É verdade que eu amo cidades históricas, medievais e charmosas. Nesse sentido, o exemplar mais icônico de Portugal é a pequena Óbidos. É certo que é uma delícia passear por suas ruelas e, além disso, ela é próxima a outras cidades bacanas, que podem ser visitadas no mesmo dia. Assim, compartilho aqui as dicas sobre o que fazer em Óbidos.
SOBRE ÓBIDOS, PORTUGAL
Óbidos é uma pequena e encantadora cidade portuguesa. Com um passado rico, ela já foi ocupada por lusitanos, romanos, visigodos e muçulmanos. Mas foi anos depois, no século 13, que ganhou o status de dote das rainhas portuguesas, desde que Dom Dinis a doou de presente à Rainha Isabel. A tradição, bem como o apelo turístico, se justifica no seu aspecto medieval, com direito a uma muralha que a cerca e um imponente castelo. E também a sua beleza, com cantinhos de charme, flores e detalhes coloridos nas suas casas brancas. Além disso, Óbidos se destaca por dois clássicos gastronômicos, o chocolate e bebida ginjinha que aliás, podem ser degustados juntos.
O QUE FAZER EM ÓBIDOS
PORTA DA VILA E CAPELA DA PORTA DA VILA
A Porta da Vila é o portal de entrada à cidade amuralhada de Óbidos. Assim, esse vai ser o primeiro contato com a imponente muralha a que cerca e depois eu vou falar mais dela. Mas voltando ao portal de entrada, trata-se de um lugar que já nos remete ao clima medieval. Nele está a Capela da Porta da Vila, lindamente revestida de belos azulejos azuis do século 18 e que homenageia a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Piedade.
RUA DIREITA
Sabe aquela rua onde tudo acontece? Em Óbidos ela é a Rua Direita. Ou seja: vale se perder por ela, com algumas escapadinhas pelas ruelas laterais. E ver as cores das casas, flores nas janelas e igrejinhas. Bem como as lojinhas de artesanatos, souvenier ou ainda a peculiar livraria do Mercado Biológico, que tem livros e orgânicos no mesmo espaço.
Além disso, alguns dos restaurantes da cidade ficam nela, como por exemplo o Petrarum Domus, com clima rústico e medieval.
Igreja e Praça de Santa Maria
Também na Rua Direita fica a Igreja de Santa Maria, a principal da cidade, fundada no século 12. Ela está localizada na praça de mesmo nome, onde também se encontra o pelourinho da cidade.
Chocolate e Ginja de Óbidos
Sim, é certo que uma das principais atrações da Rua Direita são os cafés que vendem os clássicos da cidade: o chocolate e a Ginja de Óbidos. Aliás, as duas iguarias podem ser provadas juntas, em um copinho de chocolate. A ginjinha, como é carinhosamente chamada, é um licor popular em Portugal e que tem em Óbidos seu exemplar mais famoso. Especula-se que a fruta ginja tenha chegado ao país pelas rotas comerciais vinda da Ásia e o licor feito dela, de forte aroma, pode ter origem em receitas conventuais portuguesas do século 17.
No fim da rua Direita, já no Largo do Castelo, fica uma das igrejinhas da cidade, que foi convertida na livraria Santiago, mas acabamos não entrando no local.
MURALHA E CASTELO DE ÓBIDOS
Para finalizar o ar medieval de Óbidos, nada como um castelo de séculos passados, considerado uma das 7 maravilhas de Portugal. Apesar da data de construção incerta, que pode ter origem no tempo dos romanos, se tem documentos da sua existência desde o século 12! Atualmente ele é um hotel da rede Pestana, mas mesmo que você não se hospede nele, o visual dos arredores é incrível.
Sem dúvida, o visual do Castelo fica completo com a impressionante muralha que cerca a vila de Óbidos. Voltamos por uma ruela mais alta e conseguimos boas vistas dos dois. Aliás, a quem quiser subir na construção em si, tem acessos perto do castelo e do lado da Porta da Vila, mas vale saber que ela não tem corrimão ou muro de proteção.
FESTIVAIS EM ÓBIDOS
Além de tudo o que eu falei acima sobre o que fazer em Óbidos, a cidade sedia alguns eventos que parecem bem bacanas, como o Mercado Medieval (geralmente julho ou agosto), o Festival Literário Internacional (geralmente outubro) e o Óbidos Vila Natal (no fim de ano). Assim, vale consultar a agenda da cidade pois sempre tem várias opções, como também o festival da ginja, chocolate, entre outros.
COMO CHEGAR EM ÓBIDOS
Óbidos fica a 85 km de Lisboa (cerca de uma hora), sendo um perfeito bate e volta da capital portuguesa.
Ela é muito bem acessível de carro, até porque isso facilita em conhecer alguma outra cidade próxima.
Mas a viagem também pode perfeitamente ser feita de ônibus, com embarque na estação Campo Grande (linha verde do metrô), por bom preço, pela empresa Rodoviária do Tejo. Por outro lado, o percurso de trem é demorado, além da estação ficar longe do centro do vilarejo.
ÓBIDOS E O QUE MAIS
Definitivamente uma viagem a Óbidos é um bate e volta de Lisboa imperdível. Uma vez que se trata de um vilarejo pequeno, é bem tranquilo de conjugar o passeio com outra (s) cidade nos arredores.
Assim, com uma distância de até uma hora ou menos, vale ler aqui no blog sobre Alcobaça (39 km), Nazaré (40 km), Mosteiro da Batalha (58 km) e Fátima (87 km). Outra opção é Tomar, que um pouco maior, e fica adiante (109 km).
Por fim, espero que as dicas sobre o que fazer em Óbidos tenham te inspirado a conhecer essa graça de cidade medieval!
4 Comments
Fiquei com vontade de conhecer! Parece uma cidade encantadora!
Adorei sua postagem, como sempre muito explicativa!
Que bom que gostou, a cidade é um encanto mesmo!!
Penso, que por “esquecimento” (“das cidades próximas a visitar”) o autor, “das cidades próximas” esqueceu-se de mencionar a cidade “termal” de Cadas da Rainha que deve ficar pra lá dos 15 a 20 km.
Olá, Manuel! Eu infelizmente não conheci Caldas da Rainha e acabei por priorizar a minha seleção, com as experiências que eu tive. Mas deixo seu comentário aqui para compartilharmos o destino com os outros leitores, já que é realmente tão perto. Quem sabe em outra oportunidade ? Pode ficar à vontade em comentar as suas dicas de Caldas. =)