Ponte da Barca, Portugal, é mais uma autêntica cidade que tivemos o privilégio de conhecer no norte do país. Diria que seu diferencial é ser pacato e, de certa forma, autêntico. Assim, vou detalhar aqui as nossas dicas sobre o que fazer na pequena Ponte da Barca.
SOBRE PONTE DE BARCA
Ponte de Barca é uma tranquila e simpática vila portuguesa, localizada na região do Minho, norte de Portugal. Seu nome vem da barca que no passado cruzava o Rio Lima e era muito utilizada pelos peregrinos de Santiago de Compostela. Ponte da Barca tem como principal cartão-postal a sua Ponte Medieval. Completam o cenário o Rio Lima, o jardim e as ruelas do centro histórico. Suas janelas estavam cobertas por coloridos panos portugueses, quando a visitamos, que deram mais peculiaridade ao destino. Ou seja, é um destino a quem busca um refúgio de tradição, fora do óbvio.
COMO CHEGAR
Ponte de Barca fica a cerca de 100 km (pouco mais de 1 hora) do Porto.
Sem dúvida a maneira mais prática de chegar é de carro. Até mesmo pela possibilidade de conjugar o passeio com outras cidades do norte de Portugal. Dessa maneira, para comparar os valores de aluguel, vale cotar os preços na RentCars.
Contudo, quem preferir o transporte público, pode ver os horários do trajeto de ônibus (autocarro): do Porto leva pouco menos de 2 horas.
O QUE FAZER EM PONTE DE BARCA
PONTE MEDIEVAL
Sem dúvida, a icônica Ponte, datada do século 15, e com 10 arcos, é o principal cartão-postal de Ponte de Barca.
Em seguida, vemos o Pelourinho, monumento em estilo manuelino do século 16. E logo depois o Mercado Pombalino, com suas arcadas de pleno século 18!
Um pouco à frente está o Jardim dos Poetas, uma área verde que homenageia 2 irmãos poetas do século 16, Diogo Bernardes e Agostinho da Cruz.
Adentrando o centrinho histórico, alguns metros adiante, vale se atentar as igrejas Matriz e da Misericórdia.
Contudo, destacaria os panos/xales coloridos que estavam enfeitando algumas janelas. Infelizmente não consegui recuperar o histórico deles, se fazem parte de alguma tradição. De todo modo, achei uma graça!
Outras atrações
Ponte da Barca ainda possui nessa área uma Praia Fluvial, que não chegamos a conhecer.
Nossa visita a Ponte de Barca se ateve à vila e ao seu centro histórico. Por outro lado, fora dela, é possível estender o passeio a outras freguesias como Germil, Ermida ou Lindoso, famosa seus espigueiros.
ONDE FICAR EM PONTE DE BARCA
Ponte da Barca pode ser uma opção de base no norte de Portugal, a quem deseja tranquilidade. Nesse sentido, perto do centro histórico a principal opção é o Hotel Fonte Velha, com ótima localização e preço justo.
PONTE DE BARCA E O QUE MAIS
A vila de Ponte de Barca é bastante compacta. Dessa maneira, ela pode ser uma paradinha a caminho da aldeia de Sistelo, em Arcos de Valdevez, por exemplo. Ponte de Lima fica no caminho! Também pode ser conhecido em uma viagem pelo norte, que inclua Braga e outros destinos dessa região incrível de Portugal, além do Parque Peneda Gerês aos fãs de eco turismo.
Por fim espero ter te inspirado a conhecer a simpática Ponte da Barca. É verdade que a vila não me impressionou como Ponte de Lima, Chaves ou Amarante. Ainda assim, o clima pacato e de menos “turismo de massa” garantem autenticidade e fazem valer a visita!
No comment yet, add your voice below!