Antes de mais nada, como carioca, é uma alegria e um desafio escrever uma sugestão de “Roteiro Rio de Janeiro”. Isso porque realmente a cidade é cheia de atrações, belezas naturais, de praias a florestas, história e vida cultural. Assim, dito isso, vou compartilhar dicas com o que fazer no Rio de Janeiro em 4 dias.
Mas, que fique claro, é só sugestão, com programação que pode ser visitada em mais ou menos tempo, dependendo do estilo, prioridades, época do ano e atrações já conhecidas.
Também acrescento alternativas menos óbvias em cada dia, bem como no fim das atrações principais, que podem ser inseridas a quem tiver com mais tempo.
ROTEIRO RIO DE JANEIRO - DIA 1: COPACABANA, IPANEMA E LEBLON
FORTE DE COPACABANA
Em primeiro lugar no Roteiro Rio de Janeiro – como não poderia deixar de ser – a famosa Copacabana! Aqui a dica é ver a Princesinha do Mar de um ângulo privilegiado, no Forte de Copacabana. Sem dúvida, uma das vistas mais bonitas da cidade, mas que também oferece de tudo um pouco. É imperdível caminhar pela sua lateral com o Mar ao lado, subir a Cúpula e relembrar o episódio histórico do “Dezoito do Forte”. Ainda no local estão dois cafés imperdíveis para café da manhã ou chá da tarde – uma filial da tradicional Confeitaria Colombo e a o Café dezoito do Forte.
Em tempo: a entrada no Forte pode ter uma longa fila, já que os cafés os dois ficam bem cheios fins de semana e principalmente feriadões. Podendo ir dia de semana e cedinho (ou fim da tarde), melhor.
Ainda destaco a questão do pagamento, que apesar de ser baratinho (última vez era 6 reais), tem que ser feita em dinheiro.
Outra atração em Copacabana: caso haja filas ou você seja fã de caminhadas, um bom lugar no seu outro extremo do Bairro é o forte Duque de Caxias, no Leme. A caminhada é uma subida de cerca de 5 km em meio à natureza (vimos micos várias vezes) e te entrega uma vista privilegiada não só da famosa praia, mas também do Cristo Redentor atrás.
Outra atração em Copacabana: caso haja filas ou você seja fã de caminhadas, um bom lugar no seu outro extremo do Bairro é o forte Duque de Caxias, no Leme. A caminhada é uma subida de cerca de 5 km em meio à natureza (vimos micos várias vezes) e te entrega uma vista privilegiada não só da famosa praia, mas também do Cristo Redentor atrás.
ARPOADOR E IPANEMA
Para quem vem do Forte, cerca de 1 km em seguida, chegamos à icônica Pedra do Arpoador. O visual é lindo, de uma das principais praias da cidade.
De lá, vale caminhar pelo calçadão de Ipanema e ficar de queixo caído com a beleza e energia do bairro. Para pegar praia, gosto do posto 9, conhecido como praia de todas as tribos. Contudo, é quase na altura do posto 10, que o local costuma ficar meio cheio. O pôr do Sol pode ser do mar mesmo, quando se põe atrás do Morro 2 Irmãos, muitas vezes sob aplausos no verão.
Quem tiver interesse em mais atrações pela área, pode conferir o roteiro com o que fazer em Ipanema.
LEBLON
Por fim, o Dia 1 do Roteiro Rio de Janeiro termina com o Leblon. Além de passear pelo calçadão, contínuo à Ipanema, e pelo comércio da Ataulfo de Paiva, vale escolher um restaurante ou bar para aproveitar a boemia carioca. Os dos arredores da Rua Dias Ferreira tem variedade para todos os gostos e costumas ficar animados aos fins de semana.
ROTEIRO RIO DE JANEIRO - DIA 2: MARINA DA GLÓRIA E PRAIA VERMELHA/URCA
PASSEIO DE BARCO NA MARINA DA GLÓRIA
Antes de tudo, a Marina da Glória tem por si só cenário de cartão postal. Mas, além disso, de lá saem passeios de barco pela cidade. As durações e trajetos variam, vale escolher com calma.
Depois, no almoço, na própria marina tem várias opções de restaurantes, onde já provamos e aprovamos o Bota.
Como programa alternativo, a quem não curtir barco, uma boa ideia de passeio de meio dia é a Floresta da Tijuca. Ou ainda ao Jardim Botânico, listado no dia 3, a fim de conhecer o lugar com mais calma.
PÃO DE AÇUCAR E PRAIA VERMELHA
Na Urca, temos o Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Inaugurado em 1912, é o teleférico mais antigo do país, com uma vista espetacular. Sem dúvida, uma atração imperdível no “Roteiro Rio de Janeiro”.
PISTA CLAUDIO COUTINHO
Uma caminhada pela pista é uma super dica sobre o que fazer no Rio de Janeiro em 4 dias, uma vez que o passeio é pura tranquilidade, em meio ao verde num caminho entre a Praia Vermelha e o Morro do pão de Açúcar.
MURETA DA URCA
Para finalizar o dia, um programa bem carioca: contemplar o fim da tarde na Mureta da Urca, com direito a pastel e cerveja.
DIA 3: CRISTO REDENTOR, JARDIM BOTÂNICO E LAGOA
CRISTO REDENTOR
É certo que o Cristo Redentor não pode faltar em nenhuma lista sobre o que fazer no Rio de Janeiro em 4 dias ou mesmo em 1, não é mesmo?
Sendo assim, vale acordar cedinho e subir pelo trenzinho do Corcovado. Por lá, é só aproveitar a vista de tirar o fôlego e não economizar nas fotos com a estátua que é o principal cartão postal da cidade.
JARDIM BOTÂNICO E PARQUE LAGE
Depois do Cristo, a visita é nos dois dos mais espetaculares parques da cidade. É possível visitar os dois locais, que ficam no mesmo bairro, no mesmo dia. Porém, quem preferir fazer a visita com mais calma, pode passar um dos dois para o “Dia 2”, no lugar do passeio de barco.
Eu sou suspeita para falar, pois adoro os parques.
O Jardim Botânico tem, além das fotogênicas palmeiras, diversas fontes e lagos, vitórias regias, roseiral, orquidário e até um parquinho para quem viaja com crianças. Em outras palavras, é um dos meus programas preferidos do “Roteiro Rio de Janeiro”, estou sempre lá. Vale lembrar que a entrada é paga, sendo vendida pelo site ou na hora, em dinheiro. Também é possível conhecer por um carrinho que percorre as principais atrações, com embarque e desembarque a cada 15 minutos.
O Parque Lage tem menos oferta em termos quantitativos, na minha opinião. Mas vale muito a visita pelo charme do seu casarão com a Mata Atlântica ao fundo. Aliás, fora a fila, é uma delícia de lugar para tomar café da manhã.
A entrada do Parque é gratuita.
LAGOA
O fim de tarde do Dia 3 do “Roteiro Rio de Janeiro” fica na Lagoa.
Por lá, é possível andar de bicicleta ou de pedalinho. Um lugar interessante para curtir o anoitecer é o Bar Terraza, com um visual e clima agradáveis.
DIA 4: CENTRO DO RIO - PORTO MARAVILHA, LAPA E SANTA TERESA
Em primeiro lugar, a verdade é que o Centro do Rio e Santa Teresa valem no mínimo 2 dias inteiros de passeio, como eu vou sugerir abaixo.
Porém, sabendo que nem sempre temos o tempo que gostaríamos, listamos uma ideia com o essencial entre Porto Maravilha – Centro – Sant Teresa e Lapa.
PRAÇA MAUÁ: MUSEU DO AMANHÃ, MURAL ETNIAS
Primeira parada do dia 4 do “Roteiro Rio de Janeiro” é no símbolo da renovação da Praça Mauá. Ainda que inaugurada há poucos anos – em 2015 – O Museu do Amanhã já é um dos pontos turísticos mais icônicos da cidade. Trata-se de um Museu de Ciências, que também chama a tenção pela arquitetura moderna e peculiar.
Há uns 10 minutos de caminhada está o colorido Mural Etnias, grafite de 170 metros de cumprimento do artista Eduardo Kobra. O tema é a diversidade dos povos e grupos étnicos. Nesse sentido, vale lembrar que na mesma altura está o Cais do Valongo, local histórico onde desembarcavam navios negreiros.
CONFEITARIA COLOMBO (CENTRO)
Já no coração do centro da Cidade está o seu café mais tradicional. Com mais de cem anos de história, a confeitaria sempre aparece na lista das mais bonitas do mundo. Aqui, o destaque é o ambiente que nos remete para séculos passados. Mas claro, vale tomar um chá e provar alguma guloseima, para aguentar um almoço mais tarde.
BAIRRO DE SANTA TERESA
Passando o Largo da Carioca, hora de subir a Santa Teresa e de bondinho sim. A ida já é um passeio por si só. Mas recomenda um almoço no Bar do Mineiro, e sua tradicional feijoada e uma visita ao Parque das Ruínas, que engloba uma bonita vista, além das peculiares ruínas da construção.
LAPA: ESCADARIA SELARON E ARCOS DA LAPA
Descendo Santa Tereza, vale passar pela colorida escadaria do artista chileno Jorge Selarón, hoje um dos símbolos da região.
E claro, contemplar os Arcos da Lapa. Sexta-feira e sábado, vale avaliar a programação do Circo Voador ou dos bares de samba do local. Para ver os Arcos, um lugar que adoro é o rooftop do Hotel Selina, pertinho da Selarón. O lugar é agradável e lá é um lugar seguro de contemplar a construção e tirar boas fotos.
A quem tiver tempo e interesse, um roteiro mais completo pelo Centro do Rio
* Dia1 – Porto Maravilha – Roda Gigante Yup Star, AquaRio, Mural Etnias, Museu do Amanhã, MAR, Largo de São Francisco da Prainha, Pedra do Sal, Morro da Conceição
– Santo Cristo: Fábrica Bhering, Omar
* Dia 2 – Centro: Mosteiro de São Bento, CCBB, Ilha Fiscal, Real Gabinete de Leitura, Confeitaria Colombo, Teatro Municipal, Biblioteca Nacional
– Lapa: Escadaria Selarón e Arcos da Lapa
– Santa Teresa: Parque das Ruínas
Sem dúvida uma lista com o que fazer no Rio de Janeiro em 4 dias é um desafio, já que o destino tem tanto a oferecer. Ainda assim, espero que nosso Roteiro Rio de Janeiro tenha te inspirado a aproveitar o melhor da Cidade Maravilhosa!
3 Comments
Obrigada pelo post! Anotei varias dicas.
Obrigado pelo post!
Que bom que gostou! =)