Skip to content

Pinguins em Chiloé: bate e volta de Puerto Varas

Bate e volta Puerto Varas a Chiloé: como chegar de carro e tudo sobre o passeio às pinguineras
Pinguins em Chiloé

Em fevereiro de 2017, estivemos na região dos Lagos Andinos, no Chile. Lá, nossa base foi a cidade de Puerto Varas. Depois de fazermos os principais passeios da região, decidimos fazer um bate e volta mais distante. O motivo era claro: ver pinguins em Chiloé. Em outras palavras, a Baiá de Puñihuil, na ilha, recebe os ilustres visitantes, no verão. Assim, vou compartilhar aqui todas as dicas aqui da visita às pinguineras de Chiloé. 

Em resumo, o bate e volta valeu muito. Mas, confesso que, lendo tudo o que a ilha de Chiloé tem a oferecer, ficou um gostinho de querer voltar, para explorar mais.

Voltando aos Lagos Andinos, para saber tudo sobre a nossa viagem: quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer, com dicas dos passeios, não deixe de ler as dicas dos Lagos Andinos. Nesse sentido, vale conferir também as dicas das outras cidades que conhecemos na região: Puerto Varas, Frutillar e Puerto Octay e Puerto Montt e o Mercado de Angelmó.

ALÉM DOS PINGUINS EM CHILOÉ...SOBRE A ILHA

Chiloé é o maior arquipélago do Chile e fica na região de Los Lagos. É uma ilha mais autêntica no país, com turismo crescente, mas ainda relativamente pouco explorado. Os principais atrativos estão nas igrejas, reconhecidas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e nos bairros de palafitas, na região de Castro. Fora isto, a beleza natural também é um forte destaque, com árvores diversas, bem como aves, além, é claro, do que motivou o nosso passeio, os pinguins em Chiloé.

COMO CHEGAR À BAIA DE PUÑIHUIL, CHILOÉ

Fomos de carro alugado de Puerto Varas a Chiloé. 

Inicialmente, dirigimos cerca 60 km até a balsa (próxima a cidade de Pargua), onde embarcamos com o carro e permanecemos por cerca de 30 minutos. Saindo da balsa, dirigimos mais cerca de 30 km até Ancud, cidade próxima a Puñihuil, local onde ficam as pinguineras de Chiloé. Após chegarmos, deixamos o carro no estacionamento na própria praia de onde saem os barcos para o passeio.

Preço: pagamos 12 mil pesos por trecho da balsa

A saber: Não tem posto de gasolina na estrada!! Por essa razão, passamos um perrengue andando no limite e com medo de o carro enguiçar. Ou seja, a dica é encher o tanque em Puerto Varas e conferir se está tudo ok em Chiloé antes de voltar.

Como ver pinguins em Chiloé: Baía de Puñihuil, local das pinguineras da ilha

OS PINGUINS EM CHILOÉ

Antes de mais nada, e de onde vem os pinguins em Chiloé? Pois bem, os animais que visitam a baía de Puñihuil, na primavera e no verão, são os pinguins de Magalhães, vindos da Patagônia, e os pinguins de Humboldt, vindos do Peru e do Chile. É o período de reprodução deles. Geralmente os filhotes nascem em dezembro e a família parte em março. Enfim, uma coisa linda de se ver!

PASSEIO DE BARCO ÀS PINGUINERAS DE CHILOÉ

Hora de ver os pinguins em Chiloé. O barco que faz o passeio nos levou para próximo de quatro ilhotas, onde estão as pinguineras a ilha. Ao menos quando fomos, vimos muitos deles (li relatos de quem não teve tanta sorte…), além de várias espécies de aves, mostradas cuidadosamente pelo guia, e ainda avistamos um golfinho à distância. Um passeio muito natureza!

Preço: 7 mil pesos por pessoa

Em tempo: é uma distância considerável para um passeio de cerca de 40 minutos e os pinguins são avistados de dentro do barco. Ou seja, vale ponderar enquanto bate e volta, ainda que eu tenha achado que valeu muito a pena, já que é um que conseguimos ver pinguins em Chiloé, que era o objetivo, em um passeio agradável.

 

RESTAURANTES

Tem vários restaurantes na Baía de Puñunhil, em frente à praia de onde saem os passeios de barco. A melhor opção é almoçar por lá mesmo, uma vez que é um bate e volta. Dessa maneira, escolhemos um que achamos mais simpático e comemos um ótimo salmão.

Por fim, achamos que o passeio para ver os pinguins em Chiloé valeu muito! Espero que as dicas te inspirem!

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter