais no começo do centro histórico. Entretanto, nós já tínhamos experimentado em Lisboa, mesmo assim fica a dica. 

PRAIA DA RIBEIRA, MARINA E CIDADELA DE CASCAIS

Assim, continuando o passeio pelas ruelas do centro histórico, você passará pela Praia da Ribeira, a orla central da cidade, que aliás, tem sua melhor vista da nossa próxima parada, a Marina de Cascais. 

Marina de Cascais: dica sobre o que fazer em Cascais

Na sua lateral está a Cidadela de Cascais e podemos ver aos lados das muralhas os coloridos barquinhos da Marina. Ela já serviu de proteção para a capital portuguesa contra invasores e hoje também abriga um hotel e restaurante, além de uma galeria de arte contemporânea, a Cidadela Art District. Não entramos, mas algumas das obras ficam ao ar livre.  

Cidadela de Cascais: parada do roteiro de 1 dia em Cascais

A Cidadela já serviu de proteção para a capital portuguesa contra invasores e hoje também abriga um hotel e restaurante, além de uma galeria de arte contemporânea, a Cidadela Art District. Não entramos, mas algumas das obras ficam ao ar livre.  

Cidadela de Cascais: dica sobre o que fazer em Cascais

PRAIA DE SANTA MARTA E FAROL DE SANTA MARTA

Depois da Cidadela, continuamos nosso roteiro até a praia de Santa Marta, ponto imperdível do roteiro! Afinal, ela é um dos principais cartões postais da cidade. O motivo é que a praia é linda e bastante fotogênica, com o forte e farol ao lado. 

Praia de Santa Marta: dica sobre o que fazer em Cascais

Para completar o cenário, há uma ponte entrecortando o mar e um castelo atrás. A saber, nele funciona o Museu Condes de Castro Guimarães. Aliás, ele fica no interior do Parque Marechal Carmona, por onde passamos no caminho até a praia. Assim, o parque pode ser uma opção para descanso, sobretudo se estiver com crianças, ou caminhada e passeio mesmo, já que tem bastante espaço, bem como é bonito e arborizado. 

Praia de Santa Marta: parada imperdível em roteiro de 1 dia em Cascais

BOCA DO INFERNO

A próxima parada do roteiro foi na Boca do Inferno, um dos pontos turísticos mais famosos de Cascais. Fica a 15 minutos da Praia de Santa Marta, a quem for a pé. Trata-se de uma formação rochosa nas falésias, por onde entra e sai a água do mar. Enfim, é uma paisagem bem impactante!

Boca do Inferno, dica sobre o que fazer em Cascais

ITEM ADICIONAL NO ROTEIRO DE 1 DIA EM CASCAIS: CABO DA ROCA

Por último, optamos por conjugar ao nosso roteiro de 1 dia em Cascais com uma ida ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, com uma vista linda para o mar, falésia e farol. 

Foi bem prático em um bate e volta de Lisboa. Porém, se você não quiser visitá-lo nesse dia, ele também pode ser conhecido em uma visita à bela região de Colares, em Sintra. Por outro lado, ir a Cascais e à vila de Sintra (onde ficam os castelos) no mesmo dia me parece puxado.

Cabo da Roca e Cascais em bate e volta de Lisboa

ROTEIRO POR CASCAIS: ONDE COMER NA CIDADE

Saímos bem cedinho, depois de um café da manhã reforçado, nos abastecemos na pastelaria Bijou e retornamos de tarde para a capital portuguesa, onde fizemos um almoço mais tarde. 

Mas se você quiser almoçar em Cascais, não faltam opções. Há restaurantes simpáticos na Praça Luís de Camões, bem como restaurantes com vista para o mar, para todos os gostos, como por exemplo o Marisco na Praça, Monte Mar, Furnas do Guincho, Fortaleza do Guincho e o Mar do Inferno. O carro chefe da gastronomia local são os pescados e frutos do mar.

Por fim, nosso roteiro de 1 dia em Cascais chega ao fim e valeu muito a pena. Foi Em outras palavras, foi ótimo contemplar as praias de Cascais, passear pelo seu charmoso centro histórico e provar o doce típico da cidade. Enfim, um bate e volta de Lisboa muito prático e bacana!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter