Skip to content
Dicas do surpreendente norte de Portugal
Castelo de Chaves: dica imperdível sobre o que visitar em Chaves

Antes de mais nada, é impressionante a quantidade de destinos incríveis no Norte de Portugal, com vilarejos cheios de charme e personalidade. Aliás, muitas vezes ainda pouco explorados pelos turistas internacionais. Depois de morarmos por quase 2 anos por lá, vou listar aqui meus passeios preferidos nessa rica região. E o melhor – todos funcionam como bate e volta do Porto, já que ficam em até 1 hora e meia de distância da cidade. 

1 - AMARANTE

Amarante é aconchegante e tem um cenário que parece saído de um filme. O vilarejo tem como principal atração a Ponte – palco da invasão por tropas napoleônicas – e a Igreja de São Gonçalo. Ambas as construções levaram o nome do beato que teve grande importância na sua formação. Em Amarante, nada como se sentar em dos restaurantes à beira rio e contemplar a beleza do destino e do Rio Tâmisa. Se for com um dos vinhos verdes produzidos na região, melhor. Ainda sobre a gastronomia, vale provar o doce fálico típico da região na Confeitaria da Ponte, tradição ambígua em uma cidade religiosa, que dizem vir da fama de casamenteiro de São Gonçalo. 

2 - CHAVES

Cidade quase na fronteira com a Espanha, produtora das águas termais tidas como mais quentes da Europa e com uma ponte romana do século 1! Ou seja: imperdível! Além de conferir as águas terapêuticas, e a construção de séculos atrás, é primordial ver o Castelo, provar um pastel de Chaves e se perder pelas ruelas coloridas. Certamente é uma das vilas mais lindas de Portugal! Assim, Chaves é uma surpresa boa na lista de melhores bate e volta do Porto. 

Centrinho histórico: dica sobre o que visitar em Chaves

3 - PONTE DE LIMA

Ponte de Lima tem como principal atração a enorme ponte com origem romana e medieval. Cruzar a enorme construção, se possível no fim da tarde, com as luzes acendendo é um ponto alto numa viagem pelo Norte de Portugal. A vila é a mais antiga do país. Assim, vale um passeio sem pressa pelo gracioso centro histórico. Ainda vale ver os plátanos centenários e o Parque do Arnado com seus jardins temáticos. 

Atração mais emblemática de Ponte de Lima, Portugal

4 - GUIMARÃES

É difícil não ser redundante quando falamos do norte de Portugal. Guimarães é uma cidade linda e charmosa. Além disso, tem um passado rico. Seu Castelo possivelmente foi o local de nascimento de Afonso Dom Henriques, figura chave na formação do país. Vale percorrer o monumento e as praças simpáticas e animadas do centro, além de conferir a clássica muralha “Aqui Nasceu Portugal”. 

Castelo: dica sobre o que fazer em Guimarães

5 - VIANA DO CASTELO

Viana do Castelo é bem diferente das demais cidades que visitamos. O Santuário de Santa Luzia é esplendoroso e tem uma vista magnífica da cidade. Também é uma cidade à beira-mar e beira-rio. Como resultado, temos um centrinho, além de tipicamente português (com direito a museu dos trajes típicos da região do Minho), com uma orla simpática, com bares e um clima animado. Em outras palavras, (no mínimo) um bate do Porto imperdível.

6 - BARCELOS

Quem nunca viu o principal símbolo português em um souniver qualquer? Pois bem, o galo de Portugal é de Barcelos! Por lá, o viajante tem a oportunidade de conhecer a lenda ao vivo, visitando o palco da história. O centro histórico também é uma graça, com um exemplar do Galo em terra sua terra natal, e ainda um jardim colorido e muito bem preservado.  

Galo de Portugal, dica sobre o que fazer em Barcelos

7 - BRAGA

Braga é história, monumentos e ruelas antigas, mas também é modernidade, agito e tem um quê de cidade grande. A Bracara Augusta, como era conhecida no período romano, é cheia de atrações. Vale ver a antiga Sé, os fotogênicos Jardins de Santa Bárbara, as praças animadas. Da mesma forma, é importante colocar o Santuário de Bom Jesus do Monte no roteiro e ter uma vista panorâmica, além de contemplar a arquitetura do local, em meio a tanto verde.  

8 - AVEIRO

Aveiro é uma cidade peculiar no centro – norte de Portugal. Afinal, os barcos moliceiros passeando pelos canais formam um cenário único mesmo, apelidado carinhosamente de Veneza portuguesa. Além disso, Aveiro é a cidade museu do estilo art- noveau. Outro destaque são os ovos moles de Aveiro, um dos mais icônicos doces portugueses. A quem quiser seguir para a praia, a da Costa Nova tem coloridas casas listradas que são uma graça. 

O que fazer em Aveiro: ver os barcos moliceiros, a Ria e art noveau

9 - ARCOS DE VALDEVEZ

Arcos de Valdevez é uma vila pacata no norte de Portugal. Assim é Arcos de Valdevez. Em um mesmo destino, pudemos ter um passeio versátil. Isso porque percorremos o compacto centrinho da vila e também seguimos a Sistelo, aldeia dos verdes socalcos, apelidados de “pequeno Tibet português”.  

Centrinho de Arcos de Valdevez, roteiro imperdível

10 - PONTE DE BARCA

Ponte de Barca é um simpático vilarejo no norte de Portugal. Ainda que ele tenha menos atrativos turísticos, diria que a graça é ser uma vila mais despretensiosa mesmo. De todo modo, uma ponte antiga, um mercado pombalino do século 16 e um amplo jardim garantem um passeio agradável.  

Por fim, espero ter te inspirado a desbravar o Norte de Portugal, que é realmente encantador e surpreendente!

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter