Skip to content

O que fazer em Puerto Varas, nos Lagos Andinos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Dicas de Puerto Varas, nos lagos andinos: sobre, como chegar, onde ficar, onde comer e o que fazer.
Igreja do Sagrado Coração de Jesus, ponto turístico de Puerto Varas, no Chile

Em fevereiro de 2017, estivemos nos Lagos Andinos.  Logo, vou compartilhar aqui todas as dicas sobre o que fazer em Puerto Varas, Chile, nossa base na região. Desde já, adianto que adoramos conhecer essa charmosa cidade e, assim, vou falar ainda sobre onde ficar, bem como onde comer (com dicas de hotel e restaurantes em Puerto Varas, especificamente).

Já para saber tudo sobre o planejamento, a região e os lindos passeios, tem uma matéria completa com todas as dicas que você precisa saber dos Lagos Andinos.  Ou seja: quando ir, como chegar e o que fazer, com detalhes da ida ao vulcão Osorno, Saltos do Petrohué e Lagos Todos los Santos.

E ainda, vale conferir os passeios às outras cidades de Los Lagos, nos posts sobre Frutillar e Puerto Octay, Puerto Montt e o Mercado de Angelmó e Chiloé e os Pinguins.

SOBRE

Puerto Varas, no Chile, é uma cidade charmosa localizada no norte da Patagônia. Com ótimos hotéis e restaurantes, é a base ideal para explorar a região dos Lagos Andinos. Ainda mais com um visual lindo do Lago Llanquihue e do vulcão Osorno. Em síntese, o destino é um meio termo perfeito entre oferta de passeios incríveis e clima aconchegante para relaxar.

O que fazer em Puerto Varas: contemplar o lago e o vulcão Osorno
Lago Llanquihue com vulcão Osorno ao fundo

COMO CHEGAR

O voo a partir de Santiago dura menos de 2 horas. A saber: há saídas diárias. Já no aeroporto de Porto Montt, alugamos um carro e seguimos para Puerto Varas, cerca de 20 km distante.

ONDE FICAR EM PUERTO VARAS

Ficamos em Puerto Varas, em uma aconchegante cabana no Club del Lago, no Hotel Cabanas del Lago. De positivo, o hotel tem uma ótima infraestrutura, boa decoração, bom café da manhã, piscina aquecida maravilhosa (que aproveitamos no dia de chuva) e o visual da cabana em que ficamos é espetacular. Em outras palavras, foi uma experiência incrível e um dos pontos altos da viagem.

Hotel Cabañas del Lago, dica sobre onde ficar em Puerto Varas, Chile
Piscina do hotel Cabañas del Lago, em Puerto Varas, Chile

ONDE COMER: RESTAURANTES EM PUERTO VARAS

Existem ótimas opções de restaurantes em Puerto Varas.

Dito isso, aproveitamos bem a oferta de frutos do mar no restaurante Casavaldes e do famoso salmão no Fogon las Buenas Brasas, mas existem diversas opções de restaurantes em Puerto Varas que oferecem o peixe, uma vez que esta parece ser a maior especialidade da cidade. 

Também fomos a um excelente de carnes, La Marca.  

De pizza, conhecemos a ótima Mesa Tropera, que valeu pelas pizzas, muito boas, e pelo ambiente bonito e descontraído, cervejas artesanais da Patagônia e o vistão para o lago. Pelo conjunto, acabou sendo um dos nossos lugares preferidos, dentre os restaurantes na cidade.   

Entretanto, além dos bons restaurantes em Puerto Varas, a cidade possui vários cafés aconchegantes, que merecem visita. Afinal, nada melhor para curtir o frio que tomar um bom chocolate quente, não é mesmo? Sendo assim, nossas tardes foram nos cafés Cassis e na Casa Mawen.

Cafés e restaurantes em Puerto Varas: destaque da cidade
Café e chocolate quente no Café Cassis, em Puerto Varas, Chile

O QUE FAZER EM PUERTO VARAS

Caminhar pela orla, contemplando o vulcão ao fundo, é um programa imperdível. Há um píer em frente a Plaza de Armas para apreciar o cenário. Mas pela localização do nosso hotel, o fim de dia sempre acontecia no mirador La Puntilla, que tem um visual incrível. 

Ali fica a Escultura da Princesa Licarayen. Ela diz respeito à lenda de que um espírito vivia no vulcão Osorno e não gostava do amor entre a princesa e o guerreiro da tribo local. Em resumo, para acalmar a fúria dele, o guerreiro teria que entregar o coração da sua amada, e assim o fez. A consequência foi a nevasca que acabou com erupção do vulcão e o cobriu de neve, que derreteu com o calor, criando o lago Llanquihue. Interessante, não?

A cidade, que possui influência alemã, tem como um dos principais cartões postais a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, com suas torres vermelhas (escolha da foto de capa). Se quiser uma vista do alto, que inclua a igreja e o lago com o vulcão, o Cerro Calvario é o local, mas acabamos não indo. Neste sentido, as casas típicas, de madeira, são uma atração à parte.

No centro há um comércio local, com lojas, incluindo marcas famosas como a The North Face, feirinhas diversas, além de locais para compra de artesanato, como a Fundación Artesanías de Chile e um cassino.

Fora as atrações de Puerto Varas em si, a região dos Lagos tem diversos passeios incríveis, como a subida ao Vulcão Osorno, a contemplação dos Saltos de Petrohué e o passeio no Lago Todos Los Santos. Aliás, tudo explicado nas dicas sobre os Lagos Andinos. E ainda sobre as cidades vizinhas, Frutillar e Puerto Octay e Puerto Montt.

Por fim, espero que as dicas sobre o que fazer em Puerto Varas te inspirem a conhecer essa charmosa cidade!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter