Skip to content

Rothenburg ob der Tauber: imperdível na Rota Romântica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Dicas do que fazer em Rothenburg ob der Tauber.
Marktplatz

Em dezembro de 2017, fizemos uma viagem pela Alemanha e Áustria, a fim de curtir o clima de Natal e explorar a região dos Alpes nos dois países. Na Alemanha, nosso roteiro foi focado na Baviera e, por lá, eu quis escolher um exemplar de cidade medieval da Rota Romântica. Assim, decidimos visitar Rothenburg ob der Tauber.

Aliás, para ver todas as dicas do planejamento desta viagem, não deixe de ler o nosso “Roteiro de carro e trem pela Alemanha, Áustria e Eslováquia”. 

COMO CHEGAR EM ROTHENBURG

Rothenburg foi incluída no nosso roteiro como um bate e volta de Munique, que está a cerca de 250 km de distância. A melhor maneira de se chegar lá é de carro. Vale lembrar que a cidade faz parte da Rota Romântica!

Por outro lado, de trem, o percurso é mais demorado e é necessário fazer baldeações.

Ela também pode ser visitada a partir de Nuremberg e Frankfurt, em um passeio mais confortável, pela distância.

POR QUE IR A ROTHENBURG OB DER TAUBER

Se você ama cidades medievais, precisa conhecer Rothenburg ob der Tauber quando estiver na Alemanha.

A cidade francônica, frequentemente considerada a mais bonita da Rota Romântica, parece um cenário de conto de fadas! Afinal, imagina uma cidade medieval muito bem preservada, linda, amuralhada, com lojas fofas e arquitetura enxaimel. Ela existe e não é a toa que inspirou Walt Disney a fazer a vila do personagem Gepeto, no desenho Pinóquio.

Aos fãs de Natal, como eu, uma boa notícia: a Käthe Wohlfahrt, uma das lojas mais tradicionais de produtos natalinos do mundo, está lá.

Ou seja, nem preciso dizer quem em dezembro o vilarejo estava mágico, né?

Centro histórico de Rothenburg ob der Tauber, ilustração de como é a cidade
Centro histórico de Rothenburg Ob Der Tauber

O QUE COMER EM ROTHENBURG

Além de um chocolate quente, logo na chegada, para amenizar o frio, “almoçamos” no mercado de Natal um pão com linguiça típica da região, o Bratwurst. Depois, de sobremesa, paramos em uma confeitaria que vende uma Schneeball, doce característico de Rothenburg. Aliás, ele é lindo, mas já aviso que não tem recheio, para não haver decepção.

O QUE FAZER EM ROTHENBURG

O CENTRO HISTÓRICO DE ROTHENBURG

Em resumo, andar pelo centrinho histórico!

O ponto turístico mais famoso é o PLÖNLEIN, um encontro de vias, digamos assim, que forma uma esquina triangular, e é um dos locais mais fotogênicos da Alemanha. Quando fomos, ele estava em obra. Mesmo assim, não deixamos de tirar várias fotos.

Plonlein, dica sobre o que fazer em Rothenburg ob der Tauber
PLÖNLEIN, a famosa esquina de Rothenburg, Alemanha

Certamente você vai passar pela Marktplatz, a praça principal. Destaque para a torre da prefeitura, com mais de 50 metros de altura. O prédio de cor salmão que por ali se encontra abriga o Relógio Astronômico. Algumas vezes por dia, ele conta, por meio da encenação de um bonequinho, uma lenda. Durante a Guerra dos 30 anos, o General Tilly teria lançado o desafio de que, se alguém conseguisse beber, num só gole, um cântaro de vinho, ele pouparia a cidade da destruição. Dessa maneira, Nush, então prefeito, teria poupado Rothenburg.

Marktplatz, excelente dica sobre o que fazer em Rothenburg
Maktplatz, a principal praça da cidade

Logo depois, visitamos a Igreja de St. Jakobs, na qual há uma lenda de que em seu altar está guardada uma gota do sangue de Cristo. Porém, não conseguimos confirmar a veracidade dessa informação.

Outra atração é a sede da Loja da Käthe Wohlfahrt. Essa companhia, fundada em 1964, é especializada em decoração de Natal, possuindo diversas lojas espalhadas pelo mundo e também abriga um museu do tema.

Não deixe ainda de ver a muralha, um paredão de mais de 10 metros de altura e 3 km de extensão, com o luxo de ter telhado e cercas de madeira – algo raro na época. Bem como seus portões medievais.

Lojas do centro, exemplo do que fazer em Rothenburg ob der Tauber
Lojinhas no centro histórico de Rothenburg, com um dos portões medievais ao fundo

MUSEUS

A cidade também abriga alguns museus, como o Museu da História da Cidade (Imperial City Museum – Reichsstadtmuseum), o Museu do Crime (Mittelalterliches Kriminalmuseum) e o Museu do Brinquedo (Puppen und Spielzeugmuseum).

TOUR NOTURNO

Ainda que nossa opção tenha sido passar apenas o dia na cidade, a quem se entusiasmar a pernoitar no vilarejo, vale pesquisar o famoso tour noturno. As informações do passeio, temático e inspirado em um vigia da Idade Média, estão no site do  Nightwatchman.

Natal

Em dezembro, Rothenburg estava linda, ainda mais com um Papai Noel passeando pela feira natalina. Se você, assim como nós, for na época dos Mercados de Natal, não deixe de curtir o lindo bazar da cidade medieval, chamado de Reiterlesmarkt, na Marktplatz.

Mercado de Natal em Rothemburg Ob Der Tauber, Alemanha

Aliás, para ver a nossa experiência completa, vale ler o post completo sobre “As 10 cidades na Europa para viver o clima de Natal” que visitamos nesta viagem, na Alemanha, Áustria e Eslováquia.

Por fim, espero ter te inspirado a conhecer Rothenburg ob der Tauber, essa apaixonante vila medieval na Rota Romântica alemã!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter