Skip to content

O que fazer em Cartagena: roteiro e dicas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Dicas de Cartagena: como chegar, sobre e por que ir, o que fazer, quanto tempo, onde ficar e onde comer na colorida cidade colonial da Colômbia.

Na nossa viagem para a Colômbia, a primeira parada foi Cartagena das Índias, um destino que eu adorei visitar. Já sou fã de cidades coloniais, em geral, ainda mais se tratando de uma tão alegre e colorida, preparada para o turismo, com hotéis boutique charmosos e restaurantes maravilhosos. Assim, compartilho aqui as nossas dicas sobre o que fazer em Cartagena e mais: como chegar, sobre e por que ir, roteiro, quanto tempo, onde ficar e onde comer nos excelentes restaurantes da cidade. 

Depois, seguimos viagem na Colômbia. Aliás, vale conferir nossas dicas de San Andrés, nosso próximo destino no país. Uma boa seria acrescentar Bogotá neste roteiro, conjugando uma combinação que eu adoro: capital, uma cidade colonial e um destino de praia.

COMO CHEGAR

Em resumo, não há voos diretos entre o Brasil e Cartagena. Assim, chegamos em um voo da Copa Air Lines, com parada na Cidade do Panamá. Do aeroporto para o nosso hotel, no centro histórico, pegamos um táxi por 10 mil pesos colombianos.

SOBRE E POR QUE IR

Cartagena das Índias é uma encantadora cidade colonial, fundada no século 16 pelo espanhol Pedro de Heredia e seu centro histórico é declarado Patrimônio Nacional da Colômbia e Patrimônio Mundial pela UNESCO. A cidade, à beira mar, era um dos principais portos das Américas, usado sobretudo para escoar ouro e prata, além de ter sido um grande centro de comércio de escravos.  Assim, os famosos 11 km de muralha vieram justamente para evitar pilhagens por parte de piratas e hoje são preservados dentro deles as coloridíssimas casas coloniais, ruas de paralelepípedo, bem como praças simpáticas. Adicionalmente, o clima tropical e caribenho se faz presente, através da música e do forte calor.

Casas coloridas típicas de Catagena, na Colômbia

O QUE FAZER EM CARTAGENA

CIDADE AMURALHADA

O grande destaque de Cartagena é o centro histórico da cidade, que fica dentro da Cidade Amuralhada. Afinal, lá estão as famosas casinhas históricas coloridas e a arquitetura de cidade colonial espanhola, com catedrais imponentes e pracinhas de interior.

Os principais pontos turísticos também ficam dentro do centrinho e dá para percorrer com uma boa caminhada.

No bairro de San Diego estão as lojinhas de artesanato do Las Bovedas, com seus estilosos arcos, e que já serviu de quartel e prisão no passado. Está também a casa onde viveu Gabriel Garcia Marques e ainda a Plaza de San Diego, com vários restaurantes no entorno.

Aliás, falando em pracinhas, mais para o Centro, há muitas simpáticas que você deve passar várias vezes durante o seu roteiro pela cidade. Por exemplo, temos a Plaza de los Coches, com a famosa Torre del Reloj e outras construções antigas coloridas.

Plaza de los Coches: dica sobre o que fazer em Cartagena
Torre del Reloj, ponto visitado em roteiro em Cartagena

Bem como a Plaza de la Aduana, a mais antiga, e a Plaza San Pedro Claver, onde vale atentar à bela igreja e as esculturas de Edgar Carmona. 

Iglesia de San Pedro Claver: dica sobre o que fazer em Cartagena
Esculturas de Edgar Carmona, dica sobre o que ver em roteiro em Cartagena

Possivelmente a mais animada à noite é a linda Plaza de Santo Domingo, onde há uma escultura do artista colombiano Fernando Botero

Plaza de Santo Domigo: dica sobre o que fazer em Cartagena
Escultura de Botero em Cartagena

Outro exemplar é a Plaza de la Inquisicion, um dos lugares mais “frescos” e arborizados da Cidade Antiga, com o belo Palácio de mesmo nome, que conserva sua fachada original. Aliás, ela fica pertinho da linda Catedral de Cartagena que também merece uma visita. 

Em outras palavras, o centro histórico é pequeno e aconchegante e, fora o calor, a cidade é simplesmente uma delícia de se percorrer. Dessa maneira, em um dia na cidade você provavelmente terá caminhado por boa parte desses cantinhos sem nem perceber.

MUSEUS

Por sinal, voltando à Plaza de la Inquisicíon, nela estão o Museu del Oro e o Palacio de la Inquisición. Há ainda outros museus na cidade, como o Naval Del Caribe e o Museu de Arte Moderno (este último eu não fui). Demos uma breve passada do Ouro, que era de graça, e fomos ao da Inquisição, que nos remete aos tempos que Cartagena passou por esse período. Achei caro e, quando fomos, não tão bem cuidado, mas é bem válido se tiver interesse no assunto. Por outro lado o Museu Naval foi de longe o que mais gostei, pois conta a história da cidade, das muralhas e dos piratas. Ainda assim, não considero primordial de incluir no roteiro em Cartagena.

Museu Naval, dica sobre o que fazer em Cartagena
Barco no Museo Naval del Caribe, em Cartagena, na Colômbia

FIM DE TARDE E PÔR DO SOL

Um picolé ou sorvete nas boas sorveterias de Cartagena é muito bem-vindo para aliviar o calor do dia. Já o pôr do Sol deve ser de cima das muralhas, se possível do Café del Mar, com uma vista simplesmente maravilhosa! 

Café del Mar: dica de pôr do sol e bar - restaurante em Cartagena
Fim de tarde no Cafe del Mar, em Cartagena, na Colômbia

NOITE DE SALSA E REGGAETON

Quanto à noite na cidade, vale considerar incluir no roteiro uma noite de Salsa e/ou Reggaeton, dentro das muralhas ou seus arredores. Algumas opções são no Tu Candeia, Babar, Salsa Quiebra Canto, Donde Fidel ou o clássico Café Havana. Outro programa noturno é o passeio de Chiva Party Bus. Não fizemos, mas há quem goste e há quem considere uma completa furada.

CASTILLO DE SAN FELIPE DE BAJARAS E CONVENTO DE LA POPA

Fora da Cidade Amuralhada, os pontos turísticos são: o Castillo de San Felipe de Barajas e o Convento de la Popa. Dá para fazer os dois em uma tarde. Sugiro ir de táxi e combinar com o taxista de levar, esperar e levar de volta. Assim, foi o que fizemos. O Castillo, o maior forte da América colonial, é um passeio bem bacana que vale muito entrar no roteiro, com seus túneis subterrâneos.

Castillo de San Felipe de Barajas: dica de que incluir no roteiro em Cartagena

O convento, por sua vez, ainda que tenha um pátio bonito e agradável, e uma vista total da cidade (interessante para vê-la além da parte turística), mas não achei imperdível.

Convento de la Popa, opção sobre o que fazer em Cartagena

BOCAGRANDE

Ainda fora dos muros – se você tiver interesse em conhecer, e pode combinar de fazer no dia do Castillo/Convento – é o bairro de Bocagrande. É o bairro da praia de Cartagena. Porém, vale lembrar que a praia não é bonita, muito menos o que esperamos de caribenha. A região tem aqueles prédios altos de cidade grande. Ainda que tenhamos optado por ver só à distância mesmo, das muralhas, é possível passear de bike na orla, em uma tarde, por exemplo.

QUANTO TEMPO

Em 2 dias inteiros é possível conhecer o principal. O roteiro seria 1 dia para o centro histórico e 1 dia para o lado de fora das muralhas (Castillo e, se houver interesse, Convento e Bocagrande) e/ou entrar em algum museu, se for o caso. Na verdade, em termos de ponto turístico, a cidade não tem tanto o que fazer. Mas para curtir com calma o centro histórico no ritmo caribenho e explorar bem os excelentes restaurantes em Cartagena, considero o ideal 3 dias.

Se quiser acrescentar os passeios de barco às Islas Rosario/Playa Blanca ao seu roteiro, onde de fato se vê o mar azul do Caribe nas redondezas, acrescentar mais 1 dia. Mas se for à San Andres/Providencia, que tem praias melhores, não acho primordial, por isso, não fomos.

Mesmo sem o passeio de barco, ficamos lá 3 dias e meio.

ONDE FICAR EM CARTAGENA

Em resumo: dentro da cidade amuralhada! Lá dentro qualquer localização parece boa. Esta parte da cidade se divide em dois bairros: San Diego e Centro. Simpatizei até mais com o centro, nos arredores da Plaza Santo Domingo, mas, de qualquer maneira, tudo é perto por lá.

O bairro vizinho e fora das muralhas, Getsemaní, tem preços mais em conta e é bem próximo do centro histórico, mas não seria a minha primeira opção. Bocagrande, apesar de ter bons hotéis, tem não tem o climinha que faz Cartagena famosa.

Sobre os hotéis da Cidade Amuralhada, Cartagena tem vários hotéis boutique fofíssimos! De “pagáveis” até caríssimos. Se der para escolher algum com piscina, devido ao forte calor, melhor.

Ficamos hospedados no incrível Casa Don Sancho. Em síntese, é um hotel boutique maravilhoso. Poucos quartos, localização perfeita (rua tranquila, perto de tudo, vista para o oceano do terraço), piscina, atendimento exclusivo. Em outras palavras, foi uma das situações em que o hotel impactou muito positivamente na viagem.

Vista do Hotel Casa don Sancho: excelente dica de hospedagem em Cartagena
Vista do centro histórico do Hotel Casa Don Sancho, em Cartagena, na Colômbia
Casa don Sancho:ótima dica sobre onde ficar em Cartagena
Piscina e vista interna do Hotel Casa Don Sancho, em Cartagena, Colômbia

O QUE E ONDE COMER: OS RESTAURANTES EM CARTAGENA

Os restaurantes em Cartagena, de alta qualidade, são certamente um dos destaques da cidade. Comemos muito bem por lá. Há muito frutos do mar, ceviches e restaurantes das mais variadas especialidades. 

A cidade tem também vários bares simpáticos e animados, sobretudo nos arredores da Plaza Santo Domingo, onde certamente você verá muita Club Colombia e Aguilla, as principais cervejas nacionais.

Uma dica gastronômica imperdível é provar a limonada de coco, bebida maravilhosa, que dá saudade só de lembrar! 

Ainda para aliviar o forte calor, recomendo um picolé no La Paleteria ou um sorvete na Gelateria Paradiso.

O Café del Mar também merece a sua visita, sobretudo pela vista incrível no pôr do Sol. Mas acabamos não petiscando por lá, só bebendo algo para contemplar o fim do dia.

Dentre os restaurantes em Cartagena que fomos:

Cuzco, restaurante espetacular e o foi o nosso preferido na viagem. Fica em um antigo casarão, tem vários ambientes, bem como música ao vivo, e o principal, comida deliciosa.  Comi uma massa com molho de queijos e camarão fantástica. Certamente jantaria lá novamente em uma volta à cidade.

La Diva Pizzerie, um pequeno lugar aconchegante e bem decorado, ainda assim informal, que serve uma pizza deliciosa em estilo napolitano e a melhor limonada de coco que provamos em Cartagena!

La Cocina de Pepina, um restaurante simples e simpático no bairro de Getsemaní, com boa comidinha caseira local.

Fomos ainda no El Santissimo, achamos razoável, decoração bonita, mas meio carinho.

Dentre os que não fomos, mas ouvimos falar bem: La Cevicheria, Carmen, La Vitrola, Restaurante 1621, entre muitos outros. 

Ou seja, prepare-se para explorar os restaurantes em Cartagena e comer bem!

Por fim, espero que as dicas de restaurantes em Cartagena e de roteiro na cidade te ajudem a exploram essa cidade tão linda e colorida!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter