Skip to content

O que fazer em Paraty

GUIA COMPLETO DA CHARMOSA CIDADE

Paraty é um dos nossos destinos favoritos no litoral do Rio, com opções diversas de lazer. Em outras palavras, uma das cidades mais lindas e charmosas do país. Assim, vou reunir aqui as melhores dicas com o que fazer em Paraty e também dicas sobre onde comer e ficar na cidade.

SOBRE PARATY

Certamente Paraty é uma das cidades mais bonitas e charmosas do país. Sua rica história ganhou capítulos importantes no período do ciclo do ouro, por estar na rota entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. Casas coloniais coloridas, praias, montanhas, cachoeiras, gastronomia, bebidas típicas atraem os turistas nos dias de hoje. Além disso, a cidade recebe vários eventos ao longo do ano, como a Festa Literária de Paraty – FLIP (junho-julho), o Bourbon Festival (maio) e o Festival da Cachaça (agosto).

COMO CHEGAR EM PARATY

Paraty pertence a Costa Verde do Rio de Janeiro. Fica a 240 km da capital do Estado do Rio e a 270 km da cidade de São Paulo. Além de viajar de carro, há ônibus de viagem que fazem o trajeto.

Para circular dentro da cidade, a melhor maneira é a pé, uma vez que em boa parte do centro histórico não é permitida a circulação de carros. Mas vale atenção com o sapato escolhido, devido ao chão escorregadio das ruas.

Para as praias o acesso é via barco. Por outro lado, os demais passeios podem ser feitos de carro particular ou com agências de turismo. Aliás, para algumas cachoeiras é mais garantido o jeep tour, contratado por lá.

O QUE FAZER EM PARATY

CENTRO HISTÓRICO DE PARATY

Casario colonial com portas e janelas coloridas dão o tom da cidade. Por lá, vale percorrer com calma as lojas de artesanato e ateliês, entre a Rua da Lapa e a Rua do Comércio. Comtemplar as igrejinhas – a de de Santa Rita é um dos cartões postais da cidade. Ou ainda ver os barcos no porto da cidade. Vale se perder por cada cantinho florido, fotografar.

Também é imperdível provar a gastronomia e degustar a cachaça local. Em terras da cachaça Gabriela, os cervejeiros também podem visitar a Cervejaria Caborê, agora que a cidade tem uma fábrica da bebida para chamar de sua.

PASSEIO DE BARCO

As praias de Paraty não assim uma beleza, por assim dizer, já que as da cidade nem sempre são próprias para banho. O ideal para curtir o litoral é fazer um passeio de escuna. Em geral, as paradas incluem Praia da Lula, Lagoa Azul, Ilha Cumprida e Praia Vermelha, onde podemos ver o mar com a Mata Atlântica ao fundo.   

CACHOEIRAS

Ainda que não tenha sido uma prioridade na nossa viagem, Paraty tem algumas opções de cachoeiras nos arredores do centro histórico, como a Cachoeira da Pedra Branca (entrada paga) e Cachoeira do Tobagã. Seja como for, o ideal é ir com um carro mais potente ou passeio com agência de turismo e, como sempre, ter cuidado, sobretudo com as trombas d’água.

Aliás, alguns passeios fazem um tour por elas – que estão aos pés da Serra da Bocaina –  incluem parada nos alambiques da região. Vale conferir um jeep tour aqui.

ALAMBIQUES

A cidade de Paraty é uma das principais produtoras de cachaça do país. Dessa maneira, pelos bares e restaurantes é possível provar a bebida, incluindo o drink local “Jorge Amado”. Ainda assim, quem tiver interesse em conhecer melhor o processo pode visitar algum alambique.

Como falo acima, quem fizer o tour pelas cachoeiras possivelmente terá incluída a vista a algum. Isso porque alguns, como o Alambique Paratiana ou o Caminho d’Ouro estão nessa região.

Por outro lado, quem não fizer o passeio pode passar num alambique na volta para casa. Por exemplo, a Cachaçaria Coqueiro ou a Cachaça Maria Izabel ficam a cerca de 20 minutos de carro do centro da cidade, a primeira em direção a Ubatuba e a segunda em direção ao Rio.

TRINDADE

Trindade é uma vila que pertence a Paraty. Porém, tem personalidade próprio, um clima hippie e atrai muitas pessoas que curtem natureza e acampar. Ainda assim, é possível fazer o passeio de um dia, opção escolhida. Ainda que a Praia do Meio, Trilha da Pedra que engole e Piscina do Cachadaço sejam lugares lindos, costumam ficar bem cheios, sobretudo na alta temporada. Outras praias que não conhecemos são a Praia do Cepilho e Praia dos Ranchos.

SACO DO MAMANGUÁ

Esse lugar está na minha lista de desejos faz tempo, mas ainda não conseguimos conhecê-lo. Intitulado o fiorde brasileiro, é possível fazer uma trilha ao Pico do Pão de Açúcar para ter uma vista completa. Existem opções de tour focada nas praias ou nas trilhas, vale conferir o passeio de um dia por lá.

QUANTO TEMPO FICAR EM PARATY

Um fim de semana, contando de sexta à tarde/noite a domingo dá para ter um gostinho da cidade. Nesse caso, eu tiraria a sexta para algum bar na cidade, sábado para o passeio de barco e fim de tarde e noite para passear pelo centrinho, domingo daria para fazer um bate e volta em Trindade.

Para conhecer mais atividades:

1 – Passeio de barco + centro histórico

2 –  Cachoeiras + alambiques

3 – Trindade

4 – Saco do Mamanguá

ONDE FICAR EM PARATY

Nós ficamos na Pousada do Ouro e a experiência foi excelente: pousada charmosa, muito bem localizada no centro histórico e ainda tem piscina.  Já uma opção um pouco mais em conta, também interessante é Pousada da Marquesa, bem localizada e avaliada.

ONDE COMER EM PARATY

  • Banana da Terra: unanimidade nas listas sobre o que fazer em Paraty, faz jus à fama, com maravilhosa culinária caiçara. Em tempo: melhor reservar, pois as filas podem ser longas.
  • Punto di Vini: restaurante de massas e pizzas à lenha
  • Refúgio: restaurante com bons pratos em ambiente bem decorado e em frente ao mar

Por fim, espero que as dicas sobre o que fazer em Paraty. Aliás, vale conferir o post sobre os melhores locais para visitar no Litoral do Rio. 

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

1 Comment

  1. Que lugar lindo! Fiquei com água na boca para conhecer.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter