Antes de mais nada, eu amo essa época do ano e essa viagem foi justamente para conferir o Natal na Europa. Em resumo, o fim de ano no Velho Continente é uma época mágica. Juntamente com o frio e, às vezes, a neve, surge a decoração, luzes, árvores. Bem como um mercado de Natal mais lindo que o outro! Nesse sentido, o Natal na Alemanha e na Áustria, com um pulinho na Eslováquia, foi nossa escolha.
Desde a Idade Média, a chegada do Natal na Europa é celebrada em feiras de rua. Certamente as da Alemanha e Áustria estão entre as melhores do mundo. Afinal, são séculos de tradição – há registro do Krippenmarkt em Viena, de 1298 e Dresden, na Alemanha, desde 1434 – e é simplesmente impossível não entrar no clima natalino!
Nos bazares de Natal, vemos de tudo referente à data. Principalmente artesanatos, doces, guloseimas e, é claro, o vinho quente (Gluhwien). Porém, acredite, ainda que haja semelhanças entre eles, cada cidade tem um charme especial.
Em outras palavras, eu fiquei maravilhada em ver como eles comemoram o Natal na Europa, ao menos nesses países. Até mesmo as rádios comuns tocavam músicas natalinas. Além disso, é fascinante ver como a ida aos mercados de Natal é um programa que realmente faz parte do cotidiano dos locais.
Por fim, listamos as 10 cidades em que vivemos o clima de Natal na Europa a fim de inspirar você!
Aliás, se você também gosta da data, não deixe de ler ainda sobre experiência única na Capela da música Noite Feliz (silent night chapel) na véspera de Natal, que de tão especial mereceu uma matéria à parte.
1 - BERLIM, ALEMANHA
A cidade de Berlim abriga nada menos que algumas dezenas de mercados natalinos. Ou seja: quase toda praça tem um. Só para ilustrar, não tínhamos programado visitar nenhuma feira de Natal na capital alemã e mesmo assim nos deparamos com uma: a Der Weihnachtsmarkt im Sony Center am Potsdamer Platz. Em meio aos modernos prédios, lá estavam as barraquinhas típicas em forma de casas de madeira, que nem pareciam estar em um grande centro urbano. Ainda que houvesse turistas, vimos muitos locais em um dia de semana comum de uma cidade grande, a fim de curtir o clima natalino. Além disso, na continuação da praça está o “Winterwelt am Potsdamer Platz”, que também tem outras atividades de inverno.
2 - MUNIQUE, ALEMANHA
O principal mercado de Natal de Munique fica na Marienplatz, a principal da capital Bavária. Além da comida natalina e das tradicionais salsichas alemãs, a variedade de doces, chocolates e amêndoas confeitadas nos chamou atenção. Aliás, foi lá também que conhecemos o Glühwein, uma espécie de vinho quente servido numa caneca fofa, presente em toda feira natalina que se preze. Ainda que bastante frequentado por turistas, o mercado era um ponto de confraternização de famílias e amigos de Munique, com clima jovem, animado e de happy hour.
Também existe um mercado de presépios bacana no caminho para a Karlsplatz, uma pista de patinação no gelo perto da estação de trem da cidade e ainda uma feira natalina bem bonita no Palácio Residenz.
3 - ROTHEMBURG OB DER TAUBER, ALEMANHA
É verdade que a cidade de Rothemburg tem ares natalinos o ano inteiro, devido à loja de artefatos de Natal Käthe Wohlfahrt. Porém, é no fim do ano que a festa fica completa. Afinal, é quando o Mercado de Natal da cidade, o Reiterlesmarkt, se instala na Marktplatz. Além de uma enorme árvore, os telhados típicos da arquitetura enxaimel cobertos de neve completaram o cenário. Também foi lá que provamos – e aprovamos – a salsicha típica da região, o Bratwurst. Por último, havia nada mais nada menos que um Papai Noel andando de bike e distribuindo doces às crianças, que estavam fascinadas. Ou seja, é um forte candidato ao mais encantador mercado de Natal da Alemanha e até mesmo do Natal na Europa.
4 - GARMISCH-PARTENKIRCHEN, ALEMANHA
Juntamente com os incríveis afrescos das fachadas na rua Am Kurpark e com a neve que caía, nos deparamos com o complexo de Natal de Garmisch: uma pista de patinação no gelo na Mohrenplatz, música natalina, uma árvore iluminada e uma barraquinha com salsichas e Gluwhein. Ao mesmo tempo, vimos muitas crianças brincando com a neve. Ou seja, o clima de cidade pequena de Garmisch-Partenkirchen, com um mercado de Natal mais intimista e aconchegante se fez presente, até mesmo porque à noite não vimos muitos turistas.
5 - MITTENWALD, ALEMANHA
Pensa numa vila alpina pequenina, encantadora, de conto de fadas, com decoração de natal. Pois bem: foi dessa maneira que vimos a cidade de Mittenwald, grande descoberta da viagem, perto de Garmisch e parte da Rota dos Alpes da Bavária. Só para ilustrar melhor nossa experiência: era noite, nevava e a cidade estava quase deserta. Como resultado, vivemos lá o clima mais mágico do nosso Natal na Europa!
6 - INNSBRUCK, ÁUSTRIA
Sem dúvida, a cidade imperial de Innsbruck, emoldurada pelos Alpes austríacos e cortada pelo Rio Inn, fica ainda mais linda na época de Natal.
Logo, fomos aos mercados de Natal da Old Town, da Maria-Theresien-Strasse e da Marktplatz. Aliás, os três são muito próximos. O mercado natalino da Marktplatz é um pouco maior que os demais, com ótimas opções de quitutes (comi um pão tipo pizza com Raclette maravilhoso) e tem uma árvore Swarovski no centro. Por outro lado, o da Maria-Theresien-Strasse e, sobretudo o da Old Town, com a arquitetura tirelosa ao fundo, são um charme só. No entanto, o diferencial foi o clima deles, bastante jovem e animado, uma vez que a cidade é universitária.
7 - SALZBURG, ÁUSTRIA
À primeira vista, a belíssima cidade de Mozart já tem um centro histórico imponente. Mas, certamente no fim de ano o cenário se completa, com o principal mercado de Natal de Salzburg, o Christkindlmarkt, entre a Domlatz e Residenzplatz. Aliás, ele é um mais antigos e tradicionais mercados de Natal da Europa e especula-se que ele existe desde o século 15! Sem dúvida foi uma das feiras mais bonitas que vimos. Ainda mais que é grande a oferta de produtos realmente natalinos e de bom gosto: imperdível!
8 - HALLSTATT, ÁUSTRIA
A cidade que parece um cartão postal, combinando os Alpes, um lago e casinhas pitorescas, fica ainda mais encantadora nesta época. Uma bela árvore de Natal no meio da Marktplatz, a praça principal, junto à neve e às luzes, deixa o clima de Hallstatt ainda mais aconchegante e mágico. Infelizmente, não vimos o mercadinho de Natal de Hallstatt no dia em que estávamos na cidade, mas vale conferir as datas para completar a experiência.
9 - VIENA, ÁUSTRIA
Nessa época, as principais ruas de Viena ficam cheias de vida e a cidade abriga alguns Mercados de Natal. Nesse sentido, o mais famoso deles fica na Rathaus, a prefeitura: o prédio fica completamente iluminado e cada barraquinha cheia de luzinhas em um cenário lindo e grandioso! Assim, foi lá onde escolhemos passar a noite do dia 25. A saber: outros mercados tradicionais de Viena são o do Palacio Belvedere, o da Praça Maria-Theresien Platz e o do Palacio Schönbrunn.
10 - BRATISLAVA, ESLOVÁQUIA
A Cidade Velha da Bratislava é uma graça! Dessa forma, a decoração natalina deixa a capital eslovaca ainda mais aconchegante. Ainda que nossa viagem tenha sido logo depois do Natal, ainda pudemos curtir uma Bratislava toda enfeitada! Por exemplo, na Hlavné Namestie estava a árvore principal, onde também há um mercado de Natal, assim como na Praça Hviezdoslavovi. Mas vale conferir a agenda, já que a cidade tem vários eventos natalinos.
Por fim, te pergunto: se entusiasmou a viver o clima de Natal na Europa? Então não deixe de ler todas as dicas dessa viagem, no “Roteiro pela Alemanha, Áustria e Eslováquia”, para te dar um empurrãozinho a viver essa experiência. Afinal, viver o Natal na Alemanha, na Áustria e Eslováquia foi definitivamente uma experiência fantástica.
2 Comments
Boa Tarde! Vc sabe me dizer em que data começa a feira de natal de Hallstatt?
Olá! Dei um google e consta a data de 8 de dezembro =)
Boa viagem!