Quando programamos a nossa viagem à Espanha, pensei, inicialmente, em fazer o clássico Madri – Barcelona. Entretanto, durante a pesquisa, acabei descobrindo a quantidade de lugar bacana que tinha para conhecer na Catalunha e, por isso, mudei os planos para ficar só por lá. Nesse sentido, Besalú é um desses lugares, sem dúvida. Nós a conhecemos a partir de um bate e volta de Barcelona, conjugado com a cidade de Girona. Uma vez que elas são relativamente próximas, conseguimos visitá-las no mesmo dia e, apesar do tanto de coisa para ver, fizemos tudo sem pressa. Aliás, para ver a primeira parte desta viagem, não deixe de ler o post sobre Girona.
Em síntese, sobre Besalú, trata-se de uma linda e encantadora cidade medieval, com patrimônio muito bem preservado, bem como com uma ponte cênica, que nos leva a séculos passados.
Nesta mesma viagem pela Catalunha, além das cidades medievais de Besalú e Girona, conhecemos também Barcelona e Menorca, uma das Ilhas Baleares, e, como resultado, tivemos uma fórmula que eu adoro, de cidade grande, cidade medieval e praia.
SOBRE BESALÚ
Besalú é um vilarejo pertencente à província de Girona, na região da Catalunha. Repleta de história, já foi ocupada pelos celtas, íberos e romanos. Sua ponte, com a versão original do século 11, é uma construção fantástica e uma das mais lindas cidades medievais da região.
COMO CHEGAR
Nossa viagem foi um bate e volta de Barcelona, com primeira parada em Girona. Assim, do centro histórico de Girona, partimos na direção da estação de ônibus, que aliás fica bem próxima à estação de trem, por onde chegamos de Barcelona. Compramos a passagem na hora e pegamos o próximo ônibus com destino a Besalú. Por sinal, vale conferir os horários no site da Teisa com antecedência. Por fim, chegamos a Besalú em cerca de 1 hora a partir de Girona e, em pouquíssimo tempo de caminhada, estávamos no centro histórico.
O QUE FAZER EM BESALÚ
A grande atração de Besalú é a sua impressionante ponte medieval, com uma torre fortificada e com as arcadas sobre o rio. Ainda que ela tenha sido restaurada, há registros da versão original já no século 11. Assim, contemplamos a ponte de todos os ângulos possíveis e tiramos muitas fotos.
Além dela, também há uma judería com pequenas ruelas e uma praça com um centrinho medieval fofo e construções de pedra.
A saber: Besalú é bem pequena e com menos “conteúdo” que Girona. Mesmo assim, sua ponte foi a obra que mais me impressionou e me remeteu aos tempos passados, neste passeio. Em outras palavras, fiquei encantada com o vilarejo, tanto que ele se tornou uma das cidades medievais que eu mais gostei de conhecer até hoje. Ou seja, achei muito válido incluir no roteiro.


A VOLTA
Por fim, voltamos de Besalú, no fim da tarde. A volta de transporte público pode ser feita de ônibus direto para Barcelona ou de ônibus para Girona e depois trem para Barcelona. Acabamos fazendo o mesmo trajeto da ida (ônibus e trem), não lembro se por conta do horário do ônibus.
Optamos por comprar tudo na hora, pois não sabíamos quanto tempo iríamos levar em cada lugar e, felizmente, deu tudo certo!
No comment yet, add your voice below!