Se você também tiver pouco tempo para explorar a capital alemã, vale conferir o nosso roteiro de 1 dia em Berlim. Sem dúvida, é uma a cidade grande, mas mesmo assim conseguimos fazer muita coisa bacana.
Antes de mais nada, explico o motivo da nossa visita curtinha. Visitaríamos apenas a região da Baviera, a fim de explorar os Alpes e curtir o clima de Natal. Contudo, o voo de entrada no país por Berlim, me fez não resistir a conhecer a cidade no tempo em que teria disponível, antes de seguir para Munique.
É certo que eu tinha muita curiosidade nos pontos turísticos da capital, pela relevância na história alemã e mundial. Ainda que em um roteiro de 1 dia em Berlim não dê para esgotar tudo o que a cidade oferece (por exemplo não nos enfiamos em museus, mesmo sabemos que existem inúmeros excelentes), valeu muito a pena ter estado lá!
ROTEIRO DE 1 DIA EM BERLIM: PASSO A PASSO
Chegamos na cidade cerca de 11 da manhã e voltamos para o aeroporto cerca de 19 horas.
Mas antes de detalhar o que fizemos, uma dica sobre malas: assim que chegamos no aeroporto, o Berlim-Tegel, deixamos nossas bagagens no “Left luggagge”. Assim, um funcionário guardou as nossas malas e o serviço saiu por cerca de 8 euros a diária, por cada mala ou mochila, até as 22 horas.
Dito isso, vamos às atrações visitadas no nosso roteiro de 1 dia em Berlim. Optamos por conhecer o “East Side Gallery”. Depois, três atrações muito próximas umas das outras: a cúpula do Parlamento Alemão, o Portão de Brandemburgo e o Memorial dos Judeus. Aliás, elas tem ao fundo o parque Tiergarten. Por fim, como ainda restava tempo, incluímos a Potsdamer Platz (que estava com um mercado de Natal) e o Checkpoint Chalie. Também acabamos por contemplar do táxi a Catedral de Berlim, a Berliner Dom, e a Antena de Berlim, a Berliner Fernsehturm.
Para fazer este roteiro, pegamos táxi do aeroporto para o East Side Gallery e de lá para o restaurante em que almoçamos. A partir daí fizemos tudo a pé, em cerca de 3 km de caminhada.
1 - EAST SIDE GALLERY
Chegamos lá de taxi, saindo do aeroporto.
A primeira parada do nosso roteiro de 1 dia em Berlim foi nada mais nada menos que a maior e mais famosa parte remanescente do Muro de Berlim! Sua extensão é de pouco mais de um quilômetro e é coberto por pinturas de artistas de diversas partes do mundo. Em meia hora você o percorre todo, com pausas para apreciar e tirar muitas fotos.
ALMOÇO TÍPICO EM UM ROTEIRO DE 1 DIA EM BERLIM
Novamente pegamos um taxi.
Em resumo, queríamos um restaurante que servisse pratos típicos, ficasse em uma região agradável e no caminho para o Portão de Brandermburg, nossa próxima parada.
Dessa maneira, escolhemos o Berliner Republik. Comi um currywrust, prato típico que consiste em uma salsicha alemã cortada e temperada com ketchup e curry, e pra beber… digamos que “when in Germany…” degustamos nossa primeira cerveja alemã. Aliás, a refeição estava muito boa.
No entanto, outro destaque é a localização. Isso porque o restaurante é do lado do Rio Spree, em uma região bonita e agradável, e dando alguns passos até a ponte logo a frente, você tem um visual legal, com a cúpula do Museu Bode, bem típica da arquitetura da cidade, e a Berliner Fernsehturm (a famosa torre que é símbolo da cidade) distantes ao fundo. Ou seja: um cenário lindo!
Em tempo: as atrações seguintes foram percorridas a pé, pois são muito próximas umas das outras e que elas tem como pano de fundo o Tiergarten, um imenso parque urbano no centro de Berlim.
2 - CÚPULA DO PALÁCIO DO REICHSTAG
Trata-se do prédio onde o Parlamento Alemão exerce suas funções. Na parte superior há uma cúpula de vidro, obra do arquiteto inglês Norman Foster. Uma vez que ela tem uma vista 360 graus, com audioguia em português, sinalizando as principais construções de Berlim, é simplesmente imperdível para quem tem pouco tempo na cidade. Para completar, a entrada é gratuita, basta fazer agendamento de dia e hora no site com antecedência. Ou seja, vale muito a pena a quem fizer um roteiro de 1 dia em Berlim! Também há opções de tour guiado, palestra e até visita durante uma sessão.
3 - PORTÃO DE BRANDEMBURGO
Um dos principais – senão o principal – pontos turísticos da cidade, ou seja: imperdível em qualquer roteiro de 1 dia em Berlim. Construção do século 18 que acabou por ser plano de fundo para vários acontecimentos históricos. Só para ilustrar: a estátua que fica acima do portão, a quadriga, foi levada por Napoleão Bonaparte para Paris quando ele venceu a Prússia e devolvida quando ele foi derrotado e retirada novamente mais de 100 anos depois pelos soviéticos. Também virou símbolo da divisão da cidade, pelo fato do Muro de Berlim passar por trás dele, o deixando inacessível durante esse período.
4 - MEMORIAL AOS JUDEUS MORTOS NA EUROPA
Obra de blocos de concreto, projetado pelo arquiteto Peter Eisenman e engenheiros do Buro Happold, que consiste em um memorial do holocausto. Ocupa uma quadra grande e fica a poucos metros do Portão de Brandemburgo.
5 - POSTDAMER PLATZ E O MERCADO DE NATAL
Praça movimentada com prédios modernos e shoppings nos arredores. Próxima a ela também há partes do Muro de Berlim.
Se você fizer esse roteiro de 1 dia em Berlim em dezembro, saiba que conhecemos um mercado de Natal por ali. Aliás, para ler mais sobre os mercados de Natal, não deixe de ler o post sobre as “10 cidades na Europa para viver o clima de Natal” que visitamos nesta viagem.
6 - CHECKPOINT CHARLIE
Trata-se de uma reprodução do posto militar na fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental durante a Guerra Fria. Sendo assim, mais um item importante na história. Por ali encontra-se também o “Mauermuseum – Museum Haus am Checkpoint Charlie”, que conta histórias sobre as tentativas de atravessar o muro.
BERLIM E O QUE MAIS NA ALEMANHA
Por fim, nosso roteiro de 1 dia em Berlim chega ao fim. Mas fico impressionada com o tanto de coisa incrível que conhecemos. Em outras palavras, uma verdadeira aula de história.
Depois, seguimos satisfeitos para conhecer a Baviera alemã. Passamos por Munique, Rothenburg, pelo Castelo Neuschwanstein e por Garmisch-Partenkirchen.
2 Comments
Estou aqui em Berlim por um dia e fiz parte desse roteiro!!
Obrigada pelas dicas!!