É impressionante a quantidade de pequenas cidades e vilas europeias que parecem cenário de filme, com flores, cantinhos fotogênicos, construções antigas, autenticidade e muita história. Essa singela lista obviamente não esgota o assunto e se resume aos lugares que já visitamos. Mas todas as vilas que estão aqui são lindas e nos encantaram muito! Também está cheia de vilarejos em Portugal daqueles que, confesso, não esperava encontrar pelo país. Assim, vamos nos deliciar com essas lindezas!
1 - BOSA, ITALIA
Bosa, na Sardenha, foi uma das vilas europeias mais lindas que conhecemos. Sabe aquele lugar turístico, mas nem tanto, daqueles em que se vê os velhinhos locais nas janelas? Pois bem, além disso o cenário colorido das casinhas é lindo demais! Da outra margem do rio, atravessamos a Ponte Vecchio e nos perdemos sem muito rumo. Também é possível subir até o Castello Malaspita, para finalizar o passeio.
2 - ÓBIDOS, PORTUGAL
A pequena e encantadora vila portuguesa tem um passado rico e aspecto medieval, com direito a uma muralha que a cerca e um imponente castelo. E também a sua beleza, com cantinhos de charme, flores e detalhes coloridos nas suas casas brancas. Junto a isso, Óbidos se destaca por dois clássicos gastronômicos, o chocolate e bebida ginjinha que aliás, podem ser degustados juntos.
3 - BESALÚ, ESPANHA
O cartão postal de Besalú é sua ponte, que a versão original é do século 11. Trata-se de uma construção fantástica e uma das mais lindas cidades medievais da região da Catalunha, na Espanha. Sem dúvida, comtemplar a ponte dos diversos ângulos transporta o viajante para séculos atrás!
4 - CHAVES, PORTUGAL
Fronteiriça com a Espanha, romana e termal, assim é Chaves. Cheia de história, foi disputada por diversos povos ao longo dos séculos. E é do tempo dos romanos que está a mais icônica da cidade. Bem como a fama das propriedades de suas águas termais. É certo que Chaves é encantadora, com direito à Castelo, fortaleza e centrinho para lá de charmoso, daqueles que parecem ter saído de um conto de fadas.
5 - HALLSTATT, ÁUSTRIA
A romântica Hallstatt combina a beleza natural das montanhas e do lago às construções pitorescas da igrejinha e das casas alpinas, em um cenário que parece saído dos livros! Com cerca de mil moradores, é Patrimônio mundial pela UNESCO e tem grande importância desde a pré-história, devido à sua mina de sal, a mais antiga do mundo.
6 - AMARANTE, PORTUGAL
Amarante é imperdível em uma viagem por Portugal, a quem curte as charmosas vilas europeias. Sem dúvida, Amarante é uma joia turística, onde se destacam a beleza, o charme e a gastronomia. Ela faz parte da Rota do Românico, caminho que contempla monumentos de estilo românico na região do rio Tâmega. Além disso, o jornal The Guardian a elegeu como um dos destinos europeus a se visitar em 2021.
7 - SAN PANTALEO, ITALIA
Antes de mais nada, San Pantaleo foi a descoberta da viagem à Sardenha! Em outras palavras, trata-se de uma das vilas europeias mais lindas e charmosas em que já estivemos. Ainda que o centrinho seja compacto, a imponente montanha Cugnana ao fundo da praça, com a igrejinha, simpáticos restaurantes e lojinhas de artesanato valem muito a visita!
8 - ROTHEMBURG OB DER TABER, ALEMANHA
Se você ama cidades medievais, precisa conhecer Rothenburg Ob Der Taber, frequentemente considerada a mais bonita da Rota Romântica alemã e uma das vilas europeias mais charmosas. Em outras palavras, parece um cenário de conto de fadas! Afinal, imagina uma cidade medieval muito bem preservada, amuralhada, com lojas lindinhas e arquitetura enxaimel. Não é à toa que inspirou Walt Disney a fazer a vila do personagem Gepeto, no desenho Pinóquio. Aos fãs de Natal, como eu, uma boa notícia: a cidade é sede da loja Käthe Wohlfahrt, uma das mais tradicionais de produtos natalinos do mundo.
9 - SABUGUEIRO, PORTUGAL
A aldeia mais alta de Portugal é conhecida por ser terra de pastores, do seu queijo de altíssima qualidade e dos cães da Serra. Assim, em um fim de tarde lá conseguimos ver tudo isso: um senhor com inúmeras ovelhas, algumas lojinhas de queijo (onde fiz questão de comprar alguns dessa maravilha) e os cachorrinhos peludos. No entanto, também vimos um pôr do Sol espetacular com a linda aldeia ao fundo e sua arquitetura de casas de granito. Em outras palavras, contemplar o fim de tarde em Sabugueiro foi certamente um dos pontos altos da nossa viagem à Serra da Estrela.
10 - MITTENWALD, ALEMANHA
Mittenwald é uma cidade encantadora, que não parece real tamanha beleza! Além disso, quando fomos ainda estava nevando e o vilarejo estava decorado para o Natal! Posteriormente, descobri que Mittenwald tem uma forte tradição de violinos, tendo até mesmo um museu com este tema (Geigenbaummuseum). Descobrimos, ainda, que ela faz parte da Rota dos Alpes. Bacana, né?
11 - SINTRA, PORTUGAL
Sintra é presença garantida quando pensamos nas mágicas vilas europeias. Em meio à arquitetura romântica, é imperdível passear pelo complexo de parques, quintas, palácios e Castelos. Seu centro histórico é charmoso, vivo e colorido. Além disso, tem um clima de Serra, com muito verde e natureza ao redor. Na parte gastronômica, encontramos as deliciosas queijadas e travesseiros de Sintra, ícones da doçaria portuguesa. Em outras palavras, é fácil entender porque a Paisagem Cultural de Sintra é declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
12 - ASSIS, ITÁLIA
Quem curte vilarejos medievais deve incluir Assis numa viagem pela Itália. A cidade – terra de São Francisco e Santa Clara e que atrai peregrinos até hoje – é cheia de cantinhos charmosos, floridos em meio às construções de pedra.
13 - GUIMARÃES, PORTUGAL
Guimarães tem um dos centros históricos mais importantes de Portugal, o que justifica a visita quando pensamos em cidades vilas europeias. Afinal, durante o século 12, a cidade – Patrimônio Mundial pela UNESCO – foi palco da batalha que levaria ao nascimento do país. Mas além de toda essa riqueza, o centro muito bem preservado parece saído de um livro histórico. Só para ilustrar, Guimarães tem Castelo medieval, igrejas, ruelas, casario antigos e praças coloridas, cheias de vida.
14 - GARMISCH - PARTENKIRCHEN, ALEMANHA
No coração dos Alpes da Alemanha, aos pés do Zugspitze, o ponto mais alto do país está Garmisch-Partenkirchen. Juntamente à característica de vila alpina, obras de artes estão expostas nas casas da cidade, uma vez que é típico nessa região haver afrescos nas fachadas. Ou seja, realmente uma graça de vilarejo!
15 - PONTE DE LIMA, PORTUGAL
Ponte de Lima se intitula como a vila mais antiga de Portugal, fundada em 1125. Certamente sua imagem mais icônica é a ponte romana e medieval sobre o Rio Lima, que deu origem ao seu nome. Ainda mais que, além da beleza, por ela passaram – e ainda passam – milhares de peregrinos que fazem o Caminho de Santiago de Compostela. Com resquícios do período romano, se tornou um burgo durante a Idade Média, razão pela qual vemos muralhas e torres, do século 14. Aliás, a visão das duas que permaneceram até hoje nos presenteia num passeio pelo centro histórico. Atualmente, Ponte de Lima combina espaços verdes com arquitetura medieval em uma das mais encantadoras vilas do país, com a emblemática ponte ao fundo.
2 Comments
Fico tão feliz que tenha várias cidades/vilas portuguesas nas suas escolhas. De facto são todas maravilhosas. Eu pessoalmente sou apaixonada por Sintra e desde pequena dizia que se algum dia tivesse que deixar Coimbra seria para viver em Sintra.
Patrícia, seu país é incrível! Por desconhecimento, não esperava conhecer tantas vilas encantadoras em Portugal. Cada lugar é único, com suas especificidades! Mas certamente os vilarejos portugueses em nada deixam a desejar em relação aos outros países europeus!