Skip to content

Natal na Europa: 10 cidades para viver o clima natalino na Alemanha, Áustria e Eslováquia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Destinos para curtir o clima de Natal e os mercados natalinos mais tradicionais do velho continente

Antes de mais nada, eu amo essa época do ano. Assim, em  dezembro de 2017, escolhi meu destino de viagem justamente para conferir o Natal na Europa. Em resumo, o fim de ano no Velho Continente é uma época mágica. Juntamente com o frio e, às vezes, com a neve, surge a decoração, luzes, árvores, bem como um mercado de Natal mais lindo que o outro. Nesse sentido, o Natal na Alemanha e na Áustria, com um pulinho na Eslováquia foi nossa escolha. 

Isso porque, desde a Idade Média, a chegada do Natal na Europa é celebrada em feiras de rua. Certamente as da Alemanha e Áustria estão entre as melhores do mundo. Afinal, com séculos de tradição – há registro do Krippenmarkt em Viena, de 1298 e Dresden, na Alemanha, desde 1434 – é simplesmente impossível não entrar no clima natalino!

Nos bazares de Natal, frequentemente vemos de tudo referente à data. Principalmente artesanatos, doces, guloseimas e, é claro, o vinho quente (Gluhwien). Porém, acredite, ainda que haja semelhanças entre eles, sem dúvida, cada cidade tem o seu charme especial

Em outras palavras, eu realmente fiquei maravilhada em ver como eles comemoram o Natal na Europa. Afinal, cada cantinho está cuidadosamente ornamentado e até mesmo as rádios comuns tocavam músicas natalinas. Além disso, é fascinante ver como a ida aos mercados de Natal é um programa que faz parte do cotidiano dos locais. 

Por fim, dito isso, listamos as 10 cidades em que vivemos o clima de Natal na Europa a fim de inspirar você!  

Aliás, se você também gosta da data, não deixe de ler ainda sobre experiência única na Capela da música Noite Feliz (silent night chapel) na véspera de Natal, que de tão especial mereceu uma matéria à parte.

1 - BERLIM, ALEMANHA

A cidade de Berlim abriga nada menos que algumas dezenas de mercados natalinos e, dessa maneira, quase toda praça tem um. Só para ilustrar, não tínhamos programado visitar nenhuma feira de Natal na capital alemã, mas, apesar disso, nos deparamos com uma: a Der Weihnachtsmarkt im Sony Center am Potsdamer Platz. Assim, em meio aos modernos prédios da praça, lá estavam as barraquinhas típicas em forma de casinha de madeira, que nem pareciam estar em um grande centro urbano. Ainda que houvesse turistas, vimos muitos locais em um dia de semana comum de uma cidade grande, a fim de curtir o clima natalino. A saber: na continuação da praça está o “Winterwelt am Potsdamer Platz”, que também tem infraestrutura de atividades de inverno.

Mercado de Natal na Potsdamer Platz em Berlim, Alemanha
Mercado de Natal na Potsdamer Platz em Berlim, Alemanha

2 - MUNIQUE, ALEMANHA

O principal mercado de Natal de Munique fica na Marienplatz, que é a principal da capital Bavária. Além de muita comida natalina e das tradicionais salsichas alemãs, uma boa variedade de doces, chocolates, frutas e amêndoas confeitadas nos chamou atenção. Aliás, foi lá também que conhecemos o Glühwein, uma espécie de vinho quente servido numa caneca fofa, que se faz presente em toda feira natalina que se preze. Ainda que bastante frequentado por turistas, o mercado nos pareceu um ponto de confraternização de famílias e amigos locais de Munique, com clima jovem, animado e de happy hour

Simultaneamente, há ainda um mercado de presépios bacana no caminho para a Karlsplatz, bem como uma pista de patinação no gelo perto da estação de trem da cidade e uma feira natalina bem bonita no Palácio Residenz. 

Mercado de Natal no Palácio Residenz, em Munique, Alemanha

3 - ROTHEMBURG OB DER TAUBER, ALEMANHA

Antes de mais nada, a cidade de Rothemburg tem ares natalinos o ano inteiro, devido à sede da loja de artefatos de Natal Käthe Wohlfahrt. Porém, certamente no fim do ano a festa fica completa, já que o Mercado de Natal da cidade, o Reiterlesmarkt, se instala na Marktplatz. Assim, além de uma enorme árvore, os telhados típicos da arquitetura enxaimel com resquício de neve que deram o ar da graça, completaram o cenário. Nesse sentido, foi lá que provamos – e aprovamos – a salsicha típica da região, o Bratwurst. Por último, havia, nada mais nada menos que um Papai Noel andando de bike, distribuindo doces às crianças, que estavam simplesmente encantadas. Enfim, é um forte candidato ao mais encantador mercado de Natal da Alemanha e até mesmo do Natal na Europa.

Mercado de Natal em Rothemburg Ob Der Tauber, Alemanha

4 - GARMISCH-PARTENKIRCHEN, ALEMANHA

Juntamente com os incríveis afrescos das fachadas na rua Am Kurpark e com a neve que caía, nos deparamos com o complexo de Natal de Garmisch: uma pista de patinação no gelo na Mohrenplatz, tocando música natalina e com árvore iluminada. Do mesmo modo, ali perto havia uma barraquinha animada com salsichas e Gluwhein e, ao mesmo tempo, vimos muitas crianças brincando com a neve. Ou seja, o clima de cidade pequena de Garmisch-Partenkirchen, com uma feira de Natal mais intimista e aconchegante se fez presente, até mesmo porque à noite não vimos muitos turistas.

5 - MITTENWALD, ALEMANHA

Pensa numa vila alpina pequenina, encantadora, de conto de fadas, com decoração de natal. Enfim, foi dessa maneira que vimos Mittenwald, cidade perto de Garmisch e que faz parte da Rota dos Alpes da Bavária. Só para ilustrar melhor nossa experiência: era noite, nevava e a cidade estava quase deserta, porém muito iluminada. Como resultado, essa combinação rendeu o clima mais mágico do nosso Natal na Europa!

Decoração de Natal em Mittenwald, Alemanha
Decoração de Natal em Mittenwald, Alemanha

6 - INNSBRUCK, ÁUSTRIA

Sem dúvida, a cidade imperial de Innsbruck, emoldurada pelos Alpes austríacos e cortada pelo Rio Inn, fica ainda mais linda na época de Natal.

Logo, fomos aos mercados de Natal da Old Town, da Maria-Theresien-Strasse e da Marktplatz. Isso porque os três são muito próximos. O mercado natalino da Marktplatz é um pouco maior que os demais, com ótimas opções de quitutes (aliás, comi um pão tipo pizza com Raclette simplesmente maravilhoso) e tem uma árvore Swarovski no centro. Por outro lado, o da Maria-Theresien-Strasse e, sobretudo o da Old Town, com a arquitetura tirelosa ao fundo, são definitivamente um charme só. No entanto, o diferencial foi o clima dos três, que estava bastante jovem e animado, uma vez que a cidade é universitária.

Mercado de Natal da Old Town, em Innsbruck, Áustria
Mercado de Natal da Old Town, em Innsbruck, Áustria

7 - SALZBURG, ÁUSTRIA

À primeira vista, a belíssima cidade de Mozart tem um centro histórico imponente. Mas, certamente no fim de ano o cenário se completa, com o principal mercado de Natal de Salzburg, o Christkindlmarkt, que fica na Domlatz e Residenzplatz. Aliás,  ele é um dos mercados natalinos mais antigos e tradicionais da Europa e especula-se que ele existe desde o século 15! De certo foi uma das feiras mais bonitas que vimos na viagem. Ainda mais que é grande a oferta de produtos realmente natalinos e de bom gosto. Ou seja, eram muitos ornamentos e enfeites.

Mercado de Natal em Salburg, Áustria

8 - HALLSTATT, ÁUSTRIA

A cidade que parece um cartão postal, combinando os Alpes, um lago e casinhas pitorescas, fica ainda mais encantadora nesta época. Uma bela árvore de Natal no meio da Marktplatz, a praça principal, junto à neve e às luzinhas, deixa o clima de Hallstatt ainda mais aconchegante e mágico. Infelizmente, não vimos o mercadinho de Natal de Hallstatt no dia em que estávamos na cidade. No entanto, vale conferir as datas com antecedência.

Decoração de Natal em Hallstatt, Áustria
Decoração de Natal em Hallstatt, Áustria

9 - VIENA, ÁUSTRIA

Nessa época, as principais ruas de Viena ficam cheias de vida e, do mesmo modo, a cidade abriga alguns Mercados de Natal. Nesse sentido, o mais famoso deles fica na Rathaus, a sede da prefeitura: o prédio fica completamente iluminado e cada barraquinha tem várias luzinhas em um cenário lindo e grandioso! Assim, foi lá onde escolhemos passar a noite do dia 25, bem como muitas outras pessoas e, como resultado, ele estava bastante cheio. A saber: outros mercados tradicionais de Viena são o do Palacio Belvedere, o da Praça Maria-Theresien Platz e o do Palacio Schönbrunn.

Mercado de Natal na Rauthaus, em Viena, Áustria
Mercado de Natal na Rauthaus, em Viena, Áustria

10 - BRATISLAVA, ESLOVÁQUIA

A Cidade Velha da Bratislava é uma graça! Dessa forma, a decoração natalina deixa a capital eslovaca ainda mais aconchegante. Ainda que nossa viagem tenha sido logo depois do Natal, ainda pudemos curtir uma Bratislava toda enfeitada! Nesse sentido, a árvore principal fica na Hlavné Namestie, onde há um mercado de Natal, assim como na  Praça Hviezdoslavovi, além de outros eventos natalinos.

Decoração de Natal na praça Hlavné Namestie, em Bratislava, Eslováquia
Decoração de Natal na praça Hlavné Namestie, em Bratislava, Eslováquia

Enfim, te pergunto: se entusiasmou a viver o clima de Natal na Europa? Então não deixe de ler todas as dicas do planejamento desta viagem, no “Roteiro pela Alemanha, Áustria e Eslováquia”, a fim de te dar um empurrãozinho a viver essa experiência. Afinal, viver o Natal na Alemanha, na Áustria e Eslováquia foi definitivamente uma experiência fantástica.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter