Antes de mais nada, o café da manhã é a minha refeição favorita do dia. E como boa carioca, digo que a cidade está cheia de opções incríveis. Assim, listei meus lugares favoritos para tomar café da manhã no Rio de Janeiro.
1 – FORTE DE COPACABANA
Em primeiro lugar, a ida já se justifica por uma das vistas mais lindas da orla carioca! Ainda mais se acrescentarmos 2 lugares excelentes para café da manhã no Rio de Janeiro.
Um deles é a Confeitaria Colombo, a mais tradicional da cidade, com sede no Centro, mas com uma filial em Copacabana. O lugar oferece um brunch requintado, além de um completo chá da tarde.
Logo depois se encontra o Café 18 do Forte, também uma delícia, e que costuma estar menos cheio. O destaque dos quitutes – de produtores locais – ficam para o bolinho de chuva e o pão de queijo Canastra.
Em tempo: sobretudo aos fins de semana e feriados, prepare-se para uma longa fila. Também vale lembrar que a entrada no Forte é cobrada em dinheiro (R$ 6).
2 – PLAGE CAFÉ (JARDIM BOTÂNICO)
O programa também é um dos passeios mais bacanas no Rio. Isso porque é o Parque Lage – projetado no século 19 e Patrimônio histórico e cultural do Rio – é um lugar muito agradável, com muito verde e uma vista linda do Cristo Redentor. Não bastasse isso, lá está o Café Plage, com seus arcos e uma fotogênica piscina que completa o cenário. Em tempo: o café está fechado temporariamente. Além disso, vale lembrar que é um local hiper turístico e com fila (opções mais tranquilas e locais abaixo)
3 – CAFÉ ÉPICO (GÁVEA)
Antes de mais nada, como assim que eu não conhecia esse lugar?
Afinal, o parque é uma imensidão de verde, com um museu, uma igrejinha para lá de charmosa e um café agradabilíssimo no meio disso tudo. Quanto à gastronomia do lugar, o carro chefe da casa são os cafés especiais – que inclusive decoram lindamente as mesas -, torrados artesanalmente e fazem parte de diversas combinações de bebida. Em outras palavras, adorei a experiência!
4 – GARDEN CAFÉ (JARDIM BOTÂNICO)
Em pleno Jardim Botânico, com vista para o Cristo Redentor está o Garden Café, numa charmosa casa no parque. Há várias mesas do lado de fora, em um espaço amplo e agradável.
Já estive lá 2 vezes recentemente. O Garden Café serviu muito bem 3 adultos e 1 criança, com destaque para o bolinho e o chocolate quente.
5 – EMPÓRIO JARDIM (IPANEMA, JARDIM BOTÂNICO, BOTAFOGO)
Sem dúvidas uma das principais opções de onde tomar café da manhã no Rio de Janeiro. Fomos na sua mais nova unidade da Casa Firjan, em Botafogo (também já conhecia a de Ipanema e a do Jardim Botânico) e por lá nos deliciamos em meio às árvores e cores. Ainda que não haja combos de café da manhã, o sistema é bem organizado: são oferecidos papéis com as opções para serem marcadas com as escolhas. Aliás, o pão de queijo de lá é um dos mais famosos da cidade.
6 – BISTRÔ DA CASA, CASA DA GLÓRIA (GLÓRIA)
Ao lado do Outeiro da Glória, numa das típicas ladeiras do bairro, está a casa azul cheia de charme e detalhes, com uma piscina no meio. Nela funciona o Bistrô da Casa, que tem o chef Cristiano Ramalho à frente.
O café da manhã é servido aos sábados, domingos e feriados. Além das opções à la carte, tem diversos combos individuais e para dois, além do brunch vegano. Dos itens a parte, adoro o queijo quente com pesto.
7 – LA BYCICLETTE (JARDIM BOTÂNICO)
Quando pensamos nas melhores opções de café da manhã do Rio de Janeiro, não podemos deixar o La Byciclette de fora. A padaria – bistrô mais parisiense da cidade – foi fundada por um francês e uma carioca. Como resultado, não poderiam faltar as baguetes, croissants, pain au chocolat e croque-monsieur, além de pães de fermentação natural e opções veganas. Também existem várias combinações para café da manhã. Tudo servido nas mesas espalhadas na calçada, na esquina com o Jardim Botânico, além do espaço interno da casa.
8 – TALHO CAPIXABA (IPANEMA, LEBLON, GÁVEA)
A premiada padaria-delicatessen tem unidade no Leblon, Gávea e mais recentemente em Ipanema, que frequentamos. O espaço é enorme e tem algumas mesinhas do lado de fora, com vista para a tradicional Praça Nossa Senhora da paz. A oferta de pães, sanduíches, empadas croissants, doces e massas folheadas (adoro o danish) é enorme.
9 – CAFÉ DA CAROL (LAGOA, JOÁ)
O “café para dois” é, na minha humilde opinião, o melhor café da cidade: tudo é uma delícia! Ovos mexidos com sabor, pães de fermentação natural, iogurte natural com uma granola caramelizada maravilhosa, um mini bolo caprichado no recheio e quentinho!
10 – NUSA CAFÉ (IPANEMA)
O Nusa Café vem ganhando fama nas opções saudáveis, com apresentação milimétrica e com uma pegada da Indonésia. Além disso, é possível angariar opções mais tradicionais também.
No comment yet, add your voice below!