Skip to content

Sistelo e Arcos de Valdevez: roteiro e dicas

Arcos de Valdevez e Sistelo: o que fazer e roteiro de 1 dia

Arcos de Valdevez é mais um dos segredos do norte de Portugal e que conhecemos durante o sabático que passamos no país. Além do gracioso centrinho, conhecemos a vila de Sistelo, com seus característicos e fotogênicos socalcos. Assim, vou compartilhar aqui dicas de Sistelo e Arcos de Valdevez e nosso roteiro pelos destinos.

SOBRE ARCOS DE VALDEVEZ

Tanto Sistelo quanto Arcos de Valdevez são duas vilas pertencentes ao município e concelho de mesmo nome. Arcos de Valdevez está no norte de Portugal, na região do Alto Minho. Os encantos do município são diversos. A vila tem um pacato e bucólico povoado, onde vimos o Rio Vez, a ponte, arquitetura antiga e boa gastronomia. Também é onde se localiza os peculiares e verdes socalcos de Sistelo. O município ainda guarda construções medievais, serras e espigueiros para serem explorados. 

COMO CHEGAR EM ARCOS DE VALDEVEZ

Arcos de Valdevez fica cerca de 100 km e 1 hora do Porto. 

Sem dúvida a maneira mais prática para fazer esse passeio é de carro, como fizemos, até porque o centro de Arcos de Valdevez fica a cerca de 20 km de Sistelo. Dessa maneira, para comparar os valores de aluguel vale cotar os preços na RentCars. 

Contudo, quem não tiver essa opção, pode ver os horários do trajeto de ônibus (autocarro): do Porto são cerca de 2 horas. Depois seria necessário outro percurso até Sistelo, a quem quiser seguir o caminho. 

O QUE FAZER EM ARCOS DE VALDEVEZ

CENTRO HISTÓRICO

É verdade que o centrinho de Arcos de Valdevez é singelo, ainda assim é bem gracioso. 

Já na Rua Amorim Soares – que tem alguns restaurantes e bares –  vimos a cobertura colorida que dava um charme ao lugar. Depois vale andar pelas ruelas, sem deixar passar a Igreja da Misericórdia e o Cruzeiro em frente, o Largo da Lapa e o peculiar Relógio de Água. Contudo, no quesito gastronomia, a fama maior vem do charuto, doce conventual típico à base de creme de ovos, especialidade da “Doçaria Central”. 

Em seguida, fizemos uma parada despretensiosa no agradável Jardins do Campo do Trasladário, cercado pelo Rio Vez. 

Também de lá tivemos uma vista privilegiada para a Ponte Centenária dos Arcos. Sem dúvida, o monumento – do século 19 e que substituiu a versão medieval – é o principal cartão postal da cidade.

Alguns quilômetros adiante, a quem quiser seguir de carro, está o Paço da Giela, uma construção medieval bem preservada, mas que não chegamos a conhecer.  

Centrinho de Arcos de Valdevez, roteiro imperdível
Centro histórico de Arcos de Valdevez, roteiro incrível

SISTELO

Ainda no município de Arcos de Valdevez está a freguesia de Sistelo, que sua identidade atrelada aos socalcos. Por esse motivo, o cenário esverdeado a rendeu o apelido de “pequeno Tibet português”. Exageros e peculiaridades à parte, a técnica que marca a região consiste em tentar planificar um terreno de encosta e tornar a terra mais produtiva. Em outras palavras foi solução encontrada para possibilitar a agricultura e pecuária de subsistência. 

Miradouro dos Socalcos

Foi o lugar que nos deu a vista ampla dos solcalcos, ex libris de Sistelo. 

Dica de roteiro Sistelo e Arcos de Valdevez

Centro histórico de Sistelo

É um centro mínimo, com construções de granito, mas que vale uma breve parada. Os destaques são o cruzeiro, os espigueiros, o Castelo e a igrejinha. 

Centrinho de Sistelo: roteiro Arcos de Valdevez

Passadiços

Nós não fizemos o percurso, mas trata-se de uma caminho de 2 Km inserido na natureza, que parece bem bonito, a quem curte caminhadas. 

Outras atrações no município de Arcos de Valdevez

Nós priorizamos o centro histórico de Arcos e a vila de Sistelo. Mas quem quiser desbravar mais o município, pode incluir uma visita ao Santuário de Peneda. Ou ainda a freguesia de Soajo, que conta com um pequeno centrinho, espigueiros, além de uma Serra com cachoeiras.

ONDE FICAR EM ARCOS DE VALDEVEZ

A cidade pode ser uma base para quem quer estar no norte de Portugal, em uma base tranquila e próximo ao Parque Peneda Gerês. 

No centrinho histórico a principal opção é o Ribeira Collection Hotel, charmoso e com localização perfeita. Um pouco mais afastado vale avaliar a outra opção, o Luna Arcos Hotel Nature & Wellness.  

ARCOS DE VALDEVEZ E O QUE MAIS

É certo que o destino é uma atração por si só, que cabe tanto em um passeio de um dia (como fizemos, pelo centro histórico e Sistelo), como um destino por si só a quem quiser conhecer mais do município. 

Vindo do Porto, Ponte de Lima ou com a pequena Ponte de Barca são caminho! Também pode ser conhecido em uma viagem pelo norte, que inclui Braga e outros destinos dessa região incrível de Portugal, além do Parque Peneda Gerês aos fãs de eco turismo. 

Ainda que o vilarejo seja simpático, eu não achei tão surpreendente quanto outros no norte, como Ponte de Lima, Chaves ou Amarante, por exemplo. Porém, ter conjugado com Sistelo deu um up no passeio e curtimo bastante, sendo uma ideia a quem tiver tempo para explorar o norte português.  

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter