Skip to content

O que fazer em Innsbruck, nos Alpes austríacos

Dicas de Innsbruck: o que fazer, quanto tempo ficar, como chegar, por que ir, onde ficar e o que comer na bela cidade imperial nos Alpes austríacos.

Nossa viagem pela Alemanha e Áustria foi focada em curtir o clima de Natal e explorar a região dos Alpes nos dois países. Depois de deixarmos Garmisch-Partenkirchen, nossa última parada na Alemanha, o primeiro destino na Áustria não poderia ter sido mais acertado: Innsbruck, a capital do Tirol, nos Alpes austríacos. Assim, compartilho aqui todas nossas dicas: o que fazer em Innsbruck, roteiro, dicas do Innsbruck Card, quanto tempo ficar, e ainda, como chegar, onde ficar e onde e o que comer na cidade imperial.

Aliás, para ver todas as dicas do planejamento desta viagem, não deixe de ler o “Roteiro de carro e trem pela Alemanha, Áustria e Eslováquia“.

COMO CHEGAR

Chegamos em Innsbruck de trem em uma viagem que levou um pouco menos de uma hora e meia, a partir de Garmisch-Partenkirchen. 

A cidade também está a menos de 2 horas de trem de Munique e de Salzburg. Já de Viena, a distância é maior e leva cerca de 4 horas.

SOBRE INNSBRUCK E POR QUE IR

Innsbruck é uma cidade imperial lindíssima, emoldurada pelos Alpes austríacos (facilmente acessados do centro!), cortada pelo Rio Inn, que complementa a bela paisagem.

Seu passado é rico. A cidade tornou-se capital do Tirol no século 15 e, no mesmo século, tornou-se capital imperial, bem como um centro da política e cultura europeias.

Com forte tradição com esportes de montanha, até mesmo já foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Além disso tudo, uma característica que adoramos: Innsbruck é um cidade universitária, e por essa razão, é jovem e animadíssima. Além disso, mesmo sendo relativamente pequena, ela tem uma boa diversidade de atrações bacanas.

ONDE FICAR EM INNSBRUCK

Certamente, a melhor localização para turistar em Innsbruck é no centro histórico, o Altstadt. Nesse sentido, quanto mais perto do Telhado de Ouro (o ponto turístico mais famoso da cidade), mais conveniente será o seu deslocamento em um roteiro em Innsbruck.

Ficamos no Hotel Stage 12 e gostamos muito. Em resumo, a localização é perfeita e o hotel estava novinho, pois tinha sido recém-inaugurado. O café da manhã também estava ótimo. Para completar, há quartos com vista maravilhosa, seja para o centrinho ou para os Alpes austríacos.

Vista do Hotel Stage 12, dica de onde ficar em Innsbruck
Vista da janela do hotel Stage 12

QUANTO TEMPO FICAR NA CAPITAL DO TIROL

Apenas para conhecer o centro histórico ou subir a montanha, é totalmente possível fazer bate e volta (por exemplo de Munique ou Salzburg) ou pit stop (por exemplo, entre Garmisch e Salzburg).

No entanto, para fazer todas as principais atividades, ou seja, o basicão do centro histórico, uma montanha (afinal, estamos nos Alpes austríacos) e o Museu Swarovski, sugiro no mínimo 1 dia inteiro, fora a chegada e a saída (isso se você não for esquiar), idealmente 2.

Nós dormimos 2 noites, mas como chegamos de noitinha e saímos de manhã, tivemos, na prática, 1 dia inteiro livre e um pouquinho da noite e manhã dos demais.

O QUE FAZER EM INNSBRUCK: ROTEIRO

CENTRO HISTÓRICO - ALTSTADT

Sobre o que fazer em Innsbruck: andar no centro histórico, que é uma graça!

Visitamos o belo Hofburg, um dos principais palácios da Áustria, cuja construção é de 1500, sob o reinado do Imperador Maximiliano I e que também serviu de residência de veraneio dos Habsburg, uma das principais famílias reais da história. Ele foi reformado sob o comando da imperatriz Maria Teresa e, no século 19, pelo governador, para a sua sogra, a imperatriz Sisi (cuja história conhecemos melhor na visita ao Hofsburg de Viena).

Ao seu lado está a Hofkirche, a Igreja da Corte, onde fica a tumba do Imperador Maximiliano I e estátuas de membros da Corte.

Seguimos para uma parada obrigatória em um roteiro por Innsbruck: o Goldenes Dachl ou Telhadinho de Ouro, seu principal cartão postal. Como tudo na cidade gira em torno do Imperador Maximiliano I, o telhadinho, folheado a ouro, servia para ele e sua mulher contemplarem festivais que aconteciam ali embaixo.

Telhado de Ouro, dica sobre o que fazer em Innsbruck
Goldenes Dachl ou Telhadinho de Ouro, Innsbruck, Áustria

Depois, chegamos no Rio Inn, onde deparamos com a ponte Innbrücke e a Marktplate contemplamos o rio com as casinhas coloridas ao fundo.

Rio Inn e Alpes austríacos ao fundo: dica sobre o que fazer em Innsbruck
Rio Inn com casas coloridas e montanhas ao fundo, Innsbruck, Áustria

Voltando à rua do telhadinho, a Herzog-Friedrich-Straße, vemos o quanto a arquitetura tirolesa é um charme e vale prestar atenção aos prédios, com letreiros de ferro.

Herzog-Friedrich-Straße, dica sobre o que fazer em Innsbruck
Herzog-Friedrich-Straße, junto com a Maria-Theresien-Straße, exemplos da arquitetura do Tirol, Innsbruck, Áustria

A continuidade dela, a rua Maria-TheresienStraße, possui várias lojas e restaurantes e não deve ficar de fora do seu passeio.

Não deixe ainda de observar a Rathaus, antiga prefeitura do século 15, a Annasäule, uma coluna com estátua de Nossa Senhora, colocada em comemoração à expulsão dos bávaros do Tirol, e o Triumphpforte, obra para celebrar o casamento do filho da imperatriz Maria Teresa e também para homenagear seu marido que morreu no mesmo ano.

Rathaus e Annasäule: dica sobre o que fazer em Innsbruck
Rathaus e Annasäule, no centro histórico de Innsbruck, Áustria

Pertinho, fica a Eduard-Wallnöfer-Platz, onde se encontra o Befreiungsdenkmal, monumento que celebra a libertação da Áustria da ocupação nazista. 

Natal

Antes de tudo, se você estiver na cidade na época de Natal, aproveite para acrescentar as atividades natalinas em seu roteiro em Innsbruck. Ou seja, conferir a árvore de Natal da Swarovski. E ainda de ir aos principais mercados natalinos. Fomos no Old Town Christmas Market, em frente ao telhadinho de ouro, no da Maria-Theresien Straße e no The Family Christmas Market at Marktplatz. Confira todos os detalhes de datas e horário.

Aliás, para quem for na época de Natal: para ver a nossa experiência natalina completa não deixe de ler o post completo sobre “As 10 cidades na Europa para viver o clima de Natal” que visitamos nesta viagem, na Alemanha, Áustria e Eslováquia.

Árvore de Natal, dica sobre o que fazer em Innsbruck no Natal
Árvore e decoração de Natal, Innsbruck, Áustria

ALPES AUSTRÍACOS: NORDKETTE​

Innsbruck é emoldurada pelos Alpes austríacos, como as montanhas Nordkette (2334 m), Patscherkofel (2246 m) e Nockspitze (2403 m). Por isso, quando pensamos sobre o que fazer em Innsbruck, possivelmente subir uma montanha será uma das atividades. Nesse sentido, escolhemos subir a Nordekette, pela facilidade de acesso.

Em uma pequena caminhada do centro histórico, se chega à estação “Congress Station”, obra da arquiteta iraniana Zaha Hadid.

Alpes austríacos emolduram Innsbruck
Montanhas alpinas ao fundo do centro histórico de Innsbruck, Áustria

Dali, a subida é rápida e feita em três etapas. De funicular/trenzinho até Hungerburg e de teleférico até Seegrube e posteriormente Hafelekar.

O bacana neste passeio foi poder, em tão pouco tempo, a partir do centro da cidade, estar no mirante da montanha. A vista linda de Innsbruck e das montanhas ao seu redor é impressionante, parece cenário de filme! Era inverno, mas, mesmo em épocas mais quentes, além do visual, há outras atividades, como caminhadas e trilhas.

Nordkette, montanha nos Alpes austríacos, dica do que fazer em Innsbruck
Vista do alto da Nordkette, Innsbruck, Áustria

SWAROVSKY CRYSTAL WORLD​

À tarde, fomos a Swarovski Crystal World, da famosa marca de cristais, que fica na cidade de Wattens, a uns 20 minutos do centro de Innsbruck.

Gostei bastante do passeio e achei que valeu super a pena incluir num roteiro em Innsbruck! Ainda assim, destaco que, com pouco tempo, priorizaria o centro histórico da cidade.

Antes de mais nada, vale frisar que não se trata de uma fábrica da marca.

Swarovski Crystal World, dica sobre o que fazer em Innsbruck
Swarovski Crystal World, Innsbruck, Áustria

E sim um complexo muito bonito e bem organizado, com várias atrações. A principal delas é uma espécie de museu de arte moderna, com ambientes bem montados, de artistas diferentes, usando cristais. Já na saída, há uma loja enorme da Swarovski.

As outras atrações incluem obras de artes na parte externa, jardins e um labirinto, por exemplo. O espaço é grande e também abriga uma parte para crianças e um restaurante, que não chegamos a ir.

Para chegar lá, além da opção de ir de carro (há estacionamento), há shuttles, o Kristallwelten Shuttle, que saem da frente da estação de trem ou da parada de ônibus em frente ao Congresso, de onde pegamos.

Dessa forma, não deixe de conferir os horário de ida e volta dos shuttles.

Veja ainda os horários de funcionamento e preços.

Dica extra do roteiro

Se você tiver disposição e tempo para fazer o roteiro acima: “Centro Histórico + Nordkette (Alpes austríacos) + Swarovski Crystal World” seguidamente no mesmo dia, comece o roteiro em Innsbruck pelo Centro Histórico, dependendo da sua hospedagem, invertido, ou seja, do Triumphpforte/ Eduard-Wallnöfer-Platz até o Hofburg, pois de lá se estará mais próximo da subida para a Nordkette e da parada do shuttle para o complexo da Swarovski.

INNSBRUCK CARD

A compra do Innsbruck Card valeu muito a pena. Nós compramos o nosso no Hofburg, mas ele está disponível em várias atrações e hotéis, além do principal centro de informação ao turista (Südtiroler Platz 7, 6020).

Em resumo, apenas o preço da entrada no Swarovski mais o transporte para a Nordkette já passaria o valor do cartão, isso sem contar o shuttle e as demais atrações, como o Hofburg.  Ou seja, compensou muito, mesmo sem termos entrado em muita coisa! Além disso, com o cartão, e mais tempo, além do “essencial” que eu destaquei, vale visitar outros pontos turísticos incluídos!

Em tempo: não deixe de comparar os valores atualizados e os preços individuais que as atrações teriam sem o mesmo aqui.

Ski nos Alpes austríacos: o que fazer em Innsbruck
Nordkette e o esqui, a cidade que já foi sede dos jogos Olímpicos, Innsbruck, Áustria

O QUE COMER EM INNSBRUCK

Assim como em boa parte desta viagem, fizemos algumas refeições nos mercados de Natal. Além das salsichas e cachorros quentes, adorei experimentar um sanduíche que parecia uma pizza com raclette. Também abusei de crepes doces nas feiras natalinas.

Sobre a culinária austríaca, derivada do Império Austro-húngaro, ela possui muitos pratos à base de carne de porco e batatas. Nesse sentido, de restaurante típico, fomos ao Weinhaus Happ, na rua principal (valeu para experimentar pratos locais). Lá, comemos carne de porco e uma sopa Goulash.

TORTA SACHER

Recomendo uma ida a filial do Café Sacher em Innsbruck, que fica no Palácio Hofburg. Isso porque o café e a torta de mesmo nome são uma atração austríaca. Na realidade, mais que uma dica de restaurante, é uma dica sobre o que fazer em Innsbruck e na Áustria.  

A saber: a “marca” pertence ao Hotel Sacher de Viena.

Sobre o doce: ele consiste em camadas de bolo de chocolate, uma pequena camada de geleia de damasco e cobertura de chocolate amargo. Achei bem gostosa (amo doces!), entretanto, confesso que não entrou pra minha lista de sobremesas favoritas da vida.

Por fim, esperto ter te inspirado a conhecer essa bela cidade. Afinal, ela tem tanto a oferecer: história, cafés, cantinhos charmosos, assim como um museu diferente, além dos imperdíveis os Alpes Austríacos! Certamente, foi um dos pontos altos da nossa viagem à Áustria.

Nanda Gaspar

Nanda Gaspar

Ama viajar, planejar e falar sobre viagens. Incansável na busca da localização perfeita e na logística dos roteiros redondos, curte história, fotografar e conhecer a cultura local. Aproveita o período sabático em Portugal para escrever no blog, entre um parquinho com o filhote e a escolha da próxima cidade medieval, praia paradisíaca ou metrópole enérgica, para te inspirar a viajar mais e melhor.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais

Últimos Posts

Planeje sua viagem aqui

Se você gosta das dicas, pode fazer as reservas pelos links destacados abaixo. Você não paga nada a mais e ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog. Obrigada =)

HOSPEDAGEM
Booking.com – enorme variedade de hotéis e apartamentos, com avaliação dos hóspedes e excelentes ferramentas de busca, além de ótimas promoções.

ALUGUEL DE CARRO
RentCars – permite comparar o valor de várias companhias de aluguel, garantindo as melhores oportunidades de locação em uma road trip.

SEGURO VIAGEM
Seguros Promo – Buscador de seguros que ajuda a adquirir a opção com o melhor custo-benefício para a viagem.

Assine a nossa Newsletter