Skip to content

Alcobaça, Portugal: doces, mosteiro e história

Dicas sobre o que fazer em Alcobaça, além do seu Mosteiro
Mosteiro de Alcobaça, Portugal

Alcobaça é uma cidade portuguesa que se desenvolveu ao redor do seu mosteiro. Próxima de outros destinos turísticos, pode ser incluída em algum bate e volta de Lisboa, motivo pelo qual estivemos lá duas vezes. Mas se engana quem pensa que o Mosteiro de Alcobaça é sua única atração. Aliás, ele não foi o principal motivo das nossas visitas, que tiveram como destaque os tradicionais doces conventuais de Alcobaça. Bem como o simpático centro histórico, que me surpreendeu positivamente. Assim, vou contar aqui sobre a história da cidade e as nossas dicas sobre o que fazer em Alcobaça, Portugal.

SOBRE ALCOBAÇA, PORTUGAL

Alcobaça, em Portugal, é uma cidade com duas histórias únicas. Ambas interligadas ao seu Mosteiro: a Ordem de Cister e a história de amor entre Pedro e Inês.

Vamos começar com a Ordem de Cister, organização religiosa fundada na França durante a Idade Média. Ela é conhecida pelo rigor litúrgico e valorização do trabalho e, em Portugal, seu centro artístico e intelectual foi em Alcobaça. Isso porque o rei Dom Afonso Henriques a doou aos monges em retribuição à ajuda em conquistas contra os mouros. Dessa maneira, no século 12, eles iniciaram a construção do Mosteiro de Alcobaça. Ele acompanha a história da cidade, tem um patrimônio arquitetônico incrível e deixou como legado também os doces conventuais de Alcobaça.  

Agora vamos à história de Amor entre o infante Dom Pedro e Inês de Castro, tida como a mais arrebatadora do país. Antes de mais nada, não é o Dom Pedro do Brasil, e sim o do século 14.  Trata-se de um amor proibido, uma vez que Inês era dama de companhia da mulher de Dom Pedro. Quando a esposa morreu, eles se casaram em segredo e tiveram três filhos. No entanto, a Corte repreendia o relacionamento e o pai dele acabou por mandar assassinar a moça. Quando por fim Pedro assumiu o trono, a reconhece como rainha de Portugal, mesmo depois da sua morte. 

Mas onde entra Alcobaça na história, já que eles viviam em Coimbra? Pois bem, a outra decisão de Dom Pedro foi construir dois túmulos no Mosteiro de Alcobaça. Depois, ele mandou enviar o corpo de Inês, para que ele pudesse ficar eternamente ao lado da sua amada. 

Assim, a história que se eternizou na cidade rende uma característica romântica nas ruas e praças, como falarei abaixo.

O QUE FAZER EM ALCOBAÇA, PORTUGAL

DOCES CONVENTUAIS

A herança culinária da Ordem de Cister fez de Alcobaça a cidade dos doces conventuais. Reza a lenda que, nos conventos, as hóstias e o engomar dos hábitos eram feitos com clara do ovo. Assim, para não haver desperdício, monges e monjas acabaram por criar doces à base de gema. Além de muito açúcar, é claro. Nesse sentido, são muitos os legados de Alcobaça na doçaria conventual portuguesa. Tanto que a “Mostra internacional de doces conventuais de Portugal” é sediada na cidade.

Confesso que nossas idas à Alcobaça acabaram tendo como prioridade experimentar a culinária. Provamos os doces da Casa dos Doces Conventuais e da Alcôa. Aliás, esta é super tradicional e serviu os doces para Papa Francisco, além de ter filiais em Lisboa. Fomos de cornucópias, queijadas do céu e queijadas de Sua Santidade. Ainda que eu seja uma entusiasta de doces de chocolate, gostei dos docinhos, com séculos de tradição.

Deliciosos doces conventuais de Alcobaça

Outros produtos típicos: ginja, maça e Chita de Alcobaça

Além dos doces conventuais, Alcobaça se destaca pela ginja, uma bebida típica em Portugal, e por licores em geral, além da produção de maçã. Uma opção é antes da volta para Lisboa passar de carro na loja Granja de Cister e levar um estoque de produtos típicos.

Fora da área gastronômica, o destaque vai para a chita. Isso porque o tecido, que os portugueses trouxeram da Índia séculos atrás, faz parte da identidade da cidade. Ou seja: uma ótima ideia é visitar a loja Made in Alcobaça, com itens dos mais diversos feitos com o tradicional pano.

CENTRO HISTÓRICO DE ALCOBAÇA

O centro histórico de Alcobaça é pequeno, mas gracioso. 

A simpática Praça da República fica logo atrás do Mosteiro e tem um enorme chafariz no centro e prédios coloridos. 

Um pouco adiante se encontra o Jardim do Amor, em homenagem à história de Pedro e Inês. Inclusive há dois tronos em referência a eles. Aliás, a cidade aproveita os ares da história para uma temática romântica. Por exemplo, nas lojinhas nos arredores é vendido um “kit do amor”, que vem com um cadeado para ser colocado nos cofres do jardim. 

Depois, ainda é possível percorrer o “Circuito Canoniano Pedro e Inês”, que surgiu de uma interpretação do Os Lusíadas (sim! O livro aborda a história). Uma vez que Alcobaça tem uma tradição em cerâmica, o caminho corresponde a obras de arte do material de fábricas locais, que simbolizam o amor.

Dica sobre o que fazer em Alcobaça
Dica sobre o que fazer em Alcobaça Portugal
Onde degustar os doces conventuais de Alcobaça

MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

Sem dúvida, o Mosteiro de Alcobaça é a principal atração da cidade. A obra se iniciou no século 12, pelos monges da Ordem de Cister. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, ele é tido como a primeira plenamente gótica em Portugal. 

Ao chegar em frente, já fica a perplexidade pelo seu tamanho. Aliás, não consegui enquadrar na foto o monumento inteiro, com seus 220 metros de comprimento. A fachada sofreu alterações séculos depois da construção e hoje tem elementos do estilo barroco.

A entrada se dá pela igreja, em estilo gótico, que possui três naves, grandiosas, mas relativamente simples. No transepto dela se encontram os memoráveis túmulos de Pedro e Inês, o que imortalizou a arrebatadora história de amor no Mosteiro. Até aí a visita é gratuita.

Em seguida, estão os demais espaços: a Capela de São Bernardo, Capela do Senhor dos Passos, Claustro de Dom Dinis, as salas do Capítulo e dos Monges, a Cozinha e o refeitório, o Dormitório e a Sala dos Reis.

Mas confesso que cometi o sacrilégio de não fazer a visita, que imagino que valha bastante! Contudo, entre ir à cidade depois de outros passeios (incluindo o impressionante Mosteiro da Batalha) ou ter um bebê fazendo soneca, deixei essa desculpa para um dia regressar.

Mosteiro de Alcobaça, dica sobre o que fazer em Alcobaça

COMO CHEGAR

Alcobaça fica a 120 km de Lisboa.

Ela é muito bem visitável de carro, até porque isso facilita em incluí-la em algum passeio por cidades próximas.

De qualquer jeito, para quem preferir ir de ônibus, a Rede Expressos faz o percurso (saída da rodoviária Sete Rios, estação de metrô Jardim Zoológico, linha azul).

ALCOBAÇA E O QUE MAIS

Parece que a cidade de Alcobaça por vezes fica ofuscada pelas vizinhas, mas gostamos dela. Justamente por ser compacta, é bem tranquilo de visitá-la no mesmo dia que alguma outra cidade próxima. Nem que seja para provar a doçaria conventual na fonte e contemplar o Mosteiro de Alcobaça.  

Assim, com uma distância bem pequena, vale ler aqui no blog sobre Nazaré (16 km), Mosteiro da Batalha (24 km), Óbidos (39 km) e Fátima (46 km). Outra opção é visitar Tomar, que é um pouco maior, e fica adiante (68 km).

Por fim, espero que as dicas sobre o que fazer em Alcobaça, Portugal, tenham te inspirado a explorar as suas tradições e as cidades nos arredores de Lisboa.

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter