Nossa viagem pela Alemanha e Áustria foi focada em curtir o clima de Natal e explorar a região dos Alpes nos dois países. Na Alemanha, nosso roteiro foi focado na Baviera e, por lá, eu quis escolher um exemplar de cidade medieval da Rota Romântica. Assim, decidimos visitar Rothenburg ob der Tauber.
Aliás, para ver todas as dicas do planejamento desta viagem, não deixe de ler o nosso “Roteiro de carro e trem pela Alemanha, Áustria e Eslováquia”.
COMO CHEGAR EM ROTHENBURG
Rothenburg foi incluída no nosso roteiro como um bate e volta de Munique, que está a cerca de 250 km de distância. A melhor maneira de se chegar lá é de carro. Vale lembrar que a cidade faz parte da Rota Romântica!
Por outro lado, de trem, o percurso é mais demorado e é necessário fazer baldeações.
Ela também pode ser visitada a partir de Nuremberg e Frankfurt, em um passeio mais confortável, pela distância.
POR QUE IR A ROTHENBURG OB DER TAUBER
Se você ama cidades medievais, precisa conhecer Rothenburg ob der Tauber quando estiver na Alemanha.
A cidade francônica, frequentemente considerada a mais bonita da Rota Romântica, parece um cenário de conto de fadas! Afinal, imagina uma cidade medieval muito bem preservada, linda, amuralhada, com lojas fofas e arquitetura enxaimel. Ela existe e não é a toa que inspirou Walt Disney a fazer a vila do personagem Gepeto, no desenho Pinóquio.
Aos fãs de Natal, como eu, uma boa notícia: a Käthe Wohlfahrt, uma das lojas mais tradicionais de produtos natalinos do mundo, está lá.
Ou seja, nem preciso dizer quem em dezembro o vilarejo estava mágico, né?
O QUE COMER EM ROTHENBURG
Além de um chocolate quente, logo na chegada, para amenizar o frio, “almoçamos” no mercado de Natal um pão com linguiça típica da região, o Bratwurst. Depois, de sobremesa, paramos em uma confeitaria que vende uma Schneeball, doce característico de Rothenburg. Aliás, ele é lindo, mas já aviso que não tem recheio, para não haver decepção.
O QUE FAZER EM ROTHENBURG
O CENTRO HISTÓRICO DE ROTHENBURG
Em resumo, andar pelo centrinho histórico!
O ponto turístico mais famoso é o PLÖNLEIN, um encontro de vias, digamos assim, que forma uma esquina triangular, e é um dos locais mais fotogênicos da Alemanha. Quando fomos, ele estava em obra. Mesmo assim, não deixamos de tirar várias fotos.
Certamente você vai passar pela Marktplatz, a praça principal. Destaque para a torre da prefeitura, com mais de 50 metros de altura. O prédio de cor salmão que por ali se encontra abriga o Relógio Astronômico. Algumas vezes por dia, ele conta, por meio da encenação de um bonequinho, uma lenda. Durante a Guerra dos 30 anos, o General Tilly teria lançado o desafio de que, se alguém conseguisse beber, num só gole, um cântaro de vinho, ele pouparia a cidade da destruição. Dessa maneira, Nush, então prefeito, teria poupado Rothenburg.
Logo depois, visitamos a Igreja de St. Jakobs, na qual há uma lenda de que em seu altar está guardada uma gota do sangue de Cristo. Porém, não conseguimos confirmar a veracidade dessa informação.
Outra atração é a sede da Loja da Käthe Wohlfahrt. Essa companhia, fundada em 1964, é especializada em decoração de Natal, possuindo diversas lojas espalhadas pelo mundo e também abriga um museu do tema.
Não deixe ainda de ver a muralha, um paredão de mais de 10 metros de altura e 3 km de extensão, com o luxo de ter telhado e cercas de madeira – algo raro na época. Bem como seus portões medievais.
MUSEUS
A cidade também abriga alguns museus, como o Museu da História da Cidade (Imperial City Museum – Reichsstadtmuseum), o Museu do Crime (Mittelalterliches Kriminalmuseum) e o Museu do Brinquedo (Puppen und Spielzeugmuseum).
TOUR NOTURNO
Ainda que nossa opção tenha sido passar apenas o dia na cidade, a quem se entusiasmar a pernoitar no vilarejo, vale pesquisar o famoso tour noturno. As informações do passeio, temático e inspirado em um vigia da Idade Média, estão no site do Nightwatchman.
Natal
Em dezembro, Rothenburg estava linda, ainda mais com um Papai Noel passeando pela feira natalina. Se você, assim como nós, for na época dos Mercados de Natal, não deixe de curtir o lindo bazar da cidade medieval, chamado de Reiterlesmarkt, na Marktplatz.
Aliás, para ver a nossa experiência completa, vale ler o post completo sobre “As 10 cidades na Europa para viver o clima de Natal” que visitamos nesta viagem, na Alemanha, Áustria e Eslováquia.
Por fim, espero ter te inspirado a conhecer Rothenburg ob der Tauber, essa apaixonante vila medieval na Rota Romântica alemã!
No comment yet, add your voice below!