Skip to content

La Coruña: o que fazer, roteiro e dicas

Dicas sobre o que fazer, onde ficar e onde comer em La Coruña

Sem dúvida, La Coruña – também conhecida como “A Coruña” ou apenas “Corunha” – foi uma das surpresas que tivemos durante o sabático europeu. Depois de 5 dias na cidade, da qual eu só conhecia o time de futebol, fiquei com a sensação real de “moraria aqui”. Dessa maneira, vou consolidar nesse guia minhas melhores dicas sobre o que fazer em La Coruña, como montar o roteiro e onde ficar no destino, em uma Espanha fora do óbvio.

Aliás, além das atrações de La Coruña em si, a usamos de base para vários passeios, como conto no post sobre  a autêntica região da Galícia.

SOBRE LA CORUÑA

A Coruña – nome oficial em galego – é a cidade mais populosa da Galícia, região do noroeste da Espanha. Com pouco mais de 200 mil moradores, o destino tem cara de cidade grande, com certo aconchego, organização e tranquilidade.  Com um time que disputa a primeira divisão do campeonato espanhol, de certa forma, La Coruña é um nome conhecido por muitos. Porém, a cidade vai além. Afinal, junta um centro histórico agradável, o farol romano mais antigo do mundo, uma marina cheia de charme, tabernas que rendem a fama de animada e ainda uma bela orla.

COMO CHEGAR EM LA CORUÑA

Ainda que La Coruña seja uma cidade da Espanha, ela fica mais perto do norte de Portugal do que da capital espanhola. Não à toa o idioma galego por vezes se assemelha ao português. Dessa forma, cerca de 300 km (3 horas) a separam do Porto. Por outro lado, La Coruña fica a 5 horas e meia de Madrid e 10 de Barcelona. Mas nada que seja empecilho para uma road trip pelo país. Contudo, fomos a partir de Portugal mesmo, especificamente Barcelos, e foi uma viagem bem tranquila de carro.

O QUE FAZER EM LA CORUÑA

TORRE DE HÉRCULES

Trata-se do monumento mais representativo de toda a Galícia. Afinal, é o único farol romano em funcionamento no mundo. Atualmente considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, ele foi construído no século 2, com o objetivo de ajudar na navegação. Isso oficialmente, já que existem muitas as lendas sobre a sua origem. Por exemplo, uma delas diz que o herói grego Hércules a construiu como túmulo para o tirano Gerião, após derrota-lo. Outra conta que o mítico líder celta Breogán queria construir uma torre tão alta que fosse possível avistar a Irlanda, colonizada por ele.

Logo na nossa chegada ao local nos deparamos com uma imponente estátua de Breogán. Em seguida subimos pela ladeira que nos leva ao monumento principal, apelidado de “Torre de Caramelo” por Picasso, que passou a infância na Corunha. Todo o percurso conta com o oceano ao lado. Depois de admiramos o farol, uma grata surpresa: uma enorme rosa dos ventos se apresentava a nossa frente. Seja para orientar as embarcações, seja para representar os países celtas, dela vimos um dos pores do Sol mais encantadores da vida! Em outras palavras: mítico e mágico.

Rosa dos ventos da Torre de Hércules: imperdível em La Coruña

CENTRO HISTÓRICO

PRAÇA MARIA PITA E ARREDORES

Quando os ingleses invadiram a Corunha, foi Maria Pita que derrotou o soldado que carregava a bandeira do inimigo e motivou seu povo a vencer a batalha. Hoje, a heroína é homenageada com o nome e estátua da mais emblemática praça da cidade. O lugar é amplo e agradável, e daqueles que nos fazem sentir no Velho Continente. Também vemos belos edifícios, com destaque para a Sede municipal de A Coruña, que também abriga a maior coleção de relógios da Europa. Além disso, a praça é cercada de restaurantes animados e simpáticos.

Ainda assim, diria que a maior oferta de bares fica nas ruas ao redor. Possivelmente são eles que rendem a fama de boêmia a La Coruña. Assim, não deixa de percorrer as ruas Franja e Riego de Agua, provar tapas, vinhos e ver a vida local.

Praça Maria Pita: dica sobre o que fazer em La Coruña

MARINA DE LA CORUÑA

Poucos metros da Praça Maria Pitta, vemos um dos principais cartões postais de La Coruña. A Marina da cidade é lindíssima. Mas, além da beleza, tem um clima delicioso. No fim do dia vimos turistas e locais caminhando pela orla, crianças no parquinho ou carrossel e um céu rosa único, com os barquinhos ao fundo. Em resumo, programa imperdível quando o assunto é o que fazer em La Coruña.

Marina: dica sobre o que fazer e onde ficar em La Coruña

CIDADE VELHA

Por outra lateral da praça, adentramos pela Cidade Velha de La Coruña. Ainda que tenhamos saído meio sem rumo, logo cruzamos a bela Igreja de Santiago, inicialmente construída no século 12. Depois chegamos à super arborizada Praça de Azcárraga. Nos perdemos pelas ruelas com a arquitetura típica de Galícia. A quem tiver mais tempo, pode andar até o Convento de Santa Bárbara e completar o passeio no Jardim de São Carlos, com vista privilegiada para o Castillo de San Anton, sem perder as muralhas da cidade.

Cidade Velha: dica sobre o que fazer em La Coruña

ORLA DAS PRAIAS

PRAIAS DE ORZAN E RIAZOR

Pois bem, além de toda a parte histórica, La Coruña nos presenteia com duas praias urbanas. Sem dúvida, o fato de ser uma cidade com praia foi fundamental na minha visão de cidade “completa”. Com uma boa faixa de areia, paramos na Praia de Orzan, conhecida por atrair surfistas locais. Vimos pessoas se exercitando, crianças e cachorrinhos numa agradável e ensolarada manhã de outono. Seguimos até a vizinha Praia de Riazor. Durante o passeio também fizemos uma parada estratégica no píer que divide as praias e de onde se tem uma bela vista da orla.

Praia de Orzan e Riazor: dica sobre o que visitar em La Coruña

ESTÁDIO DO DEPORTIVO LA CORUÑA

No fim da Praia de Riazor já avistamos o Estádio Municipal de Riazor, casa do Deportivo La Coruña. Acabamos não fazendo visita guiada, confesso que nem tinha esse interesse. Mas a verdade é que o nome do time é tão presente que fomos até a loja oficial comprar souvenirs de presente.

Na volta o caminho ainda nos levou a Praza Portugal, que eu achei bem simpática e com um aspecto mais moderno da cidade. E assim finalizamos nosso passeio pela orla.

CENTRO

É verdade que o centro da cidade localizado mais ou menos entre o centro histórico e a orla, não tem a importância histórica de ambos. 

Ainda assim, recomendo um pulinho na Praza Pontevedra. Por lá, vemos edifícios empresariais que evidenciam o lado cosmopolita de La Coruña. Na praça também tem um parquinho e a estátua da Pomba, em homenagem a Picasso (que passou a infância na cidade e teria estudado ali). Aliás, ali perto está a Casa Museu Picasso, mas não chegamos a fazer visita.

Também pelo centro acabamos por cruzar pelo Obelisco da Cidade, lojas de grife e em frente aos Jardins de Mendes Nunes.

QUANTO TEMPO FICAR E COMO FAZER O ROTEIRO

Nós passamos 5 dias em La Coruña. Usamos a cidade como base para passeios na região da Galícia. Ficamos 2 dias especificamente flanando pela Corunha e usando parte dos demais para desbravar a cidade.

Se a ideia for conhecer os pontos turísticos apenas, em até mesmo 1 é possível passar pelas principais atrações: uma manhã pela orla, a tarde pela praça Maria Pita e marina e o pôr do Sol na Torre de Hércules.

Porém, para viver a cidade recomendo no mínimo um pernoite. Até mesmo para sentir a noite local e conhecer os bares e bodegas. Fora que se a ideia for conhecer outros pontos da região da Galícia, La Coruña foi uma base bem conveniente, localizada a boa distante de outros destinos e com boa estrutura de hotéis e restaurantes.

ONDE FICAR EM LA CORUÑA

Ficamos no Noro Plaza e tivemos uma experiência maravilhosa. Em outras palavras, a localização é perfeita, colado na praça Maria Pita e perto da Marina. Trata-se de apartamentos boutique que juntam o melhor dos mundos entre ficar em apartamento e hotel. Isso porque o prédio só tem acomodações turísticas, tem uma gerência que dá suporte, lavanderia e até academia (abertura condicionada à pandemia). Mas com o espaço e cozinha compactas de um apartamento. O preço é mais alto, mas vale a quem quer investir na experiência, já que os alojamentos são bem equipados e muito bem decorados ou ainda para quem viaja em família.

De hotel, na cara do gol, também perto da Maria Pita e numa das principais ruas de restaurante, ficam o Alda Alboran Rooms e Alda Galeria, com bom custo-benefício. Nos arredores, perto da marina está o 5 estrelas NH Finesterre.

Já para quem optar por ficar perto das praias de La Coruña, vale considerar o Melia Maria Pitta, em Orzán, e Hotel Riazor, na praia de mesmo nome.

ONDE COMER EM LA CORUÑA

La Saporita (arredores Maria Pita)

Depois de vermos tantos locais andando pelas ruas com caixa da pizza de lá, resolvemos experimentar também. Levamos alguns exemplares e de fato achamos uma delícia.

Portela (arredores Maria Pita)

Ambiente agradável no centrinho noturno da cidade, aprovamos as deliciosas croquetas como petisco.

Celeiro (arredores Maria Pita)

Restaurante tradicional de frutos do mar, daqueles com fotos de famosos na entrada. Apesar da comida ser muito boa, não achei que compensa a pequena fortuna cobrada, mas deixo o registro a quem quiser investir.

Malpica Bar e Cerveceria (arredores Maria Pita)

Restaurante com a cara de “pé-sujo carioca” que agradou. Apesar de ser colado na Praça, vimos muitos locais e comemos uma comida típica e caseira por um preço excelente. Escolhemos uma mesa do lado de fora.

Goiko (entre centro e orla)

Não foi o melhor hambúrguer da vida, mas é uma dica de lanche prático e gostoso a quem estiver perto do centro e da orla, numa dessas hamburguerias modernosas que tem em toda cidade atualmente.

Por fim, espero que as dicas sobre o que visitar em La Coruña te inspirem a incluir a cidade num roteiro pela Europa!

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

2 Comments

  1. Realmente a cidade é maravilhosa! Adorei essa viagem, inesquecível!!!!

    • Foi mesmo! Uma ótima surpresa!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter