Skip to content

Ponte de Barca: o que fazer

DICAS DO DESTINO
Panorama de Ponte de Barca

Ponte da Barca, Portugal, é mais uma autêntica cidade que tivemos o privilégio de conhecer no norte do país. Diria que é um destino que tem como diferencial ser pacato e de certa forma autêntico. Assim, vou detalhar aqui as nossas dicas sobre o que fazer na pequena Ponte da Barca e como inseri-la no roteiro.

SOBRE PONTE DE BARCA

Ponte de Barca é uma tranquila e simpática vila portuguesa, localizada na região do Minho, norte de Portugal. Seu nome vem da barca que no passado cruzava o Rio Lima e era muito utilizada pelos peregrinos de Santiago de Compostela. Ponte da Barca tem como principal cartão-postal a sua Ponte Medieval. Completam o cenário o Rio Lima, o jardim e as ruelas do centro histórico. Suas janelas estavam cobertas por coloridos panos portugueses, quando a visitamos, que deram mais peculiaridade ao destino.   

COMO CHEGAR EM PONTE DE BARCA

Ponte de Barca fica a cerca de 100 km e a pouco mais de 1 hora do Porto.

Sem dúvida a maneira mais prática de chegar é de carro. Até mesmo pela possibilidade de conjugar o passeio com outras cidades do norte de Portugal. Dessa maneira, para comparar os valores de aluguel, vale cotar os preços na RentCars. 

Contudo, quem preferir o transporte público, pode ver os horários do trajeto de ônibus (autocarro): do Porto leva pouco menos de 2 horas.

O QUE FAZER EM PONTE DE BARCA

PONTE MEDIEVAL

Sem dúvida, a icônica Ponte, datada do século 15, e com 10 arcos, é o principal cartão-postal de Ponte de Barca.

Em seguida, vemos o Pelourinho, monumento em estilo manuelino do século 16. E logo depois o Mercado Pombalino, com suas arcadas de pleno século 18!

Um pouco à frente está o Jardim dos Poetas, área verde que homenageia 2 irmãos poetas do século 16, Diogo Bernardes e Agostinho da Cruz.

Alguns metros de distância, adentrando o centrinho histórico, vale se atentar as igrejas Matriz e da Misericórdia.

Contudo, destacaria os panos/xales coloridos que estavam enfeitando algumas janelas. Infelizmente não consegui recuperar o histórico deles, se fazem parte de alguma tradição. De todo modo, achei uma graça!

O que fazer em Ponte de Barca
Centro histórico de Ponte de Barca

Outras atrações em Ponte de Barca

Ponte da Barca ainda possui nessa área uma Praia Fluvial, que não chegamos a frequentar.

Nossa visita a Ponte de Barca contemplou a vila e seu centro histórico. Por outro lado, fora dela, é possível estender o passeio a outras freguesias como Germil, Ermida ou Lindoso, famosa seus espigueiros.

ONDE FICAR EM PONTE DE BARCA

Ponte da Barca pode ser uma opção de base no norte de Portugal, a quem deseja tranquilidade. Assim, perto do centro histórico a principal opção é o Hotel Fonte Velha, com ótima localização e preço justo.

PONTE DE BARCA E O QUE MAIS

A vila de Ponte de Barca é bastante compacta. Dessa maneira, ela pode ser uma paradinha a caminho da aldeia de Sistelo, em Arcos de Valdevez, por exemplo. Ponte de Lima fica no caminho! Também pode ser conhecido em uma viagem pelo norte, que inclui Braga e outros destinos dessa região incrível de Portugal, além do Parque Peneda Gerês aos fãs de eco turismo. 

Por fim espero ter te inspirado a conhecer a simpática Ponte da Barca. É verdade que a vila não me impressionou como Ponte de Lima, Chaves ou Amarante. Ainda assim, o clima pacato e de menos “turismo de massa” garantem autenticidade e fazem valer a visita!

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter