Skip to content

Sesimbra: o que fazer e dicas da charmosa vila

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
O que fazer e outras dicas de Sesimbra, charmosa vila piscatória aos pés da Serra da Arábida
Visitar Sesimbra: dica sobre o que fazer na Serra da Arrábida

Certamente Sesimbra foi uma boa surpresa que tivemos em Portugal. Ainda mais pela curta distância da capital portuguesa – são apenas 40 km! Dessa forma, pode tranquilamente ser um bate e volta de Lisboa. Em resumo, trata-se de uma charmosa vila piscatória, com uma orla simpática, um peixe que se diz o melhor do mundo, além de várias atrações interessantes para fazer. Além disso, ela ainda está nos pés da Serra da Arrábida, sendo uma boa base também para conhecer os atrativos desta região. Assim, vou contar aqui o que fazer em Sesimbra e te dar todas as dicas para um passeio bem bacana.

Aliás, se você quiser fazer um bate e volta de Lisboa, não deixe de conferir um roteiro prontinho com o melhor da Serra da Arrábida, que inclui passeio por Sesimbra. Já se tiver mais tempo para desbravar a região, vale conferir o guia do que fazer na Serra da Arrábida.

O QUE FAZER EM SESIMBRA

ORLA DE SESIMBRA E PRAIAS

Passear pela orla de Sesimbra é um programa muito agradável. A vista da praia da Califórnia é bem bonita, com a montanha da Serra da Arrábida ao fundo, em sua lateral. Tem vários restaurantes, cafés e sorveterias ao longo das praias Califórnia e do Ouro. Além disso, vale reparar na arte de rua que espalhou pela orla, com referências à cultura do mar e da pesca, típicas da região.

Se a ideia for pegar praia mesmo, a saber, a oeste de Sesimbra, a PRAIA DA RIBEIRA DO CAVALO é linda (ainda que não tenhamos ido, vale dar um google para ver), porém seu acesso é mais difícil, via trilha. Além dela, a Serra da Arrábida tem várias praias lindas, como o Portinho da Arrábida e Galapinhos, conforme falo no roteiro de 1 dia que fizemos à Serra e a Sesimbra

Orla de Sesimbra: DICA SOBRE O QUE FAZER EM sESIMBRA

GASTRONOMIA: O PESCADO DE SESIMBRA

A fama do vilarejo é de ter o melhor peixe do mundo, por conta da qualidade e temperatura da água, junto às técnicas dos pescadores da vila. Não sabemos se é o melhor do mundo, mas de fato comemos um peixe maravilhoso por lá. Ou seja: não deixe de experimentar. Aliás, nossa escolha foi na Casa Mateus.

Pescado de Sesimbra: dica sobre onde comer em Sesimbra

FORTALEZA DE SANTIAGO (FORTE DE SANTIAGO DE SESIMBRA)

Trata-se de uma fortaleza construída no século 17, onde já havia um forte do século 16. Possui uma vista incrível do mar e da orla de Sesimbra. Além disso, ela abriga o Museu Marítimo de Sesimbra, que conta a história da vila e da sua cultura marítima e piscatória.

Fortaleza de Santiago, Sesimbra: o que fazer em Sesimbra

CASTELO DE SESIMBRA

Castelo medieval, no alto de uma encosta, com uma vista maravilhosa da vila e do mar de Sesimbra. A construção é do século 9, mas foi no século 12 que D. Afonso Henriques a conquistou. Sua posse oscilou entre muçulmanos e cristãos e posteriormente foi doado à Ordem de Santiago para repovoamento. A entrada é gratuita.

Castelo de Seseimbra: atração imperdível em Sesimbra

CABO ESPICHEL

O Cabo possui uma vista incrível de praias e falésias e é uma ótima pedida para um pôr do Sol lindo. Ali estão um farol e o Santuário de Nossa Senhora do Cabo. 

Além das belezas naturais e da arquitetura e religiosidade do Santuário, que já fazem valer o passeio, o Cabo é cheio de história, lendas e mistérios.

Por exemplo: há marcas que teriam originado a história da Pedra de Mua, segunda a qual uma mula transportou Nossa Senhora do Cabo e deixou suas marcas nas rochas. Porém, há ainda quem acreditasse que Mua, na verdade, se referiria à uma das portas de Atlântida, a ilha perdida da lenda de Platão.  Fora as lendas para o surgimento da imagem de Nossa Senhora do Cabo e os registros de cultos diversos nas grutas da região.

Por ali, há marcas maiores, que são pegadas de dinossauros de milhões de anos atrás. Aliás, para quem tem maiores interesses nessa temática, em Sesimbra também fica a Jazida de Icnofósseis da Pedreira do Avelino.

Pôr do Sol no Cabo Espichel: dica sobre o que fazer em Sesimbra

LAGO DE ALBUFEIRA E REDONDEZAS

Ainda no concelho de Sesimbra, mas fora da vila, fica a Lagoa de Albufeira e a Praia do Meco. 

A Lagoa tem um visual bonito e é famosa por práticas de esportes como o windsurfe. Já a sua parte conhecida como Lagoa Pequena se destaca pela observação das aves. Ela desemboca na praia do Meco, a principal desta região.

Lagoa de Albufeira: dica sobre o que fazer em Sesimbra

Perto, está a Herdade do Cabeço da Flauta, uma espécie de bosque boa para os pequenos correrem, para um piquenique ou para descansar nas sombras das enormes árvores.

ONDE FICAR EM SESIMBRA

Sesimbra é um destino delicioso para passar mais tempo, sobretudo para quem quer desbravar melhor a Serra da Arrábida. Ainda mais que conta com uma boa gama de hotéis a beira-mar, sobretudo na orla da Praia da Califórnia. 

Já para quem vai com grupo maior e quiser ficar pela área da Lagoa de Albufeira, ficamos nesse casa, pelo Air Bnb e adoramos. Confortável, moderna, com piscina, churrasqueira, quintal e uma vista para a floresta. 

Por fim, recomendo uma visita a essa simpática e charmosa vila piscatória, mesmo que como um bate e volta de Lisboa. Espero que gostem! 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter