Skip to content

Hallstatt, o vilarejo de cartão postal da Áustria

Dicas de Hallstatt: como chegar, por que ir, o que fazer, quanto tempo ficar e onde comer no vilarejo de cartão postal da Áustria
Cenário de cartão postal de Hallstatt, Áustria

Nossa viagem pela Alemanha e Áustria foi focada em curtir o clima de Natal e explorar a região dos Alpes nos dois países. Durante a nossa estadia em Salzburg, fizemos um bate e volta à cidade de Hallstatt, na Áustria. Ficamos encantados com a beleza e romantismo de Hallstatt no inverno: o vilarejo de cartão postal fica ainda mais charmoso com a neve pelas ruas e pelas montanhas dos Alpes austríacos. Assim, compartilho aqui as nossas dicas: como chegar, por que ir, o que fazer, quanto tempo ficar e onde comer em Hallstatt.

Aliás, para ver todas as dicas do planejamento desta viagem, não deixe de ler o “Roteiro de carro e trem pela Alemanha, Áustria e Eslováquia

COMO CHEGAR

Chegamos a Hallstatt de carro, em um trajeto de cerca de 80 km, a partir de Salzburg. No caminho fizemos um desvio para conhecer rapidamente o belo lago Gosausee, conforme falarei adiante.  

A ida de carro é a melhor opção, pois de transporte público, além da duração maior, é necessário fazer baldeações. (ônibus 150 Slazburg–Bad Ischl + trem Bad Ischl-Hallstatt +barco)

Hallstatt tem três estacionamentos. O P1, mais afastado que os demais (ainda assim poucos minutos de caminhada), deve ser a escolha para quem vai pernoitar no vilarejo.

POR QUE IR

Hallstatt é linda, charmosa e romântica.  Combina a beleza natural das montanhas e do lago às construções pitorescas da igrejinha e das casas alpinas, proporcionando aos visitantes um cenário de cartão postal!

Cerca de mil pessoas vivem por lá. Patrimônio mundial pela UNESCO, o vilarejo tem grande importância desde a pré-história, devido à sua mina de sal, a mais antiga do mundo.

Não posso deixar de frisar que o centro é bem pequeno e com muitos de turistas por todas as partes, até porque, devido à sua beleza, a aldeia foi “copiada” em uma cidade na China.

Exemplo da beleza de Hallstatt no inverno, com neve.
Centro histórico de Hallstatt, Áustria

O QUE FAZER EM HALLSTATT

É uma cidade para contemplar o visual cênico, o lago, as montanhas, a igrejinha, andar pelas ruas do centrinho despretensiosamente, um prato cheio para quem curte fotografar! O visual de Hallstatt no inverno fica incrível. E, sendo dezembro, ainda havia uma árvore de Natal no centrinho. Mas imagino que durante o ano inteiro ele seja demais! 

A Marktplatz é a principal praça, onde há mais opções de comércio.  Contudo, o centro é bem compacto.

Hallstatt no inverno é puro charme, mas vale frisar que alguns passeios podem não estar abertos ou com bom tempo para serem feitos. Neste sentido, acrescento dois passeios bacanas ao seu roteiro que nós não fizemos:

A mina de sal, Salz Welten, – a mais antiga do mundo. Fomos em dezembro e ela estava fechada. Então, não deixe de conferir os preços e horários de funcionamento da Salz Welten. Se, quando você visitar a cidade, ela também não estiver funcionando e você tiver interesse, considere ter essa experiência em Hallein, arredores de Salzburg. Nós adoramos.

Mirante Skywalk, que não fomos, pois o dia estava nublado e por vezes chuvoso, com visibilidade bem ruim.

Ambos são acessíveis por um funicular.

A quem se interessar, há ainda um museu na cidade, o Hallstatt Museum, que conta com mais detalhes a importante história do vilarejo.

Hallstatt no inverno: árvore de Natal e neve acumulada.
Marktplatz, a praça principal de Hallstatt, Áustria

PASSEIO NOS ARREDORES DE HALLSTATT

LAGO GOUSAUSEE

Lago lindo que fica a cerca de 20 km de Hallstatt e por onde passamos antes de irmos à cidade. É verdade que não estava tão transparente quanto as fotos que tinha visto dele no verão. Assim como o excesso de neve não o deixava tão convidativo para caminhadas. Ainda assim o visual nevado é incrível!

Lago Gosausee, arredores de Hallstatt, Áustria

QUANTO TEMPO

Nós ficamos algumas horas, incluindo a ida ao lago, mas não conseguimos fazer algumas atrações, como mencionei acima. Para fazê-las, sugiro 1 dia inteiro.

Mas acho que vale um pernoite para quem quiser curtir um vilarejo charmoso com calma, e principalmente, poder ver essa graça de cidade sem tantos turistas.  Ou ainda, para os que forem durante o inverno e quiserem fazer base em Hallstatt para esquiar nos arredores de Gosau. Quando passamos de carro por lá, vimos o Skiregion Dachstein West, por exemplo, com muitas famílias com crianças e nos pareceu um lugar com atrações para “brincar na neve”.

ONDE COMER EM HALLSTATT

Não vimos muitas opções de onde comer na cidade, ao menos em dezembro. Acabamos por almoçar no Restaurant im Seehotel Gruner Baum, do hotel de mesmo nome, um pouco mais caro que a média dos demais da viagem. A comida estava boa (nada excepcional), mas o local tem uma vista maravilhosa para o lago! Aliás, pelo visual, este hotel parece uma boa opção a quem for se hospedar na cidade.

Sem dúvida a beleza de Hallstatt impressiona! Por fim, espero que as dicas tenham te inspirado a conhecer o destino. 

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter