O que fazer em Rovaniemi, Finlândia: guia completo

Casa do Papai Noel: dica sobre o que fazer em Rovaniemi

Rovaniemi – cortada pelo Círculo Polar Ártico – é a terra oficial do Papai Noel. Além de ser Natal o ano inteiro por lá, a  cidade é cenário de fenômenos naturais incríveis, como as lendárias Auroras Boreais e o Sol da meia noite. Também possui natureza intocada, com florestas mágicas e inúmeros lagos. Dessa forma, nos meses mais frios, a capital da Lapônia corresponde ao imaginário de reino encantado de inverno. Esse frio todo justifica que o povo finlandês – aliás, considerado o mais feliz do mundo – goste tanto de sauna  (é a maior quantidade por metro quadrado do mundo!). Por fim, depois de realizar o sonho de passar 5 noites por lá, reuni aqui minhas melhores dicas sobre Rovaniemi: o que fazer, onde ficar e onde comer na cidade!

QUANDO IR A ROVANIEMI

Em resumo, depende do seu objetivo. 

Por exemplo, as Auroras Boreais têm a possibilidade de serem vistas principalmente entre setembro/outubro e fim de março/começo de abril. Segundo nos falaram, a probabilidade de avistar o fenômeno seria maior justamente no começo e principalmente no fim desse período.

Para fazer as atividades de inverno, há mais chance de neve acumulada a partir de meados de novembro, o que tende a se intensificar nos meses seguintes. Contudo, pessoalmente, eu evitaria o auge do inverno (janeiro/fevereiro), que esse ano apresentou mínimas de -34 graus.

Por outro lado, ainda que seja Natal o ano todo, certamente o clima natalino fica mais vivo em novembro e sobretudo dezembro, o que faz toda a diferença se você curte a data ou viaja com crianças. 

Foi o nosso caso, juntando tudo, escolhemos o mês de dezembro. Em poucas palavras, tudo estava simplesmente mágico, já tinha neve para todas as atividades, sem temperaturas extremas para o lugar (a mínima foi -11 em um dos dias e nos demais pouco abaixo de 0º) e ainda demos a sorte de ver Aurora Boreal do nosso hotel. O maior “senão” dessa época é que tudo fica mais cheio e consequentemente mais caro. Afinal é o auge da alta temporada na Lapônia. Dito isso, para quem também prioriza a magia natalina e neve, mas quer economizar um pouco, vale cogitar meados/fim de novembro.   

O QUE FAZER EM ROVANIEMI

SANTA CLAUS VILLAGE

Sim, a casa oficial do Papai Noel existe, fica em Rovaniemi e atrai meio milhão de visitantes por ano!

Histórico

Inspirado na lenda de São Nicolau – de séculos atrás – surgiu o “Bom Velhinho”, e faz tempo que ele é atrelado ao Polo Norte.

O vínculo teria surgido dos desenhos do cartunista Thomas Nast que – no século 19 – retratavam Papai Noel em ambiente ártico (o que posteriormente foi difundido pela Coca-Cola). Aproveitando tal imaginário, na década de 20, um locutor de rádio finlandês criou um personagem que detalhou melhor a localização do seu lar: era em uma montanha na Lapônia finlandesa.

Contudo, foi só na década de 80 que tudo se oficializou, quando o governo finlandês decretou Rovaniemi como reduto de Noel. Ou seja, local imperdível quando pensamos sobre o que fazer em Rovaniemi. 

A Vila: Escritório, Correio e Círculo Polar Ártico

Vamos ao complexo? Em primeiro lugar, não se paga para entrar e tem estacionamento.

Por lá, como deveria ser, a principal atração é o Escritório do Papai Noel. Chegamos pela manhã e eles distribuíram senha para entrada, cerca de uma hora depois. Na hora marcada, pegamos uma filinha com o grupo do mesmo horário e em uns 20 minutos conhecemos Noel. Em tempo: não se paga pelo encontro, mas não se pode tirar foto, exceto a oficial (duas imagens e um vídeo por 35 euros – e é claro que adquirimos).

Ainda na temática, lá também  se localiza o Correio Oficial do Noel (Santa Claus Post Office), de onde você pode enviar um cartão postal ou carta para qualquer lugar do mundo (souvenier incrível!)

O marco do Círculo Polar Ártico também fica no espaço e vale um registro. Nas suas laterais estão aquelas câmeras que tem em cartões postais relevantes do mundo todo. Sempre vimos grupos acenando. Assim, é uma ideia marcar com os amigos de enviar um “oi” direto da Lapônia. 

Além disso, o complexo conta com algumas lojinhas e restaurantes

Por fim, algumas das atividades de inverno que fizemos no hotel também são oferecidas por lá (como snowmobile, passeios com renas). Assim como, na época de inverno, o Snowman World entrega opções de diversão na neve e bar/restaurante no gelo.  


CENTRO DE ROVANIEMI

LORDI’S SQUARE

É o coração do centrinho de Rovaniemi, com lojas, restaurantes, bares. Também vimos uma pequena pista de patinação para crianças, além do presépio e Árvore de Natal.     

Dica sobre o que fazer em Rovaniemi: visitar o centro

ANGRY BIRDS PLAYGROUND

Trata-se de um parquinho público e gratuito inspirado no jogo Angry Birds, que é originário da Finlândia. Confesso que fui atraída ao local por viajar por criança, e de fato, os brinquedos são bem cuidados, tem até uma mini quadra de futebol e tirolesa. Além de uma pista natural para descer de trenó na neve. Contudo, o programa valeu para todas as idades. Isso porque o visual é bem bonito, com vista para o lago, as pontes da cidade e uma igrejinha, que nos rendeu um fim de dia com lindas cores.  Enfim, foi um surpresa inesperada no quesito o que fazer em Rovaniemi.

Angrybirds Playground: dica sobre o que fazer em Rovaniemi

MUSEU ARKTIKUM

A cerca de 1,5 km da Lordi’s Square está o principal museu de Rovaniemi. Tem muito conteúdo sobre o Ártico, seu povo, história, clima, geografia, animais e natureza. Ou seja, vale a pena para conhecer melhor a cultura da Lapônia.


ATIVIDADES FINLANDESAS E DE NEVE

SAUNA

Definitivamente entra nas listas sobre o que fazer em Rovaniemi pela importância que tem para os locais. Afinal, reza a lenda que tem mais sauna que casas na Finlândia. O Apukka Resort oferece vários tipos de sauna e escolhemos uma que era de frente para o lago congelado, com um buraco a quem quisesse nadar depois. Sim, isso é comum por lá. Mas confesso que nos molhamos apenas até o joelho. Também tivemos a impressão de que a sauna por lá esquenta mais que as daqui. 

Em tempo: as experiências de sauna no Apukka (onde ficamos) variavam de 89 a 185 euros por “sauna” (podem comportar até 2 ou 4 pessoas).


Sauna: dica imperdível sobre o que fazer em Rovaniemi

SNOWMOBILE

Mais um passeio no topo da lista sobre o que fazer em Rovaniemi!

É incrível adentrar as florestas finlandesas, observando os pinheiros branquinhos de neve. Ainda demos a sorte de ter visto uma rena livre em meio à natureza.

Você pode escolher dirigir sozinho ou dividir o snowmobile com sua dupla (com apenas um condutor ou com cada um dirigindo parte do caminho). O tour que fizemos era em grupo, com um guia à frente do caminho, após uma breve orientação de como conduzir o veículo. Ainda rolava um lanchinho na neve no meio do passeio. Escolhemos a modalidade family, na qual as crianças iam em um trenzinho atrás e no fim do percurso também podiam pilotar um snowmobile infantil em uma área restrita.

Vale lembrar que é necessário ter carteira de motorista (ainda que não tenham nos pedido), e a recomendação de pagar um seguro (pode ser incluído no passeio). 

Em tempo: as experiências com snowmobile no Apukka (onde ficamos) variam de valor, o family custou 119 euros por adulto e 79 por criança, mais os seguros.

Snowmobile: dica sobre o que fazer em Rovaniemi

PESCA NO GELO

Sabe aquela cena clássica de fazer um buraco no gelo e pescar? Pois bem, é possível em Rovaniemi. Ainda que não tenhamos tido a sorte de, de fato, pescar algo, vale pela experiência.

Em tempo: as opções de pesca no gelo do Apukka (onde ficamos) variam de preço, se inclui o snowmobile ou renas no mesmo passeio ou não. A simples custou 89 euros por adulto. 

AURORA BOREAL

Sem dúvida, uma das principais atividades quando pensamos sobre o que fazer em Rovaniemi e na Lapônia.

A verdade é que avistá-las também é uma questão de sorte. Afinal, é necessário ter a atividade no céu e que o mesmo esteja sem nuvens, para que se consiga enxergar. Por esse motivo, muita gente recomenda ficar no mínimo 4 noites na Lapônia para aumentar as chances (conheço quem ficou 5 e não viu, assim como que ficou menos e conseguiu).

Dito isso, a temporada em que é mais comum é entre setembro/outubro e fim de março/começo de abril. E como disse antes, nos falaram que a probabilidade seria maior no começo e principalmente no fim desse período.

Nós usamos uma aplicativo que mostrava as probabilidades para os dias em que estaríamos em Rovaniemi. Mas é tipo previsão do tempo, ia mudando à medida que as datas da viagem se aproximavam. Além disso, nosso hotel disponibilizava um app que capta as Auroras e emitia um altera.

Bem, nós demos a sorte de ver do vidro do nosso quarto de hotel, em 2 noites das 5 em que estivemos em Rovaniemi, uma bem fraquinha e a outra intensa.

Mas, não havendo essa previsão ou querendo aumentar as chances, é possível contratar um tour. Nesse sentido, os do Apukka Resort (Northern Lights Tours), que podia ser em snowmobile (139 euros por adulto) ou em um trenzinho (109 euros por adulto), pareciam mais baseado na sorte, já que ocorria em dias fixos, pelos arredores do hotel. Outra opção é com um guia que faz “caçadas”. Pelo que entendemos, se houver altas chances de visualização, mesmo que em outras cidades, ele te acompanha em jornadas que podem durar horas. Então vale avaliar direitinho (conseguimos o contato desse guia brasileiro a quem interessar).

Aurora Boreal: no topo da lista sobre o que fazer em Rovaniemi

Outras atividades

  • Huskies e renas

Uma atração bem típica do país é o tour com renas ou corridas com huskies. Acabamos optando por não fazer atividades com os animais. Mas nos informaram que o país tem normas sérias que regulamentam esse tipo de interação.

  • Ounasvara Ski Resort

Apesar de toda a neve, a Finlândia é um país plano e por isso não há tanta pista de ski quanto se poderia imaginar. A mais famosa do país fica na cidade de Levi. Mas Rovaniemi também tem uma pequena para iniciantes, no Ounasvara Ski Resort. Assim, vale consultar os períodos disponíveis no site. 

  • Santa Park

O Santa Park é mais um parque temático de Papai Noel voltado para crianças, que funciona apenas na temporada natalina. Apresenta shows, oficinas e o fato de ser fechado pode ser uma vantagem nos dias frios. Contudo, nos informaram que fica cheio e achamos que o Santa Claus Village já tinha atendido nossas expectativas (custava 39 euros). 

ARREDORES DE ROVANIEMI

Outras atividades, mas que valem conferir a oferta, pois dependem da época do ano:

  • Mina de Ametistas – Luosto (1 hora de Rovaniemi)
  • Zoológico – Ranua (1 hora de Rovaniemi)
  • Castelo de Gelo e Navio quebra gelo – Kemi (1 hora e meia de Rovaniemi)
  • Cascatas/ cânion – Korouoma (1 hora e meia de Rovaniemi)
  • Ski – Levi (2 horas de Rovaniemi)

QUANTO TEMPO FICAR EM ROVANIEMI – NOSSO ROTEIRO

1 – Chegada à noite

2 – Snowmobile + Centro à noite (Lordi’s Square)

3 – Centro de Rovaniemi (Arktikum, Lordi’s Square, Angry Birds Park)

4 – Santa Claus Village + Sauna

5 – Pesca no gelo

6 – Partida pela manhã

Conforme o roteiro acima, ficamos 4 dias inteiros, fora chegada e saída. 

É certo que, em termos de atividades, poderíamos perfeitamente ter ficado 3 dias inteiros (1 para o centro, 1 para a Vila do Papai Noel e 1 para as atividades de neve, lembrando que, pelos dias intercalados em que elas são oferecidas, provavelmente teriam que ser diluídas nos demais dias também).

Contudo, optamos por permanecer 5 noites, pois queríamos ampliar nossas chances de ver Aurora Boreal. No fim das contas, foi bom porque usamos muito o espaço do hotel para simplesmente brincar na neve e relaxar no frio. Também seria possível incluir outras atividades nos momentos livres.

ONDE FICAR EM ROVANIEMI – MELHORES HOTÉIS

Em resumo, podemos dizer que as principais opções de hospedagem estão em hotéis no centro, na própria Vila do Papai Noel (que tem hotéis “comuns” e iglus) e nos arredores do centro de Rovaniemi (onde estão a maior parte dos iglus de vidro).

Nossa experiência: Apukka Resort

Ficar no Apukka Resort (nos arredores) foi a nossa escolha. Mas não pense que ficar um tiquinho afastado é ruim, muito pelo contrário. Diferente de outras cidades, ficar a uns quilômetros do centrão de Rovaniemi nos proporcionou vivenciar a essência do destino. E nos sentir num verdadeiro filme de inverno. Sem dúvida esse foi um dos casos em que a hospedagem influenciou muito – positivamente – a experiência de viagem! 

Assim, experimentamos a natureza da Lapônia, sem estar distante da Vila do Papai Noel e do centro da cidade (cerca de 10 e 15 minutos de carro, respectivamente). Nesse sentido, vale lembrar que dependendo da época, o hotel oferece, com um custo extra, traslados de ônibus à Aldeia e ao Centro.

No próprio hotel fizemos as demais atividades que tínhamos interesse, como snowmobile, pesca, sauna, além de brincar e escorregar na neve à vontade. Também havia duas ótimas opções de restaurante. Além disso, eles disponibilizaram roupas apropriadas para o frio gratuitamente aos hóspedes logo na entrada. Aliás, mesmo tendo levado uma mala de inverno, é impressionante a diferença térmica do material das roupas do hotel. Enfim, tudo pensado para nosso conforto, inclusive os funcionários foram amáveis.

Por fim, o fato de ser um pouco mais afastado das luzes do centro nos ajudou, junto com a sorte, a ver a Aurora Boreal sem precisar sair e ainda dormir com as luzes do norte, vistas do vidro do nosso iglu. Tudo fantástico!

Apukka resort: dica sobre onde ficar em Rovaniemi

Hotéis no Centro de Rovaniemi

Contudo, a quem não quiser/puder fazer esse investimento, é possível ficar no centro, onde tem boas opções de restaurantes, por exemplo, e contratar os passeios por fora com uma agência (o próprio Apukka oferece atividades a não hóspedes).  

Um hotel com boas notas e localização é o Artic Light.

Outras opções também bem localizadas são: Haawe Boutique Apart Hotel; Artic City Hotel; Golden Circle Suites; Santa’s Hotel Santa Claus

Outros hotéis tipo iglus

Também deixo aqui outras opções de hospedagem com iglu/chalés com teto de vidro. Só vale estudar com bastante atenção (algumas opções tem mais cara de hotel e outras de casas de temporada; em algumas o banheiro é fora da casa ou compartilhado; os valores são bem diversos; em algumas o vidro é no teto, outros são mais “janelões”).

Na vila do Papai Noel:

Outras localizações:

ONDE COMER EM ROVANIEMI

AITTA (APUKKA RESORT, ARREDORES ROVANIEMI)

Em poucas palavras, almoçamos todos os dias nesse restaurante! Até porque, além de ser no nosso hotel, achamos o custo-benefício excelente.

O ambiente é amplo e rústico e o clima aconchegante e também informal, vimos muitas famílias com criança em dezembro. 

Eles servem um buffet de entrada bem completo – com saladas, pães e por vezes até sopa. Em seguida, o prato principal é à la carte. Por exemplo, tem um hambúrguer delicioso, sopa de salmão, frango empanado com fritas e macarrão com rena (!) ralada. Por fim, há uma ou duas opções de sobremesas do buffet (que, como única crítica, no fim do horário do almoço nem sempre eram repostas). 

Em tempo: nossa dica para economizar em alguns dias, foi almoçar perto do horário limite do restaurante (umas 14:30) e à noite improvisar um sanduíche com compras do mercado. 

* Valor menu almoço: buffet de entrada, prato principal à la carte e sobremesa 26 euros (crianças 13 euros)

* Jantar: buffet de entrada, prato principal à la carte e sobremesa: 46 euros (crianças 24,50 euros) ou Menu totalmente à la carte.

RESTAURANTE KOTA (APUKKA RESORT, ARREDORES ROVANIEMI)

Esse restaurante é mais intimista e sofisticado. Por esse motivo, é recomendável fazer reserva. Funciona apenas para jantar e com menu fechado (entrada, prato principal e sobremesa). Aliás, o prato principal é o famoso salmão grelhado na fogueira. Assim, quem quiser provar essa iguaria sem encarar a fila do Santa’s Salmon Place, essa é uma opção. 

SANTA’S SALMON PLACE (CASA DO PAPAI NOEL)

Restaurante que serve salmão grelhado na lareira, em uma tenda. Contudo, apesar das resenhas positivas, e fila é enorme e acabamos desistindo.

NILI (CENTRO DE ROVANIEMI)

Comida típica, com destaque para as carnes de caça e peixes selvagens (rena, urso, bacalhau, salmão). Os valores de  entrada, prato principal e sobremesa ficam numa média de 10, 30 e 13 euros, respectivamente. Por outro lado, eles disponibilizam no espaço ” Nest”, no outro lado da calçada, o esquema de “buffet”. Em tempo: como costuma ter fila, é melhor fazer reserva.

ICE RESTAURANT OF ARTIC SNOWHOTEL (ARREDORES ROVANIEMI)

É um restaurante no gelo, que funciona na época mais fria do ano. Não chegamos a visitar, mas aos interessados, vale ver no site os detalhes. Pelo que vimos o jantar sai por 108 euros por pessoa. 

BARES: OLIVER’S CORNER IRISH PUB E BAR HEMINGWAY 

Não sabíamos se Rovaniemi tinha vida noturna, ainda mais no frio do fim do ano. Mas logo vimos movimento nesses dois bares, que nos pareceram os principais da cidade. Ambos estavam cheios no fim de semana. O Oliver’s tinha até opção de boate no subsolo, onde tinha que se pagar um valor à parte. Também uma boa opção de bebidas e cervejas locais. Já no Hemingway, acabamos indo dia de semana e estava mais pacato. Ainda assim curtimos a decoração e a simpatia do bartender em apresentar seus drinks

Por fim, espero que esse guia com as dicas sobre o que fazer em Rovaniemi tenham te inspirado a conhecer esse lugar mágico e que as dicas te ajudem a aproveitar ao máximo essa experiência.

E ainda, para mais dicas sobre o Natal na Europa, vale ler sobre Innsbruck, Salzburg, Munique e Rothenburg, outros destinos incríveis. 

Recommended Posts

8 Comments

  1. Foi uma experiência maravilhosa e como sempre seu roteiro foi incrível! Amei!

    • Foi inesquecível mesmo!!

  2. E o valor de tudo? Quanto gastaria para fazer uma viagem dessa?

    • Oi, Francisco. Olha, não é uma viagem barata, mas depende muito do seu estilo. Eu coloco uma média dos valores dos restaurantes e dos passeios, aí já dá uma ideia, dependendo do que te interessar fazer. Outra questão é o hotel, a gente acabou investindo em um mais caro, onde as atrações já fossem lá mesmo, mas ficando no centro (eu linkei alguns bem localizados) barateia um pouco.

  3. Olá Nanda, muito útil seu post, parabéns!
    Eu e meu esposo estamos indo em janeiro (4 a 9) para tentar ver a tão sonhada aurora boreal (sonho desde criança rsrs). Chegaremos de avião e vamos embora no trem da VR (Santa Claus Express) par Helsink.
    Vamos ficar no Hostel Tikka (bem avaliado e bom preço – foi o que achamos viável, pois tudo e muito caro!).
    Queria saber se você tem dica de transportes (como sair do aeroporto), onde tomar café da manha e a partir de quando posso monitorar as datas das possíveis auroras pelo app que você falou (ainda que incertas…rsrs – e qual seria esse aap).
    Estamos pensando em comprar datas fechadas da caçada (pela beyond artic), mas logico que queria acertar ao máximo possível rsrsr.
    Agradeço muito suas dicas preciosas!

    • Oi, Simone! Nossa, que maravilha planejar uma viagem dessas, né? Eu amei demais, realmente inesquecível!
      Fico feliz que tenha achado útil o post, obrigada! =)

      Nós alugamos carro no próprio aeroporto, mas pra quem não alugar, lá tem táxi (não tem uber).
      Não sei te dizer se tem algum ônibus do aeroporto que passa no seu hostel, talvez valha confirmar com eles.

      Café da manhã eu acabei tomando no hotel todos os dias. Mas bem no centrinho tem uma cafeteria chamada “Coffee House” que parece uma boa opção.

      O aplicativo das Auroras é “My Aurora Forecast & Alerts”. Lá eu acompanhava o “KP – Upcoming Days”, quando estava verde a atividade era baixa, amarela média e vermelha grande (tem que estar alta e com céu limpo). Mas realmente mudou bastante, só alguns dias antes que acabou acertando. Essa era minha maior dúvida, se reservava antes alguma caçada ou não rs. Porque realmente fica mais confiável em cima.

      Boa sorte pra vocês! Aproveitem muito!

      • Obrigada Nanda! Valeu pelas dicas e o super resumo da sua estadia em Rovaniemi. Me ajudou bastante!
        Quando voltar, te conto como foi a experiência 🙂

        • Oba, conta sim! E ótima viagem!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *