Skip to content

Litoral do Rio de Janeiro: 5 destinos incríveis

Dicas de destinos e hotéis no litoral do RJ
Litoral do Rio de Janeiro

Nem só de Copacabana ou Ipanema vive o litoral do Rio de Janeiro. O Estado é cheio de destinos de praias paradisíacas! Assim, vamos listar aqui as melhores opções. 

1 - BÚZIOS

Possivelmente é a mais charmosa cidade do litoral do Rio de Janeiro. Por lá, é imperdível cruzar a hippie-chic Rua das Pedras, cheia de bons restaurantes. E seguir à orla Bardot, com a icônica atriz francesa, que em 1964 se encantou com o vilarejo.

Além é claro, das lindas praias para conhecer. Por exemplo, a Badalada Geribá e as tranquilas Azeda, Azedinha, Ferradura e João Fernandes.

Onde ficar em Búzios: Chez Pitu (ficamos lá na última vez em Búzios, fica em Geribá, em frente à praia, tem piscina)

2 - ARRAIAL DO CABO

Certamente concentra algumas das praias mais azuis do litoral do Rio de Janeiro. Não à toa, frequentemente é apontada como o Caribe brasileiro.

A cidade é simples, mas as belezas das praias compensam. É primordial conhecer a Praia do Farol, ponto alto no litoral do Rio de Janeiro e do Brasil. Que lugar! Outro lugar a conhecer são as Prainhas do Pontal do Atalaia, com um azul de tirar o fôlego. Aliás, do alto do morro vale contemplar o lindíssimo pôr do Sol.

Onde ficar em Arraial: sempre visitamos Arraial a partir de Cabo Frio. Mas segues algumas sugestões na cidade:

* Prainha (praia com mar bonito, mas pode ser bagunçada): Pousada da Prainha (bem decorada, tem piscina),

* Praia Grande (praia com muitas barraquinhas, mais perto do Pontal: Caminhos do Sol, com piscina e boa área externa; Pousada do Timoeiro (com decoração bonitinha, piscina, varanda em alguns quartos)

*Praia dos Anjos (praia não é boa, mas perto de onde saem os passeios de barco e tem bons restaurantes): Canto da Canoa, com vistão para o mar e cozinha compacta

* Pontal do Atalaia (praia mais famosa por beleza, em um condomínio, mais distante do resto da cidade): Casa Grega, linda casa de temporada; Pousada Vista Turquesa, com vistão, pequena piscina, alguns quartos com varanda ou hidro.

3 - PARATY, TRINDADE E SACO DO MAMANGUÁ

Paraty junta praias incríveis – acessíveis de barco –  com uma das mais encantadoras cidades do litoral do Rio de Janeiro. Em outras palavras, seu centro histórico uma joia colonial, cheia de cores, charme e romantismo. Os casarios e as ruas de pedra são a marca registrada da pequena cidade. Já o passeio de barco costuma contemplar locais como a Praia Vermelha, Praia da Lula, Lagoa Azul e Ilha Comprida. Sempre com a Mata Atlântica ao fundo. Também concentra ótimos restaurantes, como o Banana da Terra.

Além disso Paraty é famosa por ser produtora de cachaça, sendo a Gabriela com sabor de canela a mais memorável. Dessa maneira, vale muito degustar a bebida nos restaurantes e quem sabe, visitar um dos alambiques nos arredores da cidade.

Como se não bastasse, Paraty é cenário de eventos, como festival do jazz, da cachaça, além da Festa Literária.

Por fim, ainda no município está Trindade, reduto de praias e trilhas, com uma pegada hippie e natureza. E ainda o Saco do Mamanguá, intitulado o fiorde brasileiro. Ou seja, imperdível quando pensamos no litoral do Rio de Janeiro. 

Onde ficar: Pousada do Ouro (ficamos lá e a pousada é linda, boa decoração no estilo colonial, piscina, no centro histórico), Pousada da Marquesa (opção um pouco mais em conta, mas interessante)

4 - ILHA GRANDE E ANGRA DOS REIS

Sem dúvidas, o maior destaque da Ilha é o contato com a natureza e a tranquilidade da ilha.

As praias paradisíacas são acessadas por barco ou trilhas. Dentre os destaques, vale incluir uma visita a Lopes Mendes, considerada uma das mais bonitas do Brasil. Os passeios de barco costumam incluir no quesito “meia volta” visita à Lagoa Azul, Lagoa Verde, Praia do Amor e Praia da Feiticeira, além da Praia Saco do Céu. Na modalidade “volta inteira” outras praias que se destacam são a de Dois Rios, Caxadaço e Parnaioca.

À noite os restaurantes ganham romantismo. Inclusive alguns, como o Lua & Mar e o Pé na Areia ficam na praia.

Já em Angra, o principal cartão postal são as paradisíacas Ilhas Botinas. Outros destaques são a Ilha da Gipoia e a Ilha de Cataguazes. Aliás, elas também podem ser visitadas a partir de passeio de barco de Ilha Grande.

Em resumo, destinos imperdíveis no litoral do Rio de Janeiro

Onde ficar em Ilha Grande: Riacho dos Cambucás (ficamos lá e achamos a pousada bonita, rústica, bom café da manhã e lanche da tarde, localizada em Abraão, onde tem restaurantes e de onde saem os passeios de barco), Tagomago (seria nossa segunda opção, boa localização e bom custo-benefício em Abraão).

Em Angra ficamos na Pousada Jamanta, excelente opção por lá!

5 - CABO FRIO

Em princípio mais simples em termos de cidade, Cabo Frio guarda seus segredos.

Das belezas naturais, um dos destaques é a vista soberba da Praia das Conchas, do alto do morro lateral. Outro cartão postal é a Ilha do Japonês, com mar clarinho. Além dessas, a Praia do Forte é a principal da cidade e das Dunas, um recanto mais tranquilo que a vizinha.

Onde ficar em Cabo Frio: no Bairro da Passagem, nos estilosos Hotel Solar do Arco, Passagem Concept Hotel e Spa (antiga Pousada Recanto da Passagem), Hotel Boutique Recanto da Passagem.

Por fim, não pense que Cabo Frio não tem cantinhos de charme: vale incluir um passeio pelo Bairro da Passagem, que preserva casarios do século 17, que inclua a Praça São Benedito e a beira do Canal do Itajuru. Aliás, a região tem boa oferta de restaurantes, como o Arcos do Canal, Galápagos e o tailandês Kanaloa.

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter