Skip to content

O que fazer em Ipanema: atrações imperdíveis

Melhores lugares para incluir no roteiro pelo bairro
Pôr do Sol: dica sobre o que fazer em Ipanema

Certamente Ipanema é um dos bairros mais cariocas e icônicos da cidade do Rio de Janeiro. Dessa maneira, vou reunir aqui as melhores dicas – de local – sobre o que fazer em Ipanema.

SOBRE IPANEMA

Ipanema é um dos bairros mais tradicionais da cidade, eternizado nas letras de Tom Jobim. Com a praia de todas as tribos, um espetacular pôr do Sol e uma gama de bares e restaurantes, pensar sobre o que fazer em Ipanema é fundamental para o viajante que visita o Rio. O bairro fica entre Copacabana e Leblon, sendo mais organizado que o primeiro e mais informal que o segundo e é um excelente meio termo que reflete a alma carioca.

O QUE FAZER EM IPANEMA

ARPOADOR: PEDRA, ESTÁTUA E PARQUE

A pedra do Arpoador é um dos locais mais emblemáticos da cidade e oferece uma das mais belas vistas da Praia do Arpoador e de Ipanema. Na hora do pôr do Sol, um cantinho na pedra fica ainda mais concorrido, quando visitantes aguardam para aplaudir o fenômeno.

Descendo da Pedra, vemos na lateral o Parque Garota de Ipanema, por vezes palco de eventos e shows e mesmo em dias comuns tem uma área de lazer. No entanto, vale lembrar que os arredores do Arpoador exigirem uma atenção maior no quesito segurança.

Seguindo no calçadão, em frente à Praia, está uma estátua de Tom Jobim, figura marcante na história do bairro de Ipanema. Assim, vale uma foto para registrá-la.

Arpoador: dica sobre o que fazer em Ipanema

FEIRA HIPPIE DE IPANEMA

Aos domingos, com um breve desvio chegamos à Praça General Osório, que abriga o evento.  A tradicional feira – que começa às 10 horas –  vende artes, artesanatos, souvenir e produtos diversos.

PRAIA DE IPANEMA

É, sem dúvida um ponto que todo turista deve visitar. Por lá, Tom Jobim e Vinícius escreveram uma das principais músicas brasileiras.

A Praia é frequentemente descrita como lugar democrático e de “todas as tribos”. O cenário é de fato espetacular, com o Morro Dois Irmãos ao fundo. Não deixe de conferir o pôr do Sol.

Nas areias, um programa tipicamente carioca é estender sua canga e provar um Biscoito Globo com Mate.

A praia – que fica entre Copacabana e Leblon – se divide entre os postos 8, 9 e 10. Na transição entre o 8 e o 9, sobretudo em frente à rua Farme de Almoedo, vemos várias bandeiras coloridas, retratando ser o ponto mais LGBTQIA+ da orla.

Em geral, gosto da praia na transição do posto 9 a 10, onde costuma ser menos cheio.

QUADRILÁTERO DO CHARME

As quadras entre as ruas Joana Angélica e Aníbal de Mendonça são conhecidas como Quadrilátero do Charme.

Se a ideia é viajar como um local, vale passar na tradicional Praça Nossa Senhora da Paz, ver o comércio glamoroso do entorno, sobretudo das lojas sofisticadas da rua Garcia d’Ávila ou na Livraria da Travessa, onde além de livros existe um simpático café.

Contudo, a dica imperdível é aproveitar a gastronomia da região, que tem se firmado como um polo gastronômico. Assim, vale ler nosso guia completo com as melhores opções de onde comer em Ipanema.

CAGARRAS

Por fim, um programa bem diferente é um passeio de barco às Ilhas Cagarras. Porém, apesar do arquipélago ficar na altura da Praia de Ipanema, em questão de logística de roteiro ele não precisa acontecer junto à visita ao bairro. Isso porque os barcos costumam sair da Marina da Glória e não de Ipanema em si. 

Bairros vizinhos

Não propriamente em Ipanema, mas colado, vale estender o roteiro aos bairros vizinhos: Lagoa e Leblon.

Lagoa

Seguindo a partir de Ipanema, descendo alguma das suas ruas entre a Vinícius de Moraes e Aníbal de Mendonça você chegará na Lagoa Rodrigo de Freitas. Vale a pena tomar uma água de coco com a vista de cair o queixo da Lagoa e do Cristo. Com disposição para seguir a caminhada, uma ideia é esticar até o Parque dos Patins, que tem alguns restaurantes, ou até o Parque do Cantagalo, onde ficam os turísticos pedalinhos e bares badalados como o Terraza. Adiante, vemos o Parque do Cantagalo, que tem uma trilha curtinha que entrega um visual fantástico, além de um complexo de tirolesa e outros esportes de aventura.

Leblon

Em outra direção está o famoso Leblon. Além da praia, o bairro conta com um Shopping, uma ampla gama de bares e restaurantes, sobretudo na Rua Dias Ferreira e arredores. Por fim, um lugar com uma vista fantástica, já no fim da orla, é o Mirante do Leblon ou o Mirante “Air France”, no Parque Penhasco Dois Irmãos (na subida via Rua Aperana é visto placas mencionando a UPP, mas o parque fica antes da chegada à comunidade).

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

1 Comment

  1. Adorei as dicas! Seu blog sempre com dicas diferenciadas!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter