Guimarães é uma das cidades imperdíveis a conhecer em Portugal. Afinal, é uma das mais belas do país e com uma história que remete a nada mais nada menos que os tempos da sua fundação. Depois do privilégio de visitá-la mais de uma vez, vou compartilhar aqui nossas dicas com as atrações imperdíveis para incluir no roteiro e com o que fazer em Guimarães, Portugal.
SOBRE GUIMARÃES
É fato que Guimarães tem um dos centros históricos mais importantes de Portugal. Não à toa, ele tem o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO. Afinal, durante o século 12, a cidade foi palco da batalha que levaria ao nascimento do país. Mas além de toda essa riqueza, o centro muito bem preservado parece saído de um conto de fada. Só para ilustrar, Guimarães tem Castelo medieval, igrejas, ruelas, casario antigos e praças coloridas. Ou seja, imperdível incluir esse charme de lugar num roteiro pelo norte de Portugal.
COMO CHEGAR EM GUIMARÃES
A boa notícia é que Guimarães fica a escassos 60 km do Porto (menos de 1 hora). E apenas 25 km a separam de Braga.
Nós a visitamos de carro, o que facilita muito, até para incluir outros destinos próximos. Assim, vale a pena cotar pela RentCars.
Por outro lado, a cidade também é facilmente visitável de transporte público. Isso porque tem autocarro (ônibus) da Rede Expressos direto do Porto para lá. Bem como comboio (trem) da Comboios Portugal , em pouco mais de 1 hora, mas com mais opções de horário. Aliás, ambas as estações ficam a cerca de 900 metros do centrinho.
O QUE FAZER EM GUIMARÃES
CASTELO E DUQUE DE BRAGANÇA
Castelo de Guimarães
Quando a Condessa Mumadona ficou viúva e herdou terras do vilarejo em que vivia, mandou construir na parte baixa da cidade um convento para o povo. Porém, no contexto da Reconquista Cristã, o local estava vulnerável a ataques e invasões. Assim surgiu o Castelo, na parte alta da vila, como estratégia de defesa.
Depois de uns de cem anos, no século 11, ele virou residência de um Conde, que aprimorou suas instalações e ergueu nele uma imponte torre. Possivelmente seu filho, Afonso Henriques teria nascido lá. A questão é que ele simplesmente foi o primeiro rei de Portugal e importante figura na independência do país. Por isso o Castelo também é conhecido até os dias atuais como berço da nacionalidade portuguesa.
Duque de Bragança
É um palácio do século 15, originalmente em estilo borgonhês, que já foi da decadência à renovação. Atualmente, a construção, que já serviu de quartel, também abriga um museu com tapetes, porcelana chinesa e pinturas. Mas não entramos e ficamos com a vista externa a partir do seu jardim, com destaque para os diversos telhados e chaminés.
CENTRO HISTÓRICO DE GUIMARÃES
Antes de chegar ao Centro histórico, vale descer da parte alta da cidade pela Rua de Santa Maria. Afinal, é uma das mais antigas da cidade. À frente do seu começo está o agradável Jardim do Carmo. Depois vale um breve desvio de uma quadra para conferir a maior parte da Muralha medieval de Guimarães. De volta à Rua de Santa Maria, é possível observar os casarios da antiga vila medieval no caminho até a Praça de São Tiago.
Praça de São Tiago e Largo da Oliveira
Certamente aqui é o coração do centro de Guimarães, Patrimônio Mundial da UNESCO. A Praça é linda, animada, cheia de bares e restaurantes, com prédios históricos coloridos. Logo em seguida está o charmoso Largo da Oliveira, na lateral da Igreja em homenagem de Nossa Senhora.
Largo do Toural e Muralha "Aqui Nasce Portugal"
O Largo é uma ampla praça com chafariz e cercada de restaurantes e comércio, em construções cheias de cores.
Na sua lateral está a clássica placa “Aqui Nasceu Portugal”, que está inserida na muralha medieval.
Largo da República do Brasil e Igreja Nossa Senhora da Consolação
Mais lugar bonito para finalizar a lista com o que fazer em Guimarães. Logo atrás de uma pracinha simpática com cafés, está o Largo, que na realidade é um jardim. Ao fundo dele se encontra a imponente Igreja de Nossa Senhora da Consolação, construção do século 17 em estilo barroco.
TELEFÉRICO E SANTUÁRIO DA PENHA
Por fim, algumas quadras depois da Igreja, é possível pegar um teleférico que leva até à Montanha da Penha. Com poucos euros, é o passeio rende uma vista panorâmica de Guimarães. Já lá em cima está o Parque, com área verde, grutas e natureza, além do Santuário de Nossa Senhora da Penha. Ainda que a gente não tenha subido, parece uma atração bacana a quem tiver tempo.
ONDE FICAR EM GUIMARÃES
Seja pelo charme ou pela posição central no Norte de Portugal, ficar em Guimarães numa viagem pelo Norte de Portugal é uma ideia interessante.
Nesse sentido, com localização perfeita e excelentes avaliações, o Hotel da Oliveira é uma ótima opção. Ainda no centro histórico, o Hotel Toural também é bem localizado e avaliado. Por outro lado, a quem quiser investir um pouco mais e ficar num antigo mosteiro do século 12, deve avaliar a Pousada Mosteiro de Guimarães, que também tem uma vista panorâmica da cidade.
GUIMARÃES E O QUE MAIS
É certo que Guimarães fica próximo de muitas outras lindas cidades do norte de Portugal. Nesse sentido, Braga é a mais próxima, a escassos 24 Km. Mas os dois destinos têm muito conteúdo e pode ficar mais puxado para quem quer conhece-las em só um dia. Talvez o ideal fosse um pernoite em Guimarães. Outra ideia seria conjugar o passeio com uma visita a Barcelos, que fica a 42 Km (pouco mais de meia hora de carro). Ainda há menos de 1 hora de percurso estão Ponte de Lima e Viana do Castelo.
Por fim, espero que a lista com o que fazer em Guimarães tenha te inspirado a conhecer uma das mais lindas cidades portuguesas!
No comment yet, add your voice below!