Skip to content

Pastel de Belém em Lisboa: top 10 do melhor pastel de nata

10 LUGARES EM BUSCA DO MELHOR PASTEL DE NATA EM LISBOA
Lista sobre onde comer pastel de Belém em Lisboa

O pastel de Belém é certamente um dos doces mais famosos e queridos da doçaria portuguesa. Por isso, em uma viagem a Lisboa, é provável que você vai até Belém provar o original, que é o único que ganha oficialmente esse nome (qualquer outro é chamado pastel de nata). Mas como faz para se deliciar nos outros dias da viagem? Calma, que buscar o melhor pastel de nata de Lisboa foi um dos nossos programas preferidos nos meses que estivemos lá. Assim, compartilho aqui a preciosa lista de onde comer pastel de Belém em Lisboa, com 10 lugares na região central.

Aliás, o melhor pastel de nata de Lisboa, na minha opinião, deve ser crocante, estaladiço, com recheio cremoso. Se estiver quentinho, melhor ainda! 

Antes de mais nada, esclareço que o começo da lista é quase um empate técnico, mas achamos todos  bons! Enfim, é se deliciar e ser feliz!

O MAPA DA MINA: ONDE COMER PASTEL DE BELÉM EM LISBOA

1 - PASTÉIS DE BELÉM

Patéis de Belém é simplesmente o pastel de Belém original, criado em 1837. Dessa maneira, é uma atração turística ir à pastelaria. Em outras palavras, eles são realmente maravilhosos, além de serem o mais clássico pastel de Belém do mundo!

2 - FÁBRICA DA NATA

Em uma loja simpática no burburinho turístico está a Fábrica da Nata. O pastel de nata é bem crocante e saboroso. Além disso, na maioria das vezes em que fomos, ele estava bem morninho.

Fomos na loja da Praça dos Restauradores, mas tem outra unidade perto, no coração da Baixa.

3 - MANTEIGARIA

Frequentemente a Manteigaria é apontada como o melhor pastel de nata de Lisboa, depois do original, ou – pasmem – mesmo levando em conta o “verdadeiro” pastel de Belém. Por isso o lugar tem sempre movimento, mesmo a loja sendo feita para comprar e levar. Assim sendo, sobre o pastel de Belém: achei ele com mais gosto de leite e mais docinho, uma delícia mesmo! Aliás, rola um sininho avisando que saíram do forno.

Fomos na sede na Praça Luís de Camões, entre Chiado e Bairro Alto, mas há unidade na divisa Baixa-Chiado e no Time Out Market.

4 - PASTELARIA BATALHA

Uma grande vantagem da Pastelaria Batalha é disponibilizar outros doces portugueses, como o maravilhoso travesseiro de Sintra, bem como, ná época das festas de fim de ano, o premiado bolo-rei. No entanto, o pastel em si também é excelente! Aliás, em termos de sabor, diria que um dos melhores (ainda que nem sempre tenha dado a sorte de estar quentinho, apesar de sempre fresco). A saber: também tem opção vegana.

Fica na Praça Luís de Camões, entre Chiado-Bairro Alto, em frente à sede da Manteigaria.

5 - PASTELARIA ALCÔA

O pastel de nata da Alcôa foi um dos meus preferidos. Afinal, ele é bem crocante e dei sorte de pegar morninho (parece que também rola um sininho para quem quiser garantir recém-saído do forno). Além disso, a Alcôa é uma pastelaria proveniente de Alcobaça. Dessa maneira, ela tem como diferencial seus premiados doces conventuais, feitos com as receitas dos Monges de Cister desta vila, como as tradicionais Cornucópias ou ainda as queijadinhas.  

Fomos no El Corte Inglés, perto da Praça Marquês de Pombal, mas tem unidade no coração do Chiado

6 - PASTELARIA ALOMA

A Aloma é uma pastelaria com mais de 70 anos de tradição. O pastel, que é auto intitulado como  o melhor pastel de nata, é bom mesmo, tanto que já venceu há alguns anos o concurso de melhor pastel de nata de Lisboa. Depois disso ganhou até repercussão internacional.

Fomos na unidade Campo de Ourique (por sinal, bom para passear pelo bairro menos turístico e no Mercado de Campo de Ourique), mas ela tem unidade nos arredores Chiado-Bairro Alto também.

7 - NATA LISBOA

A loja, especialista em pastel de nata, tem filial até mesmo fora de Portugal. Em Lisboa, porém, é a mais distante do burburinho turístico da minha lista. Mas nada muito longe para quem quiser provar pastéis diferentes, uma vez que o pastel da Nata Lisboa é realmente uma delícia.

Fica no Saldanha, a algumas quadras da Praça Marquês de Pombal.

8 - PASTELARIA SANTO ANTÔNIO

Vencedor recente do melhor pastel de nata de Lisboa, o pastel de nata da Pastelaria Santo Antônio é crocante e saboroso, além de estar morninho quando fomos. Além disso, nada mais conveniente depois de andar pelas ladeiras da Alfama, não é mesmo?!

Fica perto do Castelo de São Jorge, na Alfama.

9 - CONFEITARIA NACIONAL

Em meio à variedade de doces portugueses, a Confeitaria Nacional tem no pastel de nata o mais vendido deles. E é gostoso mesmo! Mas, ao menos no dia em que fomos, achei menos que os listados acima. Mesmo assim, recomendo a visita, já que ela mistura o sabor com o ambiente. Afinal, a filial de Belém, que fomos, tem uma vista de cair o queixo para a Torre de Belém. Por outro lado, a da Baixa é simplesmente o café mais antigo e pomposo de Lisboa.

10 - A PADARIA PORTUGUESA

A Padaria Portuguesa entrou nessa lista pela conveniência: afinal, a cada esquina tem uma! No seu ambiente mais moderno, provamos pastéis bem gostosos, outros apenas bons se comprados aos demais da lista. Ainda assim, vale pela praticidade.

Uma vez que tem muitas unidades, vale consultar no mapa!

Pastel extra: a novidade do Castro

Recentemente Lisboa ganhou mais uma pastelaria para endossar a lista do melhor pastel de nata da cidade. Trata-se do Castro. Em outras palavras, além do burburinho que a Casa tem causado, ela fica em pleno Chiado. Ou seja, por que não incluir mais um docinho no quando estiver pela Manteigaria, Alcoa e Batalha?

Veredito sobre o Pastel de Belém em Lisboa

Por fim, com essa lista sagrada de onde comer pastel de Belém em Lisboa,  garanto que ninguém vai passar vontade de comer essa maravilha e encontrar o seu melhor pastel de nata na cidade. Ou seja, é só se deliciar!

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter