Skip to content

O que fazer em Roma: guia completo

GUIA COMPLETO DA CIDADE
Certamente Roma é umas cidades mais cobiçadas por quem gosta de viajar. Afinal, é difícil não recorrer ao clichê de que o destino é um “museu a céu aberto” e diferente de tudo o que já vimos. Finalmente realizamos o sonho de estar lá e vamos reunir aqui as melhores dicas – fresquinhas – com o que fazer em Roma e nosso roteiro de Roma em 3 dias. 
 
Dessa maneira, vale lembrar que esse roteiro é uma adaptação da nossa viagem à Itália, onde também estivemos na Sardenha.

O QUE FAZER EM ROMA

DIA 1: CENTRO DE ROMA

Lugares visitados: Campo di Fiori, Piazza Navona, Panteão, Fontana di Trevi, Piazza di Spagna, Piazza del Popolo, Terrazza del Pincio (Vila Borghese)
(cerca de 3 km a “ida”)
O primeiro dia do “Roteiro Roma em 3 dias” é focado no centro e em suas praças, excluindo as atrações históricas do Coliseu e Fórum Romano. 

Campo de Fiori

Em primeiro lugar, paramos na simpática praça do Campo de Fiori, com seu tradicional mercado de rua. Depois ainda esticamos por acaso à Piazza Farnese, mais vazia, com uma fonte e um imponente Palácio Renascentista. Em outras palavras, aquelas surpresas agradáveis, onde pudemos contemplar mais da arquitetura e cantinhos romanos. Também passamos pelas duas praças muitas vezes, já que nosso hotel ficava ali perto. 

Piazza Navona

Em seguida, e não muito distante, está uma das praças mais icônicas de Roma. Optamos por fazer o caminho pela Via dei Coronari, considerada uma das mais bonitas da cidade. Finalmente chegamos na Piazza Navona, onde se localizava o estádio de Domiciano, palco dos jogos atléticos no ano de 86! Atualmente, o destaque são suas três fontes, além dos edifícios históricos. Aliás, um deles é o Consulado do Brasil. 

Panteão

Certamente a imensidão da construção e de sua cúpula surpreendem. Além disso, o Panteão é um dos monumentos romanos mais bem preservados do mundo. A entrada é gratuita, a quem quiser conferir por dentro. 

Fontana di Trevi

A uma curta caminhada, se chega à fonte, espaço que no século 19 a.c. era o fim de um aqueduto. Contudo, a construção atual – considerada a principal barroca dentre as fontes italianas.-  vem do século 18. Em tempo: prepare-se para uma multidão ao seu redor para conferir tamanha beleza. 

Piazza di Spagna

Possivelmente a escadaria mais disputada da cidade é a da Praça, onde turistas e locais se misturam. Além de funcionar como ponto de encontro, a Praça reúne diversas lojas de grife em seu espaço. 

Piazza del Popolo

A ampla praça  abriga um obelisco egípcio de 24 metros e três igrejas (as duas “gêmeas” e a de Santa Maria del Popolo, com pinturas de Caravaggio). Sem dúvida faz jus ao significado de “Praça do Povo”. Afinal, o local é bem central e abriga diversos eventos, incluindo o Réveillon de Roma.

Terrazza del Pincio

Por fim, nosso o primeiro dia contou com o pôr do Sol na Terraza del Pincio. Ainda que lotado, foi um dos meus programas favoritos quando penso sobre o que fazer em Roma. Além do visual do terraço, o espaço do jardim é grande e agradável. 

DIA 2: MONUMENTOS ROMANOS

Lugares visitados: Monumento a Vítor Emanuel II ,  Fórum Romano,  Coliseu (+ Trastevere)

Monumento a Vítor Emanuel II

A caminho do Fórum Romano nos deparamos, por acaso, com a magnitude deste monumento. Ainda que não estivesse no nosso roteiro, logo o lugar nos chamou a atenção. Isso porque a construção – em homenagem ao primeiro rei da Itália unificada –  é imensa, com colunas e estátuas. Nesse sentido, sua imponência não agrada a todos, além do fato seu espaço ter destruído parte do Monte Capitolino, que guardava resquícios medievais. Também é possível, por 10 euros, ter acesso ao seu terraço, com vista privilegiada de Roma. Contudo, nesse caso talvez seja melhor deixar essa atração para a volta, para tentar pegar o Fórum e o Coliseu mais vazios. 

Fórum Romano

Hora de recorrer mais uma vez ao clichê “museu a céu aberto”. Afinal, as ruínas do lugar nos mostram o centro do Império romano, com órgãos, tribunais, templos e estabelecimentos diversos. O curioso é que as ruínas só foram descobertas séculos depois, em escavações. 

Coliseu

Coliseu é uma das atrações mais famosas do mundo e a mais visitada da Itália. A arena – que era palco de eventos e combates – é o maior símbolo do Império Romano e foi construído no século 1. 
 
Em tempo: é primordial comprar o ingresso (ou Roma Pass) e agendar o horário com antecedência. Um áudio guia ou visita guiada enriquecem as experiências. Em todo caso, vale salvar um mapinha do Fórum antes da visita. Como o Fórum romano é maior e sem cobertura, talvez valha começar o passeio por ele, se for cedo (entrada Monte Palatino). Ou ainda, caso inicie pelo Coliseu, buscar o portão lateral da atração, que costuma ser mais vazio.  

DIA 3: VATICANO

Lugares visitados: Castel Sant Angelo (caminho do Vaticano), Piazza de San Pietro e Museu do Vaticano

Castel Sant Angelo

Sua origem vem do século 2, onde seria o Mausoléu do Imperador Adriano. Mas foi depois que de fato virou um castelo e também ma fortaleza papal. 

Piazza di San Pietro

Icônica praça do Vaticano que se situa em frente à Basílica.

Museu do Vaticano

O Museu é uma dos mais importantes e ricos do Mundo. Certamente uma das obras mais memoráveis é a Capela Sistino.

Em tempo: quer ir ao Vaticano apenas uma vez e não abre mão de ver o Papa nem de entrar no Museu do Vaticano?
Em resumo, há duas opções: ir em uma quarta-feira ou no último domingo do mês.
Caso contrário, ou abrir mão de uma das duas atrações ou ir ao Vaticano duas vezes na viagem. 

ONDE FICAR EM ROMA

Definitivamente gostamos muito do custo-benefício do Navona Essence. Isso porque os quartos – ainda que não luxuosos – são modernos e confortáveis. Também tem e a localização perfeita, colado no Campo de’ Fiori e de onde conseguimos fazer tudo andando!  
 
Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter