Skip to content

O que fazer em Aveiro: dicas e atrações

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Dicas sobre o que fazer em Aveiro e principais atrações
O que fazer em Aveiro: ver os barcos moliceiros, a Ria e art noveau

Aveiro é uma cidade viva e bem emblemática de Portugal. Estivemos por lá em um bate e volta da região do Porto e vou compartilhar aqui todas as dicas sobre o que fazer em Aveiro, com mapa das atrações, para te ajudar a fazer um roteiro bacana pela cidade. E mais: dicas sobre como chegar e como se locomover por lá!

SOBRE AVEIRO

Aveiro é colorida e tem canais com barquinhos moliceiros, o que a deu o apelido carinhoso de Veneza portuguesa. Também é conhecida como cidade-museu do estilo arquitetônico Art Noveau, bem como pelas casinhas listradas da região da Praia da Costa Nova. Além disso, tem um dos doces conventuais mais icônicos de Portugal, os ovos moles. Dessa maneira, os seus encantos são únicos e muito marcantes para se conhecer em uma viagem por Portugal.

COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER EM AVEIRO

Aveiro fica a 50 minutos do Porto (76 km), sendo um excelente bate e volta. Já de Lisboa, a viagem de um dia fica mais puxada, já que 255 km (cerca de 2 horas e meia) separam as duas cidades.

Nós a visitamos de carro, mas também é possível fazer o percurso de trem.

Já para se locomover por lá: o centro histórico é pequeno e dá para conhecer a pé. No entanto, a cidade disponibiliza bicicletas gratuitas, as BUGAS, que também podem ser uma opção.

Por outro lado, se quiser visitar a Praia da Costa Nova, que fica afastada do centro da cidade, será necessário pegar o carro, um táxi ou um ônibus.

O QUE FAZER EM AVEIRO

CENTRO HISTÓRICO DE AVEIRO

Antes de mais nada, Aveiro tem duas características que considero únicas: os barquinhos moliceiros na Ria e os famosos ovos moles. Contudo, o seu centrinho como um todo é fácil de visitar e, dessa maneira, vou listar um roteiro inspirado no que fizemos, com algumas adaptações.

CANAL CENTRAL DE AVEIRO: BARCO MOLICEIRO, RIA DE AVEIRO E ART NOVEAU

Em primeiro lugar fomos no Canal Central de Aveiro com os coloridos barquinhos, que são a principal atração turística. Também ali já vemos ao fundo os prédios no estilo Art Noveau, incluindo o Museu da Arte Nova, mostrando porquê Aveiro é considerada cidade-museu desse estilo arquitetônico. 

Em outras palavras, a junção da Ria de Aveiro, dos moliceiros e dos edifícios em Art Noveau são a mais completa visão cartão postal da cidade e devem estar no topo da lista sobre o que fazer em Aveiro.

Em tempo: quem quiser fazer o passeio de barco, pode reservar com antecedência.

OVOS MOLES DE AVEIRO NA PEIXINHO

Depois seguimos para provar um dos doces mais icônicos de Portugal, os ovos moles. Provenientes do Mosteiro de Jesus de Aveiro, são mais um exemplo da doçaria conventual, onde as religiosas aproveitavam as gemas, que eram sobras das claras que engomavam os hábitos, como base para os doces. Nossa escolha para esse momento foi a Confeitaria Peixinho, inaugurada em 1856 e que se intitula a mais antiga casa da especialidade. O lugar é uma graça e já vale a visita. Além disso, fica numa área simpática da cidade. E sim, os docinhos são bem gostosos, lembram um quindim, mas mais moles e envoltos em uma folha de hóstia.

O que fazer em Aveiro: comer ovos moles na Peixinho

PRAÇAS E RUELAS

É certo que o centro da cidade tem várias ruelas e praças cheias de charme. Assim, vale se perder por elas. Nesse sentido, a Praça da Arcadas, no burburinho central, é um bom exemplo. Bem como a Praça 14 de julho, uma das principais do popular Bairro da Beira-Mar, já nos arredores da próxima atração. 

MERCADOS DO PEIXE, CAIS DOS BOTIRÕES E BAIRRO DA BEIRA-MAR

Depois do passeio pelas praças, uma ideia é seguir para o Mercado do Peixe para um almoço (o que acabamos não fazendo já que chegamos à tarde). 

De qualquer maneira, por ali também fica o Cais dos Botirões, um dos mais fotogênicos da cidade. E ainda é possível adentrar mais pelo Bairro da Beira-Mar, uma região das mais características e populares de Aveiro.

PONTE DOS LAÇOS DA AMIZADE

Em seguida, nossa próxima parada foi a colorida Ponte dos Namorados, ou Ponte dos Laços da Amizade. Em resumo, foi uma bela ideia de substituir a moda dos cadeados com fitinhas que celebram a união e o amor.

Aliás, pertinho está o Forum Aveiro, uma espécie de shopping, mas como diferencial de ser um espaço a céu aberto, com direito a um jardim suspenso.

Quem se entusiasmar com lugares fotogênicos pode seguir ainda para a escadaria “I love Aveiro”, mas achamos que fica meio fora de mão para ir a pé para os demais programas.

Outras atrações nos arredores do centro histórico

Do centro histórico, nós finalizamos nosso passeio na praia da Costa Nova. Mas listo aqui outras atrações no seu entorno, para quem quiser dedicar mais tempo por lá.

  • Parque Infante Dom Pedro (700 m do Canal Central de Aveiro): Parque com jardins, pontes, fontes, lagos e um coreto, ideal para quem busca um descanso no passeio.
  • Salinas de Aveiro (850 m do Canal Central de Aveiro): Aveiro tem uma grande tradição com a produção de sal. Assim, é possível visitar as salinas, bem como uma das marinhas, como a Marinha da Noeirinha, e ainda tomar banho nas águas salgadas.
  • Passadiços de Aveiro (Começo no Cais de São Roque, 1 km do Canal Central de Aveiro, ou no Cais da Ribeira da Esgueira, cerca de 3 km depois): percurso pedestre de 7.5 km que beira a Ria de Aveiro. Apesar do começo ser no Cais de São Roque, é a parte a partir do Cais da Ribeira de Esgueira que há contato maior com a natureza, fauna e flora locais.

PRAIA DA COSTA NOVA

Sem dúvida, a praia é um dos principais cartões postais de Aveiro. As casinhas pintadas com listras coloridas eram no passado armazéns, onde os pescadores guardavam redes e outros artefatos. Depois que eles se mudaram com as famílias para a região, reza a lenda que as cores surgiram para que do mar fosse fácil achar as suas casas em dias de nevoeiro.

Por lá, após vermos as construções, presenciamos um lindo pôr do Sol da praia.

Dica sobre o que fazer em Aveiro: praia da Costa Nova

COMO MONTAR O ROTEIRO

Depois de ver as atrações que mais interessam, vale olhar no mapa a localização e se for o caso fazer as adaptações no roteiro sugerido acima. 

AVEIRO E O QUE MAIS

Aveiro cabe bem em um dia inteiro. Mas em um passeio mais apressado poderia ser conhecido junto com Coimbra (63 km), em bate e volta do Porto. Outra ideia é conhece-la em um pit stop entre Lisboa e o Porto (o desvio soma apenas 15 Km ao trajeto).

Por fim, espero que as dicas sobre o que fazer em Aveiro tenham te inspirado a conhecer a colorida cidade. Confesso que o destino não está no meu topo de cidades do Centro/Norte de Portugal. Ainda assim certamente valeu o passeio e recomendo a quem tiver tempo pelo país.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter