Viver o Natal em Nova York é uma experiência que todo o mundo deveria ter (ao menos) uma vez na vida. Afinal, quem nunca se imaginou nas ruas da cidade após assistir o clássico “Esqueceram de Mim 2” nesta época? Dessa forma, realizei o sonho de infância de estar na Big Apple com a minha família no Natal. Assim, compartilho aqui as dicas sobre o que fazer no Natal em Nova York, com tudo o que é imperdível para uma vivência natalina incrível por lá.
O QUE FAZER NO NATAL EM NOVA YORK
ÁRVORE DE NATAL EM NOVA YORK
Em primeiro lugar, nada mais icônico que a árvore de Natal mais famosa do mundo, a Árvore de Natal do Rockfeller Center. É la que Kevin McCallister reencontra sua mãe, no fim do filme “Esqueceram de Mim 2”.
A saber: a tradição da árvore existe desde 1931, quando trabalhadores decoraram um pinheiro com cordas coloridas, guirlandas e até algumas latas como enfeites. Desde 1933, a tradição foi oficializada e vem até os dias atuais se reinventando, recentemente com maior preocupação com o meio-ambiente, incluindo luzes de LED, bem como o reaproveitamento do tronco.
É verdade que a árvore fica bem cheia (quase lotada, na verdade) à noite, mas nada que te impeça de curtir o passeio e ficar admirado com o tanto de luzes acesas.
Aliás, não deixe de se atentar a outras árvores lindas espalhadas pela cidade, como a do Bryant Park, da Washington Square e a da Wall Street.
VITRINES DE NATAL EM NOVA YORK
É simplesmente incrível caminhar pelas ruas da Big Apple de olho nas vitrines decoradas para o Natal. As imperdíveis Sacks (5th Avenue entre as ruas 49 e 50) e Macy’s não podem ficar de fora da sua lista. Inclusive, um dos pontos altos desta viagem foi justamente ver o jogo de luzes e músicas da Sacks: emocionante! Já se houver interesse em ver o bom velhinho durante a sua estadia, não deixe de reservar seu encontro com Papai Noel na Santaland na Macy’s, quando for ver a vitrine.
Por sinal, anote também esses endereços de lojas famosas pela decoração natalina: Barneys (60 com Madison); Bergdorf Goodman (5ª com 58); Tiffany & Co (5ª com 52); Bloomingdale’s (Lexington e 59); Lord & Taylor (38, entre7ª e 8ª).
BOLAS GIGANTES E PRÉDIOS
Nem só de vitrines vive a decoração de rua de NY. Ou seja, não deixe de olhar para cima: o Empire States, por exemplo, estava em verde e vermelho. Assim como o Radio City, que fica todo iluminado. Aliás, quase em frente a ele estão as famosas bolas gigantes da 6ª avenida, que é mais um exemplo de artefato natalino espalhado pelas ruas. Seja como for, vale a visita para fotografar o enfeite gigante que aparece em vários filmes.
FEIRAS DE NATAL EM NOVA YORK
Ir a, ao menos, um mercado natalino, é uma dica ótima sobre o que fazer no Natal em Nova York. Por exemplo, a Feira de Natal do Bryant Park, a Bryant Park Winter Village, é uma das mais famosas da cidade e conta com uma árvore de Natal, bem como uma pista de patinação no gelo e barraquinhas com comida, bebidas, presentes e enfeites. Em resumo: nós adoramos o tradicional programa.
Além dela, existem outros mercados de Natal em Nova York, como os da Union Square, Gran Central e Columbus Circle.
PATINAÇÃO NO GELO
No dia 25 de dezembro, escolhemos patinar (ou tentar, no meu caso) na pista do Central Park, a Wollman Rink, uma das que mais aparecem em filmes, com direito a nada mais nada menos que o skyline de Manhattan ao fundo.
O lugar, juntamente com o The Rink, a pista do Rockefeller Center, é um clássico do inverno de Nova York, ainda mais na época do Natal.
DYKER HEIGTS
O bairro de Dyker Heigts, no Brooklyn, ficou famoso pela iluminação e decoração das suas casas. Bem típico dos filmes americanos natalinos, não? Por esta razão, escolhemos este programa para o anoitecer da véspera do nosso Natal em Nova York. O bairro estava bem cheio e, de fato, ficamos perplexos com o tanto de luzes e enfeites que vimos por lá. Para completar, ainda demos a sorte de pegar (ainda que no finzinho) um coral que estava rolando nas ruas. Mesmo com todo o frio e com a distância para chegar, foi um programa muito legal! Vale saber que a parte mais iluminada fica na altura das Avenidas 11 a 13, entre as ruas 83 e 86. Ainda que haja excursões para o bairro, nós optamos por ir por conta própria mesmo, de metrô e caminhada para chegar até lá.
HOTEL PLAZA E CENTRAL PARK
Se você tem dúvida sobre o que fazer em Nova York no Natal: a la “Esqueceram de Mim 2”, nossa escolha foi ir ao Central Park. Inicialmente, na ida, não abri mão de ver de perto o Hotel Plaza, cenário do filme. Ainda sobre ele (já notaram que eu sou fã mesmo, né?!), logo após chegarmos no parque, passamos pela The Gasptow Bridge, a fim de ver de perto o local onde Kevin conhece a Senhora dos Pombos.
Enfim, esses foram os programas natalinos que fizemos durante a nossa estadia em Nova York. No entanto, dentre o que não fizemos, destaco assistir algum ESPETÁCULO DE NATAL, como o Radio City Christmas Spectacular, estrelado pela a companhia de dança The Rockettes, ou o Quebra-Nozes no Lincoln Center.
CEIA DE NATAL EM NOVA YORK
Quanto à ceia, se a ideia for cear em algum restaurante, basicamente recomendo a pesquisa e reserva com antecedência. Neste sentido, o aplicativo “Open Table”, que faz reservas, pode ajudar.
O Christmas Eve Dinner Cruise, por sua vez, é uma opção bem famosa – e cara também – para a ceia da véspera de Natal, que ocorre em um navio.
Dito isso, nós optamos por improvisar uma ceia no quarto do hotel mesmo e foi bem bacana. Um dos critérios para escolher a hospedagem foi justamente que o quarto contasse com uma cozinha compacta. No fim, descobri que não havia forno, apenas fogão. Então, nem lembro como, descobri um mercado, o D’agostino, que também vendia comidinhas gostosas, saladas prontas, incluindo um frango assado que acabou virando o substituto do peru de Natal. Da mesma forma, compramos um tender e alguns doces (não falta variedade de doces bonitos em NY) e a ceia ficou uma maravilha!!
E aí, quem se inspirou a curtir o Natal mais cênico do mundo? Para uma fã da data, te digo que passar o Natal em Nova York certamente foi uma experiência incrível! E quando for, tem um post no blog só com as dicas da cidade.
Aliás, se você também curte viagens natalinas, não deixe de conferir também a nossa vivência no Natal na Europa e as 10 cidades que visitamos por lá.
No comment yet, add your voice below!