Skip to content

Praias do Algarve: 15 imperdíveis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
15 praias para conhecer no Algarve!

Separamos 15 praias do Algarve maravilhosas, depois de uma temporada de 2 meses na região, para incluir na lista para conhecer, de ponta a ponta do Algarve (de Odeceixe a Cacela Velha)! 

Antes de mais nada, a ideia foi destacar as praias mais bonitas e também mais diversas, ou seja, aquelas com visual único! Assim, tem das praias mais famosas, até aqueles segredinhos, passando por praia que junta com rio, assim como praia com montanhas escuras e, é claro, os clássicos, entre as falésias douradas e o mar que reveza entre tons de verde e azul.

Aliás, se estiver planejando uma viagem para as praias mais cobiçadas da costa portuguesa, não deixe de ler nosso artigo completíssimo sobre o Algarve, com todas as dicas da região: o que fazer, onde ficar, como chegar e se locomover.

1 – PRAIA DA MARINHA, LAGOA

É provável que a Praia da Marinha seja uma das mais emblemática da costa algarvia,  já que, além das águas verdes, ela tem um enorme conjunto de grutas que impressiona, incluindo um arco duplo no canto direito. Certamente foram motivos que a levaram ser eleita como umas das praias mais bonitas de Portugal e do mundo.

No estacionamento tem um bar e certa estrutura, mas lá embaixo ela é mais selvagem e sem comércio.

Adicionalmente, a caminhada por cima dela é o começo do trilho dos “7 Vales Suspensos” e também garante paisagens que são de tirar o fôlego.

2 – PRAIA DE DONA ANA, LAGOS

A Praia de Dona é uma das mais famosas do Algarve, devido a já ter sido considerada uma das praias mais bonitas do mundo. Isso porque ela tem falésias douradas, grutas na água e um mar tranquilo, com águas turquesas bem clarinhas (possivelmente o mar mais claro que vimos no Algarve). Em resumo: linda e fotogênica. Por outro lado, pelas mesmas razões, ela pode ficar cheia e, nesse sentido, não faz tanto o meu estilo. Ou seja, na alta temporada, tente ir cedinho.

A saber: ela tem boa  estrutura (bares) e o acesso se dá por escadas.

3 - PRAIA DO BELICHE, SAGRES/VILA DO BISPO

Antes de mais nada, foi a minha praia preferida em todo o Algarve. Apesar de ser uma praia adequada para o surf, demos a sorte de ir em um dia com mar tranquilo (isso fez toda a diferença na minha opinião, é claro). Em outras palavras, se tornou uma praia completa: falésias douradas imensas (formando um paredão), águas tranquilas esverdeadas, com direito a uma gruta no mar (o que completa o visual), rochas exóticas no cantão direito e até mesmo um algar em uma delas. Além disso isso, costuma ser muito mais vazia que as praias de Lagos e Lagoa, bem como mais “selvagem”, por pertencer ao Parque Natural da Costa Vicentina.

A Praia fica entre a Ponta de Sagres e o Cabo de São Vicente, um lugar mítico usado desde o neolítico para fins religiosos e tendo sido também o promontorium sacrum dos romanos, dedicado ao deus Saturno. Aliás, não deixe de conferir em Sagres o mais belo pôr do Sol do Algarve. Para quem curtir a praia, vale ainda conhecer a sua vizinha, a Praia do Tonel.

A saber: quanto à chegada, ela tem estacionamento acima. O acesso se dá por uma escadaria, onde logo em frente tem um bar bem pequenino.

4 – PRAIA DO CARVALHO, LAGOS

A praia do Carvalho possui um paredão de altas falésias e grutas na sua água verdinha. Sem dúvidas, é uma das praias mais bonitas do Algarve e também mais selvagens, já que lá embaixo não tem nenhum comércio. Fora que nem todo mundo a conhece.

A saber: para chegar, depois do estacionamento, tem que descer uma longa escadaria e passar por uma fenda para chegar nessa maravilha. Também dá para fazer o percurso terrestre a partir da Praia da Marinha.

5 – PRAIA DA MARETA, LAGOS

As águas da Praia da Mareta estão entre as mais tranquilas e entre as mais claras que vimos no Algarve (ainda que por vezes esteja propícia para o surf). E olha que fomos nela algumas vezes e sempre tivemos essa percepção. Além disso ela tem belas falésias que completam o visual. Contudo, é uma praia mais urbana em Sagres (em relação às Praias do Beliche e Tonel na mesma vila). 

A saber: por ser no centro e contar nos arredores com um restaurante. O acesso é tranquilo: do estacionamento é só descer um pouco uma ladeira e se chega nela.

6 – PRAIA DA CORDOAMA, VILA DO BISPO

Certamente a Praia da Cordoama é uma das mais bonitas e diferentes que vi no Algarve. Em princípio, não faria o meu “estilo de praia”, uma vez o que mar costuma ser mais brabo, bom para o surf. Mas seu diferencial está nas incríveis montanhas escuras que a cercam e, por isso, foi incrível conhecê-la. Aliás, a vizinha Castelejo segue a mesma linha.

Depois, quando a visitamos, seguimos de carro até o alto do morro na lateral delas. Vale muito, ainda mais que, além da vista maravilhosa das duas, também pudemos contemplar a Praia da Águia, tudo bem bonito.

A saber: a praia tem estacionamento em frente e restaurante em frente a ele, mas na praia em si não tem comércio. O acesso é fácil.

7 – PRAIA DA FÁBRICA, CACELA VELHA

Eleita recentemente como uma das 15 melhores praias do mundo, a Praia da Fábrica é um exemplar da parte conhecida como Sotavento do Algarve (a parte oriental, que vai de Faro a Cacela Velha). Nesse sentido, seu diferencial é a paisagem linda e exótica da praia com a Ria Formosa, que nasce nos seus arredores. Enfim, trata-se de um sapal, uma espécie de pântano, onde sentimos um contato fantástico com a natureza, entre os pequenos caranguejos e o canto dos pássaros. Já a praia em si tem pequenas ondas.

Apesar de todos os adjetivos, ao menos quando fomos, no fim da tarde, ela estava relativamente vazia. Isso porque é necessário atravessar o sapal, se a maré estiver baixa, ou pegar um barco se a maré tiver subido. Na volta, esperamos a praia ficar deserta e foi lindo ver o sol se pôr atrás dela. Por essa razão, tivemos que encarar a maré subindo para voltar.

A saber: o estacionamento fica em frente ao sapal, entre ele e a vila de Cacela Velha.

8 – PRAIA DE SÃO RAFAEL, ALBUFEIRA

Com muitas falésias e formações rochosas, é certamente uma ótima opção de praia com estrutura. Entretanto, ficamos mais para o canto direito, onde a praia, além de linda, estava bem tranquila e vazia no fim da tarde.

A saber: tem um grande estacionamento e restaurante na areia. 

9 – PRAIA DO CAMILO, LAGOS

Falésias douradas, grutas e mar azul fazem da Praia do Camilo uma das mais bonitas do Algarve. Devido à faixa de areia não ser grande, na alta temporada vale ir cedo. 

A saber: seu acesso se dá por uma longa escadaria, que também proporciona uma vista incrível de cima. A saber, ela conta com um restaurante na parte de cima.

10 – PRAIA DE ALBANDEIRA, LAGOA

A praia de Albandeira tem uma faixa de areia pequena, mas bem rústica e natureza. O destaque está nessa enorme rocha na areia – onde vários passarinhos entram, por sinal –  o que forma um visual diferente e único, em meio ao mar esverdeado. Além disso, ela tem, fora dessa área da praia em si, um arco natural.

A saber: o acesso se dá por uma escadaria. Na atura dela tem um bar/restaurante e na areia em si não há comércio.

11 – PRAIA DOS ESTUDANTES, LAGOS

A Praia dos Estudantes tem mar tranquilo e bem clarinho, como as demais de Lagos. No entanto, o diferencial dela está na sua ponte romana, configurando um cenário singular cheio de história.

A saber: para chegar, tem que descer uma escadaria (logo após o Mar Restaurante) e para acessar a parte da Praia com o arco, tem que passar por uma fenda na sua extrema lateral direita.

12 – PRAIA DE ODECEIXE, ALIZEJUR

Essa praia fica no limita com o Alentejo e faz parte da Costa Vicentina, um pedacinho de Algarve mais preservado. Classificada com uma das 7 maravilhas de Portugal, sua peculiaridade é a junção das águas do Rio da Ribeira de Seixe com as do mar, proporcionando uma praia fluvial, com piscininhas esverdeadas, e uma praia convencional do lado ao mesmo tempo.

A saber: o acesso se dá depois de descer uma ladeira, que tem comércio e restaurantes.

13 – PRAIA DA INGRINA, RAPOSEIRA/VILA DO BISPO

É uma praia pequena que tem a forma de uma concha. Quando fomos, vimos o mar bem calmo, transparente e azulado. No entanto, o que mais curtimos foram as vistas de tirar o fôlego que tivemos ao caminhar pelo seu entorno. Assim, para quem curte caminhadas, vale muito o passeio.

A saber: tem um estacionamento, restaurante e acesso fácil.

14 – PRAIA DO MARTINHAL, SAGRES/VILA DO BISPO

Discreta em termos de falésias, a Praia do Martinhal é um exemplar de praia com boa faixa de areia e com águas mansas e clarinhas, boa para famílias com crianças. Além disso, as ilhas a sua frente proporcionam uma bonita paisagem. Pode ventar e, por essa razão, ela também é adequada para esportes como Wind surf e kite surf.

A saber: tem estacionamento, restaurante e acesso fácil.

15 – PRAIA DOS TRÊS IRMÃOS, ALVOR/PORTIMÃO

À primeira vista, é uma praia comum sem maiores atrativos no contexto da região. Porém, no seu canto esquerda tem várias pedras e formações rochosas peculiares na areia.

A saber: o acesso é bem fácil já que tem um passadiço em frente ao estacionamento. Aliás, nessa parte da praia tem infraestrutura de restaurantes.

Em tempo: vale ter atenção às falésias e à proximidade de se ter delas, pois, apesar de lindas, podem sofrer derrocadas e provocar acidentes.

Por fim, as praias do Algarve são realmente bonitas e diversas, não é mesmo? Afinal, são falésias, mar lindo, bem como rios e formações rochosas espetaculares!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

1 Comment

  1. Adorei sua postagem, praias lindas, águas azuis e calmas, lindas formações rochosas! Dá vontade de conhecer todas!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter