Skip to content

Trinidad, Cuba: um roteiro pela joia colonial do país

Guia de Trinidad, Cuba, com todas as dicas: como chegar, sobre, quantos dias, o que fazer, onde comer e onde ficar na joia colonial cubana.

Estivemos na emblemática ilha caribenha de Cuba em abril de 2016 e pudemos conhecer lugares incríveis. Um deles foi a cidade colonial de Trinidad. Eu me apaixonei pelo destino e posso dizer que foi o cantinho de Cuba que mais me cativou. Amo cidades coloniais, e Trinidad, apesar de muito turística, conserva ares de interior. É uma graça, pacata e animada ao mesmo tempo, e muito bonita e bem conservada (diferente de Havana, que alterna prédios restaurados com outros prestes a ruir). Além disso, conforme eu ouvi o tempo inteiro dos cubanos, é a cidade mais completa para o turismo no país, com diversidade de atrações, que vão do seu famoso centro histórico, à praia do Caribe, vale de engenho, serra e cachoeiras. Assim, compartilho aqui as nossas dicas: como chegar, sobre, quantos dias passar, o que fazer, onde comer e onde ficar em Trinidad, Cuba.

Aliás, não deixe de ler as Dicas de Cuba, onde reuni as informações gerais, de como escolher as cidades a serem visitadas, quando ir, como chegar, moeda, visto, internet e como funcionam hospedagens e restaurantes no país. 

E ainda, para ler sobre os outros destinos por onde passamos, acesse as dicas sobre Havana e Cayo Largo.

SOBRE TRINIDAD, CUBA

Trinidad é uma cidade colonial cubana, considerada patrimônio pela UNESCOSeu centro histórico preserva séculos de história do ciclo da cana-de-açúcar. Foi fundada em 1514, por Diego Velázquez de Cuéllar, e ganhou fama como capital colonial do açúcar, mantendo seu prestígio até o início do século 20 e resquícios desse tempo até os dias atuais.

Apesar de muito visitada, é pequena e conserva um clima pacato, com um casario antigo bem preservado, ruas de paralelepípedo, crianças brincando na rua, senhores se encontrando na praça no fim da tarde, transeuntes andando de bicicleta. Ao fundo, frequentemente ouvimos o barulho de cavalos. Com restaurantes charmosos, achei o clima da cidade bem romântico!

Linda e charmosa Trinidad, em Cuba
Casario antigo de Trinidad, no fim do dia

COMO CHEGAR EM TRINIDAD, CUBA

TÁXI COLETIVO: A NOSSA EXPERIÊNCIA

Estávamos em Havana, voltando de Cayo Largo, e fomos direto para a rodoviária, para seguir a viagem para Trinidad.  Chegamos sem o ticket do ônibus (pois o horário do voo da volta de Cayo Largo foi confirmado só na véspera) e já estava em cima da hora da partida. Por sorte, lá mesmo, conseguimos encontrar um taxista que estava com um casal de alemães querendo dividir a ida para Trinidad. 

Assim, nossa opção foi táxi coletivo. O carro era pequeno, nada confortável, e sem ar condicionado, no melhor estilo improvisado. De vantagem: conseguimos ir bem na hora em que queríamos, por um valor próximo do ônibus e mais rápido. A viagem durou umas 3:30, 4 horas.  Acho que há opções de carros mais novos e confortáveis, mas preferimos não arriscar de não conseguir ir (principalmente se não houvesse mais vaga no ônibus) e fomos assim mesmo. Foi cobrado 30 CUCs por pessoa, 120 no total.

TÁXI PARTICULAR

Outra opção é combinar com um taxi particular. É mais confortável, mas bem mais caro: em geral, os taxistas cobravam 120 CUCS por trajeto, independente do número de pessoas. Claro que dá para tentar negociar, mas é incerto. Na volta de Trinidad para Havana, já cansados, optamos por gastar esta pequena fortuna em um táxi indicado pela dona da casa em que nos hospedamos.

MOTORISTA PARTICULAR

Você ainda pode escolher ir com motorista particular, que imagino ser mais fácil conseguindo indicação prévia de alguém ou lá, com ajuda do hotel ou casa particular. Fechando vários trajetos no país, o valor deve baratear um pouco, em relação ao táxi particular.

ÔNIBUS DE TURISMO - VIAZUL

Nesse sentido, outra ideia é o ônibus de turismo, pela empresa Viazul. No site há informação de preços e horários, além de ser possível comprar a passagem com antecedência. Se preferir comprar já em Cuba, é possível adquirir no terminal de ônibus com antecedência (não fica no centro histórico de Havana e tem que gastar um táxi até lá), ou na hora mesmo, mas sabendo que pode não haver mais vaga no ônibus. 

ALUGUEL DE CARRO

Como falo nas Dicas Gerais De Cuba, você pode alugar um carro, em tese, pela liberdade e conforto. Confesso que desisti, de tanto que ouvi ser caríssimo e pouco prático (ainda que haja relatos de quem achou tranquilo). Se for o seu interesse, sugiro pesquisar com antecedência, uma vez que em cima da hora parece ser difícil conseguir carro disponível. A saber: a agência que mais ouvi falar foi a Cubacar.

QUANTOS DIAS E COMO FAZER O ROTEIRO EM TRINIDAD, CUBA

Eu ouvi o tempo inteiro dos cubanos, desde Havana, que Trinidad é a cidade mais completa para o turismo no país, com diversidade de atrações, que vão desde o seu famoso centro histórico, à praia caribenha, vales de engenho, serra e cachoeiras. 

Dessa forma, é primordial reservar ao menos 1 dia ao pequeno centro histórico, que a torna tão icônica.

Além dele, os principais passeios adicionais que ficamos sabendo são: Playa de Ancón, Vale dos Engenhos e Serra de Escambry (e o Salto del Caburní), no Parque Natural Topes de Collantes. Assim vale ver o interesse em cada um e depois o ideal seria incluir 1 dia adicional por atração, para fazer tudo com calma. Mas acho que é possível visitar o Vale dos Engenhos, por exemplo, em meio dia, assim como a Playa de Ancón, sobretudo se você já tiver incluído outras praias durante a viagem e quiser apenas conhecê-la. Já para a ida à Serra, apesar de não ter feito o passeio, imagino que seja mais prudente reservar o dia inteiro, até por haver trilhas.

Nós acabamos ficando apenas 2 dias (seriam 3, mas nossa volta de Cayo Largo atrasou), então visitamos o centro histórico e a Playa de Ancon, mas acho que 3 a 4 dias inteiros seria o ideal, sobretudo se forem incluídos os demais programas. 

Como Trinidad é uma cidade menor que Havana e os passeios não incluem avião, parece mais tranquilo tentar reservar por lá mesmo.

O QUE FAZER EM TRINIDAD, CUBA

CENTRO HISTÓRICO

A Plaza Mayor é o coração do centro histórico, com a Igreja Paroquial da Santíssima Trindade ao seu lado. 

Pertinho dali, há uma escadaria enorme, onde fica a Casa de la Musica de Trinidad, e turistas e locais se aglomeram. À noite, o local é palco de apresentações de música cubana: animado e imperdível. 

Outra atração é o Museu de História Municipal, também chamado de Palácio Cantero. Em seu topo, há uma vista linda da cidade, com uma construção amarela, ao fundo, que é onde funciona o Museo Nacional de la Lucha Contra Bandidos

Mais distante um pouquinho, está o Parque Céspedes ou Plaza Carillo

Contudo, além destes pontos, minha dica é andar pelas ruas de paralelepípedo sem pressa, vendo o movimento da cidade.

Plaza Mayor, atração imperdível em Trinidad, Cuba
Plaza Maior, em Trinidad, Cuba
Casa de la Musica: dica sobre o que fazer em Trinidad, Cuba
Escadaria em frente a Casa de la Musica de Trinidad
Apresentação musical: dica imperdível sobre o que fazer em Trinidad, Cuba
Apresentação musical na escadaria da Casa de la Musica, em Trinidad, Cuba
Museu de Historia Municipal, dica sobre o que fazer em Trinidad, Cuba
Museu de História Municipal, ou Oalacio Cantero, no centro de Trinidad, em Cuba

PRAIA ANCÓN (PLAYA ANCÓN)

Passamos uma manhã por lá. Fomos de táxi, mas o ônibus da Viazul faz o trajeto também. A praia é agradável e bonita, mas vale frisar que não é tão azul quanto Cayo Largo ou os Cayos, em geral. Parece ser frequentada por cubanos, além de turistas.

Praia, Ancon: o que fazer em Trinidad, Cuba
Praia Ancón (Playa Ancón) em Trinidad, Cuba

VALE DOS ENGENHOS (VALLE DE LOS INGENIOS)

Considerado Patrimônio da UNESCO, junto com o centro histórico, trata-se da região onde floresceu o cultivo de cana-de-açúcar e que já foi uma das maiores produtoras de açúcar do mundo. Dentre as diversas fazendas, a Torre Manaca Iznaga, em uma delas, tem mais de 40 metros de altura e oferece a melhor vista do vale.

SERRA DE ESCAMBRY E PARQUE NATURAL TOPES DE COLLANTES

Nem só de casinhas coloridas vive Trinidad. Para quem curte natureza, uma boa é fazer um Passeio no Parque Natural Topes de Collantes, que possui grutas, mirantes, florestas de bambu e plantações de café.  Vi fotos das cachoeiras Salto del Caburní (Cascata de Caburní) e de Vegas Grandes (Cascata Soroa) e achei bem bonitas.

ONDE COMER EM TRINIDAD, CUBA

Trinidad tem vários restaurantes interessantes, com boa comida e ambiente charmoso. Comemos no Los Conspiradores, com varanda simpática e ao lado da escadaria de Trinidad, e na Taberna El Barracon, com terraço muito agradável e música ao vivo à noite. A comida nos dois estava boa. Só vale frisar que os restaurantes na cidade não são muito em conta.

Restaurante los Conspiradores, dica sobre onde comer em Trinidad, Cuba
Restaurante los Conspiradores, em Trinidad, Cuba

ONDE FICAR EM TRINIDAD, CUBA

A principal dica de onde ficar em Trinidad é: o mais próximo da Plaza Mayor, onde tudo acontece!

As principais opções de hospedagem na cidade são casas particulares. Há também algumas opções de pequenos hotéis boutique/pousadas, além de um hotel de luxo. Assim, vou detalhar mais sobre onde ficar em Trinidad.

CASA PARTICULAR: A NOSSA EXPERIÊNCIA DE ONDE FICAR EM TRINIDAD

Optamos por ficar em um quarto em casa particular. Casa Orbea foi a nossa escolha, decidida lá, após um mal entendido com a casa em que nos hospedaríamos inicialmente. Acabou sendo uma grata surpresa. É uma linda casa, tipicamente colonial, com localização excelente, café da manhã fresco e delicioso. A acomodação é simples (vale frisar que o quarto é dentro da casa mesmo, e não em algum “anexo”), mas é uma suíte, muito limpa, com boa cama e ar condicionado potente. Sonia, mãe da Amaya, e sua família, nos acolheu muito bem, tornando a nossa experiência autêntica e agradável. Em outras palavras, gostamos da nossa escolha de onde ficar em Trinidad!

Fica de casa particular, sobre onde ficar em Trinidad, Cuba
Pátio da Casa Orbea, em que nos hospedamos, em Trinidad, Cuba

HOTÉIS

Quando fomos, não vimos muitas opções de hotéis. Hoje existe o Iberostar Heritage Grand Trinidad, de luxo, diária caríssima, para quem puder investir, pode ser uma opção, inclusive de onde ficar em Trinidad em lua de mel. 

Hotel la Ronda parece uma ideia interessante e  mais viável, ou ainda o Hotel E La Calesa, um pequeno e simples hotel boutique dentre as restritas opções.

Casa Orbea, dica sobre onde ficar em Trinidad, Cuba
Casa em que nos hospedamos em Trinidad, Cuba

Por fim, espero ter te inspirado a conhecer a charmosa Trinidad, Cuba. E que as dicas te ajudem na sua viagem! 

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter