Skip to content

Alcobaça, Portugal: doces, mosteiro e história

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Dicas sobre o que fazer em Alcobaça, além do seu Mosteiro
Mosteiro de Alcobaça, Portugal

Alcobaça é uma cidade portuguesa que se desenvolveu ao redor do seu mosteiro. Próxima de outros destinos turísticos, pode ser incluída em algum bate e volta de Lisboa, motivo pelo qual estivemos lá duas vezes. Mas se engana quem pensa que o Mosteiro de Alcobaça é sua única atração. Aliás, ele não foi o principal motivo das nossas visitas, que tiveram como destaque os tradicionais doces conventuais de Alcobaça. Bem como o simpático centro histórico, que me surpreendeu positivamente. Assim, vou contar aqui sobre a história da cidade e as nossas dicas sobre o que fazer em Alcobaça, Portugal.

SOBRE ALCOBAÇA, PORTUGAL

Alcobaça, em Portugal, é uma cidade com duas histórias únicas. Ambas interligadas ao seu Mosteiro: a Ordem de Cister e a história de amor entre Pedro e Inês.

Vamos começar com a Ordem de Cister, organização religiosa fundada na França durante a Idade Média. Ela é conhecida pelo rigor litúrgico e valorização do trabalho e, em Portugal, seu centro artístico e intelectual foi em Alcobaça. Isso porque o rei Dom Afonso Henriques a doou aos monges em retribuição à ajuda em conquistas contra os mouros. Dessa maneira, no século 12, eles iniciaram a construção do Mosteiro de Alcobaça. Ele acompanha a história da cidade, tem um patrimônio arquitetônico incrível e deixou como legado também os doces conventuais de Alcobaça.  

Agora vamos à história de Amor entre o infante Dom Pedro e Inês de Castro, tida como a mais arrebatadora do país. Antes de mais nada, não é o Dom Pedro do Brasil, e sim o do século 14.  Trata-se de um amor proibido, uma vez que Inês era dama de companhia da mulher de Dom Pedro. Quando a esposa morreu, eles se casaram em segredo e tiveram três filhos. No entanto, a Corte repreendia o relacionamento e o pai dele acabou por mandar assassinar a moça. Quando por fim Pedro assumiu o trono, a reconhece como rainha de Portugal, mesmo depois da sua morte. 

Mas onde entra Alcobaça na história, já que eles viviam em Coimbra? Pois bem, a outra decisão de Dom Pedro foi construir dois túmulos no Mosteiro de Alcobaça. Depois, ele mandou enviar o corpo de Inês, para que ele pudesse ficar eternamente ao lado da sua amada. 

Assim, a história que se eternizou na cidade rende uma característica romântica nas ruas e praças, como falarei abaixo.

O QUE FAZER EM ALCOBAÇA, PORTUGAL

DOCES CONVENTUAIS

A herança culinária da Ordem de Cister fez de Alcobaça a cidade dos doces conventuais. Reza a lenda que, nos conventos, as hóstias e o engomar dos hábitos eram feitos com clara do ovo. Assim, para não haver desperdício, monges e monjas acabaram por criar doces à base de gema. Além de muito açúcar, é claro. Nesse sentido, são muitos os legados de Alcobaça na doçaria conventual portuguesa. Tanto que a “Mostra internacional de doces conventuais de Portugal” é sediada na cidade.

Confesso que nossas idas à Alcobaça acabaram tendo como prioridade experimentar a culinária. Provamos os doces da Casa dos Doces Conventuais e da Alcôa. Aliás, esta é super tradicional e serviu os doces para Papa Francisco, além de ter filiais em Lisboa. Fomos de cornucópias, queijadas do céu e queijadas de Sua Santidade. Ainda que eu seja uma entusiasta de doces de chocolate, gostei dos docinhos, com séculos de tradição.

Deliciosos doces conventuais de Alcobaça

Outros produtos típicos: ginja, maça e Chita de Alcobaça

Além dos doces conventuais, Alcobaça se destaca pela ginja, uma bebida típica em Portugal, e por licores em geral, além da produção de maçã. Uma opção é antes da volta para Lisboa passar de carro na loja Granja de Cister e levar um estoque de produtos típicos.

Fora da área gastronômica, o destaque vai para a chita. Isso porque o tecido, que os portugueses trouxeram da Índia séculos atrás, faz parte da identidade da cidade. Ou seja: uma ótima ideia é visitar a loja Made in Alcobaça, com itens dos mais diversos feitos com o tradicional pano.

CENTRO HISTÓRICO DE ALCOBAÇA

O centro histórico de Alcobaça é pequeno, mas gracioso. 

A simpática Praça da República fica logo atrás do Mosteiro e tem um enorme chafariz no centro e prédios coloridos. 

Um pouco adiante se encontra o Jardim do Amor, em homenagem à história de Pedro e Inês. Inclusive há dois tronos em referência a eles. Aliás, a cidade aproveita os ares da história para uma temática romântica. Por exemplo, nas lojinhas nos arredores é vendido um “kit do amor”, que vem com um cadeado para ser colocado nos cofres do jardim. 

Depois, ainda é possível percorrer o “Circuito Canoniano Pedro e Inês”, que surgiu de uma interpretação do Os Lusíadas (sim! O livro aborda a história). Uma vez que Alcobaça tem uma tradição em cerâmica, o caminho corresponde a obras de arte do material de fábricas locais, que simbolizam o amor.

Dica sobre o que fazer em Alcobaça
Dica sobre o que fazer em Alcobaça Portugal
Onde degustar os doces conventuais de Alcobaça

MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

Sem dúvida, o Mosteiro de Alcobaça é a principal atração da cidade. A obra se iniciou no século 12, pelos monges da Ordem de Cister. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, ele é tido como a primeira plenamente gótica em Portugal. 

Ao chegar em frente, já fica a perplexidade pelo seu tamanho. Aliás, não consegui enquadrar na foto o monumento inteiro, com seus 220 metros de comprimento. A fachada sofreu alterações séculos depois da construção e hoje tem elementos do estilo barroco.

A entrada se dá pela igreja, em estilo gótico, que possui três naves, grandiosas, mas relativamente simples. No transepto dela se encontram os memoráveis túmulos de Pedro e Inês, o que imortalizou a arrebatadora história de amor no Mosteiro. Até aí a visita é gratuita.

Em seguida, estão os demais espaços: a Capela de São Bernardo, Capela do Senhor dos Passos, Claustro de Dom Dinis, as salas do Capítulo e dos Monges, a Cozinha e o refeitório, o Dormitório e a Sala dos Reis.

Mas confesso que cometi o sacrilégio de não fazer a visita, que imagino que valha bastante! Contudo, entre ir à cidade depois de outros passeios (incluindo o impressionante Mosteiro da Batalha) ou ter um bebê fazendo soneca, deixei essa desculpa para um dia regressar.

Mosteiro de Alcobaça, dica sobre o que fazer em Alcobaça

COMO CHEGAR

Alcobaça fica a 120 km de Lisboa.

Ela é muito bem visitável de carro, até porque isso facilita em incluí-la em algum passeio por cidades próximas.

De qualquer jeito, para quem preferir ir de ônibus, a Rede Expressos faz o percurso (saída da rodoviária Sete Rios, estação de metrô Jardim Zoológico, linha azul).

ALCOBAÇA E O QUE MAIS

Parece que a cidade de Alcobaça por vezes fica ofuscada pelas vizinhas, mas gostamos dela. Justamente por ser compacta, é bem tranquilo de visitá-la no mesmo dia que alguma outra cidade próxima. Nem que seja para provar a doçaria conventual na fonte e contemplar o Mosteiro de Alcobaça.  

Assim, com uma distância bem pequena, vale ler aqui no blog sobre Nazaré (16 km), Mosteiro da Batalha (24 km), Óbidos (39 km) e Fátima (46 km). Outra opção é visitar Tomar, que é um pouco maior, e fica adiante (68 km).

Por fim, espero que as dicas sobre o que fazer em Alcobaça, Portugal, tenham te inspirado a explorar as suas tradições e as cidades nos arredores de Lisboa.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter