Skip to content

Sagres, Portugal: o que fazer na terra do fim do mundo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
UM GUIA SOBRE SAGRES: O QUE FAZER, MELHORES PRAIAS, ONDE VER O PÔR DO SOL, ONDE FICAR E ONDE COMER NA VILA QUE FOI POR SÉCULOS O FIM DO MUNDO CONHECIDO
Dica sobre o que fazer no Algarve: visitar Sagres

Antes de mais nada, Sagres é um dos meus destinos preferidos em Portugal. Em outras palavras, visitar a vila é uma dica imperdível que dou sobre o que fazer no Algarve. Afinal, as praias de Sagres são lindíssimas, além de ter o pôr do Sol mais bonito da região, em um lugar onde o místico e a história se fundem.  Além disso, a vila mantém uma vibe própria, de surf, natureza e uma certa simplicidade que não vemos tanto na costa algarvia, até mesmo por fazer parte de um parque natural, que a protege das construções exageradas oriundas do turismo de massa. Assim, compartilho aqui as minhas melhores dicas sobre o que fazer em Sagres, Portugal, esse cantinho tão especial no mundo.

Aliás, não deixe de ler mais sobre a Costa Vicentina, bem como o nosso guia do Algarve.

SOBRE SAGRES, PORTUGAL E POR QUE IR

Sagres, Portugal, é uma vila no concelho de Vila do Bispo, na região do Algarve. Parte integrante do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, é uma reserva biogenética e por esta razão está sujeita a estatutos de conservação da natureza.

Sem dúvida, atrai muitos viajantes por conta do famoso pôr do Sol, o mais belo do Algarve e um dos mais bonitos do mundo. Certamente, trata-se de um espetáculo natural que por si só justifica a viagem.

Entretanto, a vila tem muito mais a oferecer. Por exemplo, as belíssimas praias, com altas falésias douradas e mar que alterna tons entre o verde e o azul.

Famosa pelo surf, Sagres respira o esporte. Frequentemente, vemos suas águas cheias de pranchas, além de lojas do tema e até mesmo escolinhas para ensinar a prática.  Mas, calma: que, se você também não for dessa tribo, fique sabendo que demos sorte de, por várias vezes, vermos o mar calminho e com temperatura para lá de agradável, apesar da fama contrária.

Denominada até hoje como “fim do mundo”, foi tida por muitos séculos como o final do mundo conhecido. O infante D. Henrique, que iniciou a Época dos Descobrimentos, a fundou no século 15. Aliás, nos seus arredores, teria existido a maior escola náutica do Mundo, a Escola de Sagres, que, atualmente, acredita-se tratar de uma lenda.

Contudo, o seu misticismo vem de muito antes dessa época. Afinal, a vila foi usada para fins religiosos desde o neolítico e abrigava o antigo “Promontorium Sacrum” que os romanos dedicaram ao culto do deus Saturno.

Por fim, a diversa Sagres ainda é o ponto de partida de uma das trilhas da Grande Rota Europeia, a GE11-E9, um percurso pedestre que vai do Cabo de São Vicente até a fronteira da Rússia com a Polônia.

O QUE FAZER EM SAGRES, PORTUGAL

PRAIAS

As principais praias de Sagres são: a Praia da Mareta, Praia do Martinhal, Praia do Tonel e Praia do Beliche. Passando o Cabo de São Vicente, estão ainda a Praia do Telheiro (que demos uma breve passada) e a Praia da Ponta Ruiva. Mas também incluo na lista as praias da Cordoama e do Castelejo, uma vez que ficam na “divisa” com a vizinha Vila do Bispo e tem um visual lindo e bem diferente.

Assim como em muitas praias do Algarve, vale ter atenção às falésias e à proximidade de se ter delas, pois, apesar de lindas, podem sofrer derrocadas e provocar acidentes.

PRAIA DA MARETA

Cercada pela Ponta de Sagres e pela Ponta da Atalaia, a bela Praia da Mareta tem falésias douradas e um lindo mar. Ainda que já tenhamos visto suas águas com ondas, na maioria das vezes, pegamos o mar manso, uma maravilha! Por fim, o acesso é fácil, uma vez que ela está no centro de Sagres.

Praia da Mareta: uma das melhores praias de sagres

PRAIA DO MARTINHAL

Diferente das demais praias da vila, as falésias por aqui são mais discretas e não aparecem na maior parte da faixa de areia. Possivelmente por isso, pode ventar mais e ela é propícia para a prática de windsurf. No entanto, o mar manso e a água clara e turquesa são o destaque dessa praia. Além disso, o acesso é fácil e em frente à praia tem estacionamento.

PRAIA DO TONEL

Menos urbana que as praias acima, a Praia do Tonel fica na enseada entre a Ponta de Sagres (onde fica a fortaleza) e o Cabo de São Vicente (no caminho até ele fica a Praia do Beliche). Ela é favorável para o surf e, ao menos no dia em que estivemos por lá, de fato, havia muitas ondas e pranchas no mar. Tem um pequeno estacionamento perto e basta descer uma rampa para chegar.

Praia do Tonel: dica sobre o que fazer em Sagres

PRAIA DO BELICHE

Antes de mais nada, é a minha praia preferida de Sagres e quiçá do Algarve todo. Assim como a praia do Tonel, ela também faz parte das praias menos urbanizadas. Já seu acesso, é por uma longa escadaria. O mar, que pode ter ondas boas para os surfistas, no dia em que estivemos, estava calmo, claro e com a temperatura mais quente que experimentei na costa algarvia. Sei que isso contribuiu muito para esta opinião positiva! Os motivos pelos quais considero ela completa: falésias douradas imensas (que formam um paredão impressionante), assim como um belo mar, com grutas, e no fim da faixa de areia, montanhas com um visual bem diferente e, até mesmo, uma pequeno algar. Além disso, tem o fato dela estar nessa região tão mística entre a Ponta de Sagres e o Cabo de São Vicente.

Praia do Beliche: Vencedora do meu ranking das melhores praias de Sagres

PRAIA DA CORDOAMA (+ VISTA DA PRAIA DO CASTELEJO E DA PRAIA DA ÁGUIA)

A praia da Cordoama, oficialmente já em Vila do Bispo, foi uma das mais bonitas não apenas dentre as praias de Sagres, mas das que vi em todo o Algarve. Ainda que, inicialmente, ela não faça o meu perfil, por ter um mar mais bravo, adequado para surfar, ela tem montanhas escuras impressionantes, que formam um visual único. Tem um estacionamento em frente e o acesso é bem tranquilo.

No dia em que a visitamos, aproveitamos para ir de carro na montanha lateral e ter uma vista incrível: de um lado a Praia da Águia e do outro as praias do Castelejo e da Cordoama.

Praia da Cordoama, dica de uma das melhores praias da Costa Vicentina

PRAIA DO TELHEIRO E PRAIA DA PONTA RUIVA

Estas duas praias se localizam em Sagres, mas depois do Cabo São Vicente. Conhecemos a do Telheiro, apenas de passagem. Contudo, ela tem um acesso bem complicado por uma estrada de terra, numa região mais rural. Talvez por isso, tenha o aspecto mais “intocada”. Ainda assim, é bonita, mas estava com o mar bem bravo.

Praia da Ponta Ruiva, em Sagres, Portugal

ROTA DO PÔR DO SOL: HISTÓRIA E MISTICISMO - PONTA DA ATALAIA, PONTA DE SAGRES E CABO DE SÃO VICENTE

PONTA DA ATALAIA

Foi a nossa primeira parada na saga do pôr do Sol de Sagres, com uma vista maravilhosa da Praia da Mareta.

Esse cabo, no século 11, abrigou um imponente complexo religioso islâmico. Séculos depois, foi onde um avião alemão foi abatido, em batalha com os ingleses, durante a Segunda Guerra Mundial.

PONTA DE SAGRES E FORTALEZA DE SAGRES

Foi a segunda parada na nossa Rota do Pôr do Sol de Sagres, com uma vista privilegiada para o Cabo de São Vicente.

Trata-se de um promontório que separa a Enseada do Beliche (dele até o Cabo) da Enseada de Sagres (dele até a Ponta do Atalaia). Conforme dito acima, a região entre a Ponta de Sagres e o Cabo de São Vicente foi usada desde muito tempo atrás para cultos de diversas religiões. Bem mágico, não é mesmo?

Aliás, nele está localizada a Fortaleza de Sagres, construção do século 15, dos tempos do Infante Dom Henrique, para defesa do litoral algarvio, que foi  reconstituída depois do terremoto do século 18. No seu interior, há uma enorme Rosa dos Ventos, descoberta mais recentemente, cuja função ainda não se sabe ao certo, podendo ter sido utilizada para verificar a direção do vento, e ainda a Capela de Nossa Senhora da Guia. Assim, não deixe de conferir preços e horários se quiser entrar para visitar.

CABO DE SÃO VICENTE E FAROL DO CABO DE SÃO VICENTE

É simplesmente o lugar mais icônico para se ver o pôr do Sol no Algarve, e um dos mais belos do mundo. Em Sagres, é onde o Sol, de fato, se põe no horizonte do oceano.

O filósofo grego Estrabão o descreveu como o ponto mais ao ocidente de todo o mundo habitado, conforme a crença da época, e afirmou o Sol ser cem vezes maior de lá, por conta do efeito visual. A região entre o Cabo e a Ponta de Sagres é tomada por religiosidade, onde teria sido o local de culto ao deus Saturno pelos romanos.

Por sua vez, o farol que existe lá foi inaugurado no século 19, ainda que haja indícios de uma versão rudimentar ali desde o século 16, cuja torre foi destruída no mesmo século pelo famoso corsário inglês Francis Drake.

Em tempo: Sagres é uma vila em que venta muito, vale sempre estar preparado para esse fato.

OUTRAS ATIVIDADES: BARCO, MERGULHO, SURF E ARTESANATO

PORTO DA BALEEIRA: PASSEIOS DE BARCO E MERGULHO

Nos arredores do Porto da Baleeira, há ruínas do que já foi no passado um forte destruído pelo corsário britânico Francis Drake, no século 16. A nossa ida a esse porto de pescadores se resumiu a contemplar os barquinhos. Porém, por lá, há oferta de passeios de barco pela região, além de cursos de mergulho.

SURF

Não fizemos essa atividade, mas, para quem se entusiasmar com o clima da vila, há algumas escolinhas de surf.

ARTESANATO A MÓ: CERÂMICA E COMPRINHAS

A loja Artesanato a Mó, no caminho para o Cabo São Vicente, tem uma fachada para lá de fotogênica e oferece artesanato e cerâmica portuguesa. Acabamos não entrando para compras, mas pelo que vimos, é tudo de bom gosto, típico e colorido. Assim, é uma boa ideia para decorar a casa com itens de viagem, bem como para um souvenir especial!

Artesanato a Mó: dica sobre o que fazer em Sagres, Portugal

ONDE FICAR EM SAGRES, PORTUGAL

Ficamos numa casa pelo Air Bnb super confortável, bem equipada, com piscina aquecida, e a experiência foi ótima. Excelente para famílias ou grupos maiores.

Para quem preferir outro tipo de hospedagem, pesquisei estas opções que parecem interessantes, dependendo do perfil:   

O Hotel Memo Baleeira, a Pousada de Sagres, a pousada/Bed and Breakfast Mareta Beach House e o apart hotel Pontalaia.

Já para quem busca um resort, o destaque vai para o Martinhal Resort.

Por outro lado, ainda que, a priori, não seja o meu perfil, destaco que Sagres tem uma variedade de hostels simpáticos, como o Wave Sensations, o Sagres Sun Stay, o The Lighthouse Hotel, o Sagres Natura e o Algarve Surf Hostel.

ONDE COMER EM SAGRES, PORTUGAL

Em resumo, o burburinho da vila fica nos arredores do clássico bar Dromedário, onde também fica o bar Água Salgada e o restaurante Mum’s, que parece excelente, por sinal.  Assim como na Praça da República, onde tem o fofo e moderninho Laundry Lounge, o Babugem, de culinária local, e a Gelateria Alice, para sorvetes e doces. Um pouquinho adiante, temos o Three Little Birds, restaurante que me chamou a atenção pelo ambiente diferenciado, bem decorado e aconchegante. Porém, mesmo fora desse centrinho, há algumas outras opções de gastronomia local espalhados pela cidade.

Por fim, espero que as dicas te sirvam de inspiração para conhecer Sagres, em Portugal, uma vez que trata-se de um destino singular. Talvez seja o lado místico, a rica história, a forte presença da natureza ou o clima descontraído do surf. O fato é que vemos uma vila com uma simplicidade e uma vibe peculiar, onde o turismo corre mais lentamente, em relação à boa parte do Algarve e que  certamente merece uma visita.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter