Estivemos em Cascais em março de 2020, em um bate e volta de Lisboa. Antes de mais nada, adianto que o passeio vale muito a pena. Entre o mar, paisagens bonitas, casarios e ruelas cheias de charme, Cascais é um lugar bonito e agradável para turistar. Na verdade, aparentemente para viver também e confesso que voltei com aquela sensação de “eu moraria aqui”. Assim, conto aqui o que fazer e detalhes do nosso roteiro de 1 dia em Cascais.
ROTEIRO POR CASCAIS: QUANDO IR
Diria que um passeio à cidade pode ser feito o ano inteiro, se o objetivo não for especificamente de ficar nas praias, o que seria mais apropriado no verão. Mas, no fim do inverno, quando fomos, ficamos bastante satisfeitos de contemplar as belas paisagens. Porém, recomendo fortemente que o passeio seja feito em um dia ensolarado, se possível.
COMO CHEGAR EM CASCAIS NESTE ROTEIRO
Usamos carro alugado para chegar em Cascais, o que foi ótimo para apreciar bem o percurso litorâneo, do qual falarei mais logo a seguir. E também porque acrescentamos ao nosso roteiro de 1 dia em Cascais uma ida ao Cabo da Roca.
Entretanto, é totalmente possível fazer esse roteiro em Cascais indo de trem. Afinal, a viagem leva menos de 1 hora, tem grande oferta de horários e custa poucos euros, além da estação de desembarque ser colada nas praias e na entrada do centro histórico. Consulte aqui detalhes. Aliás, se esta for a sua opção, em um bate e volta de Lisboa, o trem sai da estação Cais do Sodré, na capital portuguesa, que pertence a linha verde do metrô.
COMO SE LOCOMOVER NO ROTEIRO DE 1 DIA EM CASCAIS
Uma vez que estávamos de carro, alternamos o seu uso com caminhada. Estacionamos um pouco antes do hotel Albatroz, logo que chegamos, depois no estacionamento próximo à marina e, por fim, em frente à Boca do Inferno. Mas se a vinda tiver sido de trem ou se a cidade estiver cheia, se locomover com caminhada parece prático e tranquilo. Da praia da Conceição até a Boca do Inferno, extremos nesse roteiro, temos em um percurso linear uns 3 km (ida e volta cerca de 6 km).
ROTEIRO DE 1 DIA EM CASCAIS: PASSO A PASSO
N 6: ORLA LISBOA - CASCAIS: UM DOS CAMINHOS LITORÂNEOS MAIS BELOS DE PORTUGAL
O nosso roteiro de 1 dia em Cascais já começa pelo caminho. A N -6 é um trajeto de uns 30 km pelo litoral, com um visual bem bonito do Oceano Atlântico. O percurso passa por diversas praias desde Lisboa até chegar à vila de Cascais propriamente: Oeiras, Carcavelos, Parede e Estoril, sendo elas (menos Oeiras) freguesias pertencentes ao Conselho de Cascais, que é como se fossem bairros ou zonas dentro da cidade de Cascais.
PRAIAS DA DUQUESA E DA CONCEIÇÃO E PRAIA DA RAINHA
Nossa primeira parada nesse roteiro de 1 dia em Cascais foi na praia da Conceição, que divide o “areal” com a Praia da Duquesa. Estava um lindo dia de Sol e, mesmo inverno, o lugar, que é bem amplo, é agradável para caminhadas. Após andarmos um pouco pelo calçadão, contemplando o belo visual, seguimos, passando em frente ao Hotel Albatroz, rumo ao centro histórico de Cascais.
Ainda sobre as praias, logo ali, no começo desse centrinho, se encontra a descida para a praia da Rainha, que é uma praia menor e já na área central da cidade.
CENTRO HISTÓRICO: RUELAS, LOJINHAS E DOCES
Seguimos o passeio pela Rua Frederico Arouca, coração do simpático centro histórico de Cascais. Por lá, há várias lojinhas e ruelas charmosas. Inclusive, é um bom lugar para adquirir souvenirs.
Sugiro andar por toda ela e seguir até a sua continuação, no Largo Luis de Camões, para chegar a Bijou de Cascais. Isso porque trata- se de uma tradicional pastelaria e que tem quase 100 anos! Não deixe de provar os jesuítas, o doce mais típico da cidade, que parece um biscoitinho bem crocante. Mas o lugar também tem outras delícias, incluindo pastéis de nata.
O largo, por sinal, tem vários restaurantes animados.
Ah, se estiver um dia quente, considere provar um sorvete na Santini, marca de gelado (como se chama sorvete, em Portugal) bem famosa no país. Ele fica mais no começo do centro histórico. Entretanto, nós já tínhamos experimentado em Lisboa, mesmo assim fica a dica.
PRAIA DA RIBEIRA, MARINA E CIDADELA DE CASCAIS
Assim, continuando o passeio pelas ruelas do centro histórico, você passará pela Praia da Ribeira, a orla central da cidade, que aliás, tem sua melhor vista da nossa próxima parada, a Marina de Cascais.
Na sua lateral está a Cidadela de Cascais e podemos ver aos lados das muralhas os coloridos barquinhos da Marina. Ela já serviu de proteção para a capital portuguesa contra invasores e hoje também abriga um hotel e restaurante, além de uma galeria de arte contemporânea, a Cidadela Art District. Não entramos, mas algumas das obras ficam ao ar livre.
A Cidadela já serviu de proteção para a capital portuguesa contra invasores e hoje também abriga um hotel e restaurante, além de uma galeria de arte contemporânea, a Cidadela Art District. Não entramos, mas algumas das obras ficam ao ar livre.
PRAIA DE SANTA MARTA E FAROL DE SANTA MARTA
Depois da Cidadela, continuamos nosso roteiro até a praia de Santa Marta, ponto imperdível do roteiro! Afinal, ela é um dos principais cartões postais da cidade. O motivo é que a praia é linda e bastante fotogênica, com o forte e farol ao lado.
Para completar o cenário, há uma ponte entrecortando o mar e um castelo atrás. A saber, nele funciona o Museu Condes de Castro Guimarães. Aliás, ele fica no interior do Parque Marechal Carmona, por onde passamos no caminho até a praia. Assim, o parque pode ser uma opção para descanso, sobretudo se estiver com crianças, ou caminhada e passeio mesmo, já que tem bastante espaço, bem como é bonito e arborizado.
BOCA DO INFERNO
A próxima parada do roteiro foi na Boca do Inferno, um dos pontos turísticos mais famosos de Cascais. Fica a 15 minutos da Praia de Santa Marta, a quem for a pé. Trata-se de uma formação rochosa nas falésias, por onde entra e sai a água do mar. Enfim, é uma paisagem bem impactante!
ITEM ADICIONAL NO ROTEIRO DE 1 DIA EM CASCAIS: CABO DA ROCA
Por último, optamos por conjugar ao nosso roteiro de 1 dia em Cascais com uma ida ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, com uma vista linda para o mar, falésia e farol.
Foi bem prático em um bate e volta de Lisboa. Porém, se você não quiser visitá-lo nesse dia, ele também pode ser conhecido em uma visita à bela região de Colares, em Sintra. Por outro lado, ir a Cascais e à vila de Sintra (onde ficam os castelos) no mesmo dia me parece puxado.
ROTEIRO POR CASCAIS: ONDE COMER NA CIDADE
Saímos bem cedinho, depois de um café da manhã reforçado, nos abastecemos na pastelaria Bijou e retornamos de tarde para a capital portuguesa, onde fizemos um almoço mais tarde.
Mas se você quiser almoçar em Cascais, não faltam opções. Há restaurantes simpáticos na Praça Luís de Camões, bem como restaurantes com vista para o mar, para todos os gostos, como por exemplo o Marisco na Praça, Monte Mar, Furnas do Guincho, Fortaleza do Guincho e o Mar do Inferno. O carro chefe da gastronomia local são os pescados e frutos do mar.
Por fim, nosso roteiro de 1 dia em Cascais chega ao fim e valeu muito a pena. Foi Em outras palavras, foi ótimo contemplar as praias de Cascais, passear pelo seu charmoso centro histórico e provar o doce típico da cidade. Enfim, um bate e volta de Lisboa muito prático e bacana!
No comment yet, add your voice below!