Skip to content

O que fazer no Natal em Nova York, o mais cênico do mundo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Dicas do que fazer no Natal em Nova York: árvore, mercados, decoração e ceia de Natal.

Viver o Natal em Nova York é uma experiência que todo o mundo deveria ter (ao menos) uma vez na vida. Afinal, quem nunca se imaginou nas ruas da cidade após assistir o clássico “Esqueceram de Mim 2” nesta época?  Dessa forma, realizei o sonho de infância de estar na Big Apple com a minha família no Natal de 2017. Assim, compartilho aqui as dicas sobre o que fazer no Natal em Nova York, com  tudo o que é imperdível para uma vivência natalina incrível por lá.

O QUE FAZER NO NATAL EM NOVA YORK

ÁRVORE DE NATAL EM NOVA YORK

Em primeiro lugar, nada mais icônico que a árvore de Natal mais famosa do mundo, a Árvore de Natal do Rockfeller Center. É la que Kevin McCallister reencontra sua mãe, no fim do filme “Esqueceram de Mim 2”. 

A saber: a tradição da árvore existe desde 1931, quando trabalhadores decoraram um pinheiro com cordas coloridas, guirlandas e até algumas latas como enfeites. Desde 1933, a tradição foi oficializada e vem até os dias atuais se reinventando, recentemente com maior preocupação com o meio-ambiente, incluindo luzes de LED, bem como o reaproveitamento do tronco.

É verdade que a árvore fica bem cheia (quase lotada, na verdade) à noite, mas nada que te impeça de curtir o passeio e ficar admirado com o tanto de luzes acesas. 

Aliás, não deixe de se atentar a outras árvores lindas espalhadas pela cidade, como a do Bryant Park, da Washington Square e a da Wall Street.

Árvore de Natal do Rockfeller Center, Nova York

VITRINES DE NATAL EM NOVA YORK

É simplesmente incrível caminhar pelas ruas da Big Apple de olho nas vitrines decoradas para o Natal. As imperdíveis Sacks (5th Avenue entre as ruas 49 e 50) e Macy’s não podem ficar de fora da sua lista. Inclusive, um dos pontos altos desta viagem foi justamente ver o jogo de luzes e músicas da Sacks: emocionante! Já se houver interesse em ver o bom velhinho durante a sua estadia, não deixe de reservar seu encontro com Papai Noel na Santaland na Macy’s, quando for ver a vitrine.

Por sinal, anote também esses endereços de lojas famosas pela decoração natalina: Barneys (60 com Madison); Bergdorf Goodman (5ª com 58); Tiffany & Co (5ª com 52); Bloomingdale’s (Lexington e 59);  Lord & Taylor (38, entre7ª e 8ª).

Vitrine da Sacks: dica sobre o que fazer no Natal em Nova York
Vitrine da Sacks super decorada para o Natal, em Nova York

BOLAS GIGANTES E PRÉDIOS

Nem só de vitrines vive a decoração de rua de NY. Ou seja, não deixe de olhar para cima: o Empire States, por exemplo, estava em verde e vermelho. Assim como o Radio City, que fica todo iluminado. Aliás, quase em frente a ele estão as famosas bolas gigantes da 6ª avenida, que é mais um exemplo de artefato natalino espalhado pelas ruas. Seja como for, vale a visita para fotografar o enfeite gigante que aparece em vários filmes.

Bolas de Natal gigantes: exemplo da decoração de Natal em Nova York
Bolas gigantes na 6ª avenida, em Nova York

FEIRAS DE NATAL EM NOVA YORK

Ir a, ao menos, um mercado natalino, é uma dica ótima sobre o que fazer no Natal em Nova York. Por exemplo, a Feira de Natal do Bryant Park, a Bryant Park Winter Village, é uma das mais famosas da cidade e conta com uma árvore de Natal, bem como uma pista de patinação no gelo e barraquinhas com comida, bebidas, presentes e enfeites.  Em resumo: nós adoramos o tradicional programa.

Bryant Park: dica de mercado de Natal em Nova York
Feira de Natal e pista de patinação no Bryant Park, em Nova York

Além dela, existem outros mercados de Natal em Nova York, como os da Union Square, Gran Central e Columbus Circle.

PATINAÇÃO NO GELO

No dia 25 de dezembro, escolhemos patinar (ou tentar, no meu caso) na pista do Central Park, a Wollman Rink, uma das que mais aparecem em filmes, com direito a nada mais nada menos que o skyline de Manhattan ao fundo.

O lugar, juntamente com o The Rink, a pista do Rockefeller Center, é um clássico do inverno  de Nova York, ainda mais na época do Natal.

Dica sobre o que fazer no Natal em Nova York: patinar no Central Park
Pista de patinação no gelo no Central Park, em Nova York

DYKER HEIGTS

O bairro de Dyker Heigts, no Brooklyn, ficou famoso pela iluminação e decoração das suas casas. Bem típico dos filmes americanos natalinos, não? Por esta razão, escolhemos este programa para o anoitecer da véspera do nosso Natal em Nova York. O bairro estava bem cheio e, de fato, ficamos perplexos com o tanto de luzes e enfeites que vimos por lá. Para completar, ainda demos a sorte de pegar (ainda que no finzinho) um coral que estava rolando nas ruas.  Mesmo com todo o frio e com a distância para chegar, foi um programa muito legal! Vale saber que a parte mais iluminada fica na altura das Avenidas 11 a 13, entre as ruas 83 e 86. Ainda que haja excursões para o bairro, nós optamos por ir por conta própria mesmo, de metrô e caminhada para chegar até lá.

Dica de onde ir na véspera de Natal em Nova York: Dyker Heigts
Casas com decoração natalina em Dyker Heigts, no Brooklyn, Nova York

HOTEL PLAZA E CENTRAL PARK

Se você tem dúvida sobre o que fazer em Nova York no Natal: a la “Esqueceram de Mim 2”, nossa escolha foi ir ao Central Park. Inicialmente, na ida, não abri mão de ver de perto o Hotel Plaza, cenário do filme. Ainda sobre ele (já notaram que eu sou fã mesmo, né?!), logo após chegarmos no parque, passamos pela The Gasptow Bridge, a fim de ver de perto o local onde Kevin conhece a Senhora dos Pombos.

Hotel Plaza: cenário do filme de Natal Esqueceram de Mim 2
Fachada do Hotel Plaza, em Nova York

Enfim, esses foram os programas natalinos que fizemos durante a nossa estadia em Nova York. No entanto, dentre o que não fizemos, destaco assistir algum ESPETÁCULO DE NATAL, como o Radio City Christmas Spectacular, estrelado pela a companhia de dança The Rockettes, ou o Quebra-Nozes no Lincoln Center.

Central Park: sugestão sobre o que fazer no Natal em Nova York
Lago congelado no Central Park no Natal, em Nova York

CEIA DE NATAL EM NOVA YORK

Quanto à ceia, se a ideia for cear em algum restaurante, basicamente recomendo a pesquisa e reserva com antecedência. Neste sentido, o aplicativo “Open Table”, que faz reservas, pode ajudar.

O Christmas Eve Dinner Cruise, por sua vez, é uma opção bem famosa – e cara também – para a ceia da véspera de Natal, que ocorre em um navio.

Dito isso, nós optamos por improvisar uma ceia no quarto do hotel mesmo e foi bem bacana. Um dos critérios para escolher a hospedagem foi justamente que o quarto contasse com uma cozinha compacta. No fim, descobri que não havia forno, apenas fogão. Então, nem lembro como, descobri um mercado, o D’agostino, que também vendia comidinhas gostosas, saladas prontas, incluindo um frango assado que acabou virando o substituto do peru de Natal. Da mesma forma, compramos um tender e alguns doces (não falta variedade de doces bonitos em NY) e a ceia ficou uma maravilha!!

Ceia de Natal em Nova York, no quarto do hotel
Ceia de Natal no quarto do hotel, em Nova York

E aí, quem se inspirou a curtir o Natal mais cênico do mundo? Para uma fã da data, te digo que passar o Natal em Nova York certamente foi uma experiência incrível! E quando for, tem um post no blog só com as dicas da cidade.

Aliás, se você também curte viagens natalinas, não deixe de conferir também a nossa vivência no Natal na Europa e as 10 cidades que visitamos por lá.  

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter