Skip to content

Roteiro de 1 dia em Berlim: o imperdível na cidade

Roteiro de 1 dia em Berlim: Passo a passo, com mapa, das principais atrações da capital alemã.
Portão de Brandemburgo, Berlim

Se você também tiver pouco tempo para explorar a capital alemã, vale conferir o nosso roteiro de 1 dia em Berlim. Sem dúvida, é uma a cidade grande, mas mesmo assim conseguimos fazer muita coisa bacana. 

Antes de mais nada, explico o motivo da nossa visita curtinha. Visitaríamos apenas a região da Baviera, a fim de explorar os Alpes e curtir o clima de Natal. Contudo, o voo de entrada no país por Berlim, me fez não resistir a conhecer a cidade no tempo em que teria disponível, antes de seguir para Munique.

É certo que eu tinha muita curiosidade nos pontos turísticos da capital, pela relevância na história alemã e mundial. Ainda que em um roteiro de 1 dia em Berlim não dê para esgotar tudo o que a cidade oferece (por exemplo não nos enfiamos em museus, mesmo sabemos que existem inúmeros excelentes), valeu muito a pena ter estado lá!

ROTEIRO DE 1 DIA EM BERLIM: PASSO A PASSO

Chegamos na cidade cerca de 11 da manhã e voltamos para o aeroporto cerca de 19 horas.

Mas antes de detalhar o que fizemos, uma dica sobre malas: assim que chegamos no aeroporto, o Berlim-Tegel, deixamos nossas bagagens no “Left luggagge”. Assim, um funcionário guardou as nossas malas e o serviço saiu por cerca de 8 euros a diária, por cada mala ou mochila, até as 22 horas.

Dito isso, vamos às atrações visitadas no nosso roteiro de 1 dia em Berlim. Optamos por conhecer o “East Side Gallery”. Depois, três atrações muito próximas umas das outras: a cúpula do Parlamento Alemão, o Portão de Brandemburgo e o Memorial dos Judeus. Aliás, elas tem ao fundo o parque Tiergarten. Por fim, como ainda restava tempo, incluímos a Potsdamer Platz (que estava com um mercado de Natal) e o Checkpoint Chalie. Também acabamos por contemplar do táxi a Catedral de Berlim, a Berliner Dom, e a Antena de Berlim, a Berliner Fernsehturm.

Para fazer este roteiro, pegamos táxi do aeroporto para o East Side Gallery e de lá para o restaurante em que almoçamos. A partir daí fizemos tudo a pé, em cerca de 3 km de caminhada.

1 - EAST SIDE GALLERY

Chegamos lá de taxi, saindo do aeroporto.

A primeira parada do nosso roteiro de 1 dia em Berlim foi nada mais nada menos que a maior e mais famosa parte remanescente do Muro de Berlim! Sua extensão é de pouco mais de um quilômetro e é coberto por pinturas de artistas de diversas partes do mundo. Em meia hora você o percorre todo, com pausas para apreciar e tirar muitas fotos.

Pintura no East Side Gallery, dica de atração em Berlim
East Side Gallery, Berlim

ALMOÇO TÍPICO EM UM ROTEIRO DE 1 DIA EM BERLIM

Novamente pegamos um taxi.

Em resumo, queríamos um restaurante que servisse pratos típicos, ficasse em uma região agradável e no caminho para o Portão de Brandermburg, nossa próxima parada.

Dessa maneira, escolhemos o Berliner Republik. Comi um currywrust, prato típico que consiste em uma salsicha alemã cortada e temperada com ketchup e curry, e pra beber… digamos que “when in Germany…” degustamos nossa primeira cerveja alemã. Aliás, a refeição estava muito boa.

No entanto, outro destaque é a localização. Isso porque o restaurante é do lado do Rio Spree, em uma região bonita e agradável, e dando alguns passos até a ponte logo a frente, você tem um visual legal, com a cúpula do Museu Bode, bem típica da arquitetura da cidade, e a Berliner Fernsehturm (a famosa torre que é símbolo da cidade) distantes ao fundo.  Ou seja: um cenário lindo!

Em tempo: as atrações seguintes foram percorridas a pé, pois são muito próximas umas das outras e que elas tem como pano de fundo o Tiergarten, um imenso parque urbano no centro de Berlim.

2 - CÚPULA DO PALÁCIO DO REICHSTAG

Trata-se do prédio onde o Parlamento Alemão exerce suas funções. Na parte superior há uma cúpula de vidro, obra do arquiteto inglês Norman Foster.   Uma vez que ela tem uma vista 360 graus, com audioguia em português, sinalizando as principais construções de Berlim, é simplesmente imperdível para quem tem pouco tempo na cidade. Para completar, a entrada é gratuita, basta fazer agendamento de dia e hora no site com antecedência. Ou seja, vale muito a pena a quem fizer um roteiro de 1 dia em Berlim! Também há opções de tour guiado, palestra e até visita durante uma sessão.

Cúpula do Palácio Reichstag, dica para roteiro em Berlim
Cúpula do Palácio do Reichstag, Berlim

3 - PORTÃO DE BRANDEMBURGO

Um dos principais – senão o principal – pontos turísticos da cidade, ou seja: imperdível em qualquer roteiro de 1 dia em Berlim. Construção do século 18 que acabou por ser plano de fundo para vários acontecimentos históricos. Só para ilustrar: a estátua que fica acima do portão, a quadriga, foi levada por Napoleão Bonaparte para Paris quando ele venceu a Prússia e devolvida quando ele foi derrotado e retirada novamente mais de 100 anos depois pelos soviéticos. Também virou símbolo da divisão da cidade, pelo fato do Muro de Berlim passar por trás dele, o deixando inacessível durante esse período.

Portão de Brandemburgo, Berlim
Portão de Brandemburgo, Berlim

4 - MEMORIAL AOS JUDEUS MORTOS NA EUROPA

Obra de blocos de concreto, projetado pelo arquiteto Peter Eisenman e engenheiros do Buro Happold, que consiste em um memorial do holocausto. Ocupa uma quadra grande e fica a poucos metros do Portão de Brandemburgo.

Memorial aos Judeus, dica para roteiro em Berlim
Memorial aos Judeus Mortos da Europa, Berlim

5 - POSTDAMER PLATZ E O MERCADO DE NATAL

Praça movimentada com prédios modernos e shoppings nos arredores. Próxima a ela também há partes do Muro de Berlim. 

Se você fizer esse roteiro de 1 dia em Berlim em dezembro, saiba que conhecemos um mercado de Natal por ali. Aliás, para ler mais sobre os mercados de Natal, não deixe de ler o post sobre as “10 cidades na Europa para viver o clima de Natal” que visitamos nesta viagem.

Mercado de Natal na Postdamer Platz, dica para o roteiro em Berlim
Mercado de Natal na Postdamer Platz, Berlim

6 - CHECKPOINT CHARLIE

Trata-se de uma reprodução do posto militar na fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental durante a Guerra Fria. Sendo assim, mais um item importante na história. Por ali encontra-se também o “Mauermuseum – Museum Haus am Checkpoint Charlie”, que conta histórias sobre as tentativas de atravessar o muro.

Checkpoint Charlie, dica para roteiro de 1 dia em Berlim
Checkpoint Charlie, Berlim

BERLIM E O QUE MAIS NA ALEMANHA

Por fim, nosso roteiro de 1 dia em Berlim chega ao fim. Mas fico impressionada com o tanto de coisa incrível que conhecemos. Em outras palavras, uma verdadeira aula de história. 

Depois, seguimos satisfeitos para conhecer a Baviera alemã. Passamos por Munique, Rothenburg, pelo Castelo Neuschwanstein  e por Garmisch-Partenkirchen.

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter