Skip to content

Serra do Rio de Janeiro: melhores cidades para visitar

Dicas de destinos e hotéis na Serra do RJ

Natureza, friozinho, romantismo, boa gastronomia. Listamos os melhores destinos da Serra do Rio de Janeiro, já que nem só de praia e calor vive o Estado.

SERRA DO RIO: PETRÓPOLIS E ITAIPAVA

Possivelmente é o passeio mais clássico da Serra do Rio de Janeiro. Afinal, menos de 70 km a separam da cidade do Rio. Além disso, Petrópolis respira história, já que foi a capital do Império durante o verão, quando a Corte se mudava para lá.

Por exemplo, dentre as atrações, vemos o imperdível Museu Imperial. Também é primordial visitar a Casa de Santos Dumont e o agradável Palácio de Cristal. Por outro lado, além da parte histórica, vale incluir uma vista a cervejaria Boêmia e a rua Tereza, se a ideia for fazer umas comprinhas.

Ainda na cidade de Petrópolis está o distrito de Itaipava, mais compacto em termos de atração, mas que garante boas hospedagens na Serra e gastronomia.

Onde ficar no centro de Petrópolis: Pousada Pacata de Prata, Pousada Monte Imperial, Hotel Solar do Império

Onde ficar em Itaipava: Locanda dela Mimosa e, podendo investir, Tankamana

SERRA DO RIO: TERESÓPOLIS

Teresópolis é mais um destino da Serra do Rio de Janeiro que entrega, junto ao frio, boa gastronomia, natureza e uma das paisagens mais lindas da região.

Assim, logo na chegada vale incluir uma parada no Mirante do Soberbo para contemplar o “Dedo de Deus”.  Depois, vale seguir para a Feirinha do Alto, com diversas opções de artesanato e roupas, com destaque para as de inverno, e à Granja Comary, sede da CBF. Em seguida a dica é escolher alguma das opções gastronômicas. Nesse sentido, uma das mais disputadas é a Vila St. Gallen, no estilo germânico e onde funciona a cervejaria Teresópolis. Também gostamos do custo-benefício do fondue do Recanto dos Pescadores e temos ótimas referências do Dona Irene, a quem quiser uma refeição russa completa. 

Por fim, não faltam opções aos amantes de trilha no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Onde ficar em Teresópolis: A Nova Pousada Chamonix é uma opção simples de chalé no centro com preço econômico; podendo investir: Urikana Boutique Hotel.

SERRA DO RIO: PENEDO (E ITATIAIA E SERRINHA DO ALAMBRI)

Sem dúvida, visitar a aconchegante Penedo é se sentir num pedaço da Europa. Não à toa, a cidade é conhecida como a Pequena Finlândia, por ser uma colônia do país no Brasil.

Em resumo o lugar é uma graça! Assim, é imperdível visitar a Casa do Papai Noel (única filial oficial no hemisfério Sul) e o Shopping Vale dos Duendes. Já na parte gastronômica, reserve um tempo para as diversas lojinhas de chocolate, restaurantes que servem truta local ou um fondue. Já dentre as atrações de natureza, a cidade abriga algumas, sendo as mais famosas as Três Cachoeiras, Cachoeira de Deus e Três Bacias.

Quando estivemos por lá, estendemos o passeio ao imperdível Parque Nacional do Itatiaia. Nossa visita ficou na parte baixa do parque com trilhas de nível fácil. Por outro lado, os aventureiros dispostos a enfrentar trekkings na Parte Alta podem cogitar o Maciço das Prateleiras ou Pico das Agulhas Negras, um dos pontos mais altos do país (cerca de 6horas ida e volta).

Penedo também é relativamente próximo a Serrinha do Alambri, no caminho para Mauá, que tem cachoeiras lindas. Em outras palavras, um destino completo quando pensamos na Serra do Rio de Janeiro. 

Onde ficar em Penedo: Hotel Daniela (chalés), Pousada Terraço e Pousada Serra da Índia (montanha); no centro Hotel Terras da Finlândia

SERRA DO RIO: VISCONDE DE MAUÁ

O destino se divide entre três vilas: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. Optamos por ficar em Maringá, uma pequena – mas muito charmosa – vilinha. Além dos restaurantes de diversas especialidades e do climinha romântico, o lugar conta com boas opções de cachoeira. Dentre as de nível fácil, estão a do Escorrega e a de Santa Clara, que visitamos. Também é possível explorar o Vale da Alcantilado, que conta com 9 exemplares.  Ou seja, imperdível quando pensamos na Serra do Rio de Janeiro.

Onde ficar em Mauá: Pousada Bosque das Azaléias (adoramos e a localização é excelente, pertinho dos restaurantes)

Outros destinos na região

Outros locais de Serra no Rio de Janeiro são Nova Friburgo e o Sana. 

Nova Friburgo é uma colônia suíça em meio à Mata Atlântica. Dessa maneira, não faltam opções gastronômicas de frio, com direito a fondues e racletes. Ainda em seu distrito, estão as pequenas Lumiar e São Pedro da Serra (esta ainda mais pacata) que são refúgios de aconchego, boa comida e natureza.

Já o Sana tem como principal atração as cachoeiras.

Certamente a Serra do Rio de Janeiro é imperdível e reserva grandes surpresas. Por outro lado, também vale conferir as opções de praia no litoral do Estado

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter