Skip to content

O que fazer no Porto: melhores atrações

GUIA COMPLETO DA CHARMOSA CIDADE

Sem dúvidas, visitar o Porto é uma experiência imperdível em Portugal. Afinal, a cidade é uma das mais lindas da Europa, cheia de charme e história. Tivemos o privilégio de estar por lá algumas vezes, durante o sabático que passamos em Portugal. Assim, vou listar aqui minhas melhores dicas sobre o que fazer no Porto. 

O QUE FAZER NO PORTO, BAIRRO A BAIRRO

CENTRO

TORRE DOS CLÉRIGOS

Certamente é um dos cartões postais do Porto, no alto dos seus 75 metros, o que o torna o mais alto campanário de Portugal.

LIVRARIA LELLO

A livraria é uma das principais atrações da cidade e uma das livrarias mais icônicas do mundo. É certo que parte da sua fama vem da suposição que J.K.Rowling a frequentava quando morou na cidade, o que ela desmentiu recentemente e que causou muitas dúvidas e polêmicas. 

SÉ DO PORTO

Imponente igreja cuja construção se iniciou no século 12. 

ESTAÇÃO DE SÃO BENTO

Muito mais que uma simples estação de trens, ou comboios como se diz em Portugal, São Bento se destaca pela arquitetura da fachada e sobretudo pelos 20 mil azulejos azuis pintados a mão. 

CAPELA DAS ALMAS

Ainda sobre azulejos azuis, a Capela das Almas merece uma visita para se contemplar os mais de 15 mil exemplares, o que a torna uma das igrejas mais bonitas da cidade.

Capela das Almas: dica sobre o que fazer no Porto

MERCADO BOLHÃO

Em viagens adoramos visitar mercados. E, no Porto, o do Bolhão acabou virando ataração turística pela sua monumentalidade, além, é claro da oferta de produtos frescos locais.

RUA DE SANTA CATARINA

É a rua mais importante do centro do Porto em termos de comércios e lojas. Vale um passeio despretensioso. 

MAJESTIC CAFÉ

Também localizado na Rua de Santa Catarina, é o café mais emblemático. Assim, tomar um chá da tarde por lá é uma dica interessante sobre o que fazer no Porto. Em tempo: J.K.Rowling frequentou o lugar nos tempos em que viveu na cidade.

PRAÇA DA LIBERDADE

A Praça é o coração do centro, cercada de edifícios históricos. Por exemplo, no fim de ano, a árvore de Natal do Porto é montada nela. Por lá, vale se atentar ao Mc Donalds que fica perto, sempre apontado como um dos mais bonitos do mundo. 

RIBEIRA DO PORTO

PONTE D. MARIA PIA DOM LUÍS I

São lindas construções que ligam o Porto a Vila Nova de Gaia. Em tempo: a primeira foi projetada por Gustave Eiffel e a segunda por um colaborador dele, o que já justifica a visita.

PRAÇA DA RIBEIRA

Coração do Porto e imaginário que temos da cidade, com casrios coloridos e o Rio à frente.

PALÁCIO DA BOLSA

É um edifício em estilo neoclássico que abriga a Associação Comercial do Porto. É possível fazer visita guiada no seu interior. 

VILA NOVA DE GAIA

CAVES DE VINHO DO PORTO

O Porto é um dos melhores destinos do mundo quando pensamos em vinho. Por esse motivo, é um passeio imperdível visitar uma das caves de vinho do Porto de Vila Nova de Gaia. As mais próximas na chegada à região são a Cálem e a Sandeman. 

TELEFÉRICO

Antes de mais nada, nós não chegamos a fazer o percurso, que liga a Ribeira à Gaia. Ainda que a vista seja bonita, acreito que não seja necessariamente melhor que a do Cais ou do Jardim do Morro. Porém, penso que pode valer pelo passeio em si. 

JARDIM DO MORRO

A vista mais bonita do Porto é da Vila Nova de Gaia. E isso inclui o próprio calçadão do lugar. Contudo, quando o assunto é pôr do Sol, o lugar mais icônico é o Jardim do Morro. 

CEDOFEITA E MASSARELOS

JARDINS DO PALÁCIO DE CRISTAL

Parque bem agradável, com muita área verde e vista soberba da cidade do Porto. 

Jardins do Palácio de Cristal: dica sobre o que fazer no Porto

CASA DA MÚSICA

Projetada por um arquiteto holandês, é justamente o seu desenho que chama a atenção na atração. O local funciona como o principal espaço de concertos no Porto e com frequência inclui eventos gratuitos na programação. 

MERCADO BOM SUCESSO

Essa é uma dica quando pensamos onde comer no Porto. Isso porque o mercado é concentra várias opções de bares e restaurantes. Além disso vemos que é frequentado por locais e turistas. 

ONDE FICAR NO PORTO

Minha escolha favorita é no bairro da Ribeira, que junta vistas do Rio e dos casarios antigos e está entre o Centro e Vila Nova de Gaia. 

Ribeira do Porto Hotel é o hotel em que meus pais ficaram e me parece o melhor custo – benefício da cidade. Localização perfeita e, apesar de não ser luxuoso, é confortável e clean/novinho. 

Outra opção é o Descobertas Boutique Hotel e, podendo investir, o Pestana

Por fim, espero que as dicas sobre o que fazer no Porto tenham te inspirado a conhecer essa encantadora cidade!

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter