Antes de mais nada, é impressionante a quantidade de destinos incríveis no norte de Portugal, com vilarejos cheios de charme e personalidade. Aliás, muitas vezes ainda pouco explorados pelos turistas internacionais. Depois de morarmos por quase 2 anos por lá, vou listar aqui meus passeios preferidos nessa rica região. E o melhor – todos funcionam como bate e volta do Porto, já que ficam em até 1 hora e meia de distância da cidade.
1 - AMARANTE
Amarante é aconchegante e com cenário que parece saído de um filme. O vilarejo tem como principal atração a Ponte – palco da invasão por tropas napoleônicas – e a Igreja de São Gonçalo. Ambas as construções levaram o nome do beato que teve grande importância na sua formação. Em Amarante, nada como se sentar em dos restaurantes à beira rio e contemplar a beleza do destino e do Rio Tâmisa. Se for com um dos vinhos verdes produzidos na região, melhor. Ainda sobre a gastronomia, vale provar o doce fálico típico da região na Confeitaria da Ponte, tradição ambígua em uma cidade religiosa, que dizem vir da fama de casamenteiro de São Gonçalo.
2 - CHAVES
Cidade quase na fronteira com a Espanha, produtora das águas termais tidas como as mais quentes da Europa e com uma ponte romana do século 1! Ou seja: imperdível! Além de conferir as águas terapêuticas, e a construção de séculos atrás, é primordial ver o Castelo, provar um pastel de Chaves e se perder pelas ruelas coloridas. Certamente é uma das vilas mais lindas de Portugal! Assim, Chaves é uma surpresa boa na lista de melhores bate e volta do Porto.
3 - PONTE DE LIMA
Ponte de Lima tem como principal atração a enorme ponte com origem romana e medieval. Cruzar a enorme construção, se possível no fim da tarde, com as luzes acendendo, é um ponto alto numa viagem pelo norte de Portugal. A vila é a mais antiga do país. Assim, vale um passeio sem pressa pelo gracioso centro histórico. Ainda conferir ver os plátanos centenários e o Parque do Arnado, com seus jardins temáticos.
4 - GUIMARÃES
É difícil não ser redundante quando falamos do norte de Portugal. Guimarães é uma cidade linda e charmosa. Além disso, tem um passado rico. Seu Castelo possivelmente foi o local de nascimento de Afonso Dom Henriques, figura chave na formação do país. Vale percorrer o monumento e as praças simpáticas e animadas do centro, além de conferir a clássica muralha “Aqui Nasceu Portugal”.
5 - VIANA DO CASTELO
Viana do Castelo é bem diferente das demais cidades que visitamos. O Santuário de Santa Luzia é esplendoroso e tem uma vista magnífica da cidade. Também é uma cidade à beira-mar e beira-rio. Como resultado, temos um centrinho, além de tipicamente português (com direito a museu dos trajes típicos da região do Minho), com uma orla simpática, com bares e um clima animado. Em outras palavras, (no mínimo) um bate e volta do Porto imperdível.
6 - BARCELOS
Quem nunca viu o principal símbolo português em um souniver qualquer? Pois bem, o galo de Portugal é de Barcelos! Por lá, o viajante tem a oportunidade de conhecer a lenda ao vivo, visitando o palco da história. O centro histórico também é uma graça, com um exemplar do Galo em sua terra natal e ainda um jardim colorido e muito bem preservado.
7 - BRAGA
Braga é história, monumentos e ruelas antigas, mas também é modernidade, agito e tem um quê de cidade grande. A Bracara Augusta, como era conhecida no período romano, é cheia de atrações. Vale ver a antiga Sé, os fotogênicos Jardins de Santa Bárbara, as praças animadas. Da mesma forma, é importante colocar o Santuário de Bom Jesus do Monte no roteiro e ter uma vista panorâmica, além de contemplar a arquitetura do local, em meio a tanto verde.
8 - AVEIRO
Aveiro é uma cidade peculiar no centro-norte de Portugal. Afinal, os barcos moliceiros passeando pelos canais formam um cenário único mesmo, apelidado carinhosamente de Veneza portuguesa. Além disso, Aveiro é a cidade museu do estilo art- noveau. Outro destaque são os ovos moles de Aveiro, um dos mais icônicos doces portugueses. A quem quiser seguir para a praia, a da Costa Nova tem coloridas casas listradas que são um charme.
9 - ARCOS DE VALDEVEZ
Arcos de Valdevez é uma vila pacata no norte de Portugal. Em um mesmo destino, pudemos ter um passeio versátil. Isso porque percorremos o compacto centrinho da vila e também seguimos a Sistelo, aldeia dos verdes socalcos, apelidados de “pequeno Tibet português”.
10 - PONTE DE BARCA
Ponte de Barca é um simpático vilarejo no norte de Portugal. Ainda que ele tenha menos atrativos turísticos, diria que a graça é ser uma vila mais despretensiosa mesmo. De todo modo, uma ponte antiga, um mercado pombalino do século 16 e um amplo jardim garantem um passeio agradável.
Por fim, espero ter te inspirado a desbravar o Norte de Portugal, seja por bate e volta do Porto ou não, que é realmente encantador e surpreendente!
No comment yet, add your voice below!