Antes de tudo, eu amo Natal e viagens natalinas! Por exemplo, já estive no “Natal Luz” de Gramado e realizei o sonho de passar o Natal em Nova York. Por isso, o destino dessa viagem foi especialmente para viver o clima de Natal na Áustria e Alemanha. Sendo assim, estudei cuidadosamente onde passar a noite de Natal e escolhemos Salzburg. O motivo foi visitar a pequena cidade Oberndorf bei Salzburg, na fronteira com a Alemanha. Adianto que foi um dos pontos altos da viagem. É que lá está localizada a Capela da Noite Feliz. Mas, calma, que eu já explico a origem e história do lugar!
Aliás, para ver todas as dicas do planejamento desta viagem, não deixe de ler o nosso “Roteiro de carro e trem pela Alemanha, Áustria e Eslováquia” e, ainda, conferir as 10 cidades para viver o clima de Natal que visitamos nesta viagem.
OBERNDORF BEI SALZBURG E A CAPELA DA NOITE FELIZ
Quando o ex-principado dos arcebispos de Salzburgo foi dividido em 1816, após o Congresso de Viena, Oberndorf bei Salzburg foi dividida e uma parte foi tomada pelo Reino da Baviera e outra pelo Império Austríaco. Desta maneira, ela e sua vizinha Laufen, na Alemanha, já foram uma só. Mas não é esse o motivo que a torna tão especial.
Oberndorf é famosa em todo o mundo como o berço da canção de Natal “Silent Night” (originalmente em alemão: Stille Nacht), que conhecemos como “Noite Feliz”!
Ela foi apresentada pela primeira vez na antiga Igreja de São Nicolau pelo professor Franz Xaver Gruber e pelo jovem padre Joseph Mohr na véspera de Natal de 1818, de onde se espalhou pelo mundo.
Vale destacar que a música passa uma mensagem bonita em uma época difícil para Salzburg, que recentemente tinha sofrido ocupações durante as Guerras Napoleônicas e ainda foi incorporada à Áustria. Interessante, né? Certamente, um marco para o Natal na Áustria e no mundo.
Quanto à igreja, devido a inundações no final do século 19, ela foi completamente demolida e uma capela memorial foi erguida em 1937.
De tão famosa, foi feita inclusive uma réplica dela nos Estados Unidos.
NATAL NA ÁUSTRIA: A VÉSPERA DE NATAL NA CAPELA DA NOITE FELIZ
Anualmente, no dia 24 de dezembro, às 17 horas, pessoas do mundo todo se reúnem na frente da Capela da Noite Feliz, a Stille Nacht Kapelle (Silent Night Chapel, em inglês). O objetivo é participar da missa em homenagem aos autores da canção natalina “Noite Feliz”. Logo depois, há um lindo coral cantando a famosa canção.
Ou seja: imaginem que, simultaneamente, várias pessoas cantam a música na língua materna, o que deixa o momento mais lindo ainda. Além dos estrangeiros, muitos locais participam da cerimônia. Vimos, inclusive, vários velhinhos, que possivelmente não deixam de prestigiar a apresentação ano após ano, deixando o programa mais original e intimista.
A saber: há várias barraquinhas no entorno, em uma espécie de Mercado de Natal.
Como resultado disso tudo, gostamos muito desta autêntica experiência no Natal na Áustria. Dessa forma, para os fãs da data, como eu, é um passeio incrível e mágico! Sem dúvida, e com o perdão do clichê, foi uma Noite Feliz!
COMO CHEGAR
Nós fomos de carro, a partir de Salzburg, já que tínhamos alugado. Se esta for a sua escolha, chegue mais cedo para estacionar, pois o local fica bem cheio. O percurso durou uns 25 minutos.
Contudo, eles recomendam que se use transporte público nesta data. Assim, não deixe de conferir os horários no site do Lokalbahn, o trem que faz este trajeto, ou da OBB, a empresa estatal de trem austríaca. O trajeto leva cerca de 25 minutos e a estação de trem, Bahnhof Oberndorf, fica a 1 km da Capela. Imagino que seja mais seguro comprar com antecedência para a véspera de Natal.
2 Comments
Obrigado pela aula de história.Realmente, uma bela viagem,edemacia dúvida valeu o esforço e as despesas foram muito bem gastos.Abracos eFeliz Natal.Erwin