É certo que as praias e piscinas naturais de Maragogi estão entre as mais lindas do Brasil. Não à toa, suas águas são intituladas de Caribe brasileiro. Estivemos lá e trazemos as melhores dicas sobre o que fazer em Maragogi: passeios e atrações imperdíveis.
O QUE FAZER EM MARAGOGI: PASSEIOS
PRAIAS (PASSEIO DE BARCO OU TERRESTRE)
Em primeiro lugar temos Burgalhau, azul e bem perto do centro. Em seguida Antunes, frequentemente considerada uma das praias mais lindas do Brasil. Sua continuação, Xaréu/Bruna, tem a vantagem de ter menos estrutura e assim ficar mais vazias. Da mesma forma, Ponta do Mangue, Dourado e Peroba também são lindas e em geral mais tranquilas.
Vale lembrar que essas praias podem ser conhecidas via terrestre ou em passeios de barco (conhecidos como “passeios de orla”).
Assim, vale avaliar conjugar com passeios às piscinas.
Em tempo, sempre verifique com o barqueiro o que dá para fazer no mesmo passeio. Por exemplo, nós combinamos um passeio com uma piscina, um banco de areia e uma praia, mas por conta da maré nos informaram que o barco não poderia atracar perto da praia escolhida por esse motivo.
PISCINAS NATURAIS (PASSEIO DE BARCO)
Sabe aquela imagem da água clarinha cheia de peixinhos e corais? Pois bem, são as piscinas naturais da vila. Em outras palavras é aquele passeio que não falta quando pensamos sobre o que fazer em Maragogi. Até quem se hospeda em resort costuma incluí-lo nos roteiros.
Galés, Taocas e Barra Grande são as 3 principais piscinas naturais de Maragogi, acessíveis por catamarãs e lanchas. Ainda existem outras piscinas menores, como da Ponta de Mangue e de Barretinha).
Além delas, no povoado de São Bento ainda existe uma “crôa”. Mas falo de São Bento mais abaixo.
Sobre os passeios de barco que vão às piscinas, para se ter uma ideia de valores, na modalidade privativo, a faixa de preço de um passeio de meio período ficava na faixa de 600 a 800 reais.
Por fim, e primordial, é necessário ver a Tábua das Marés nas datas da viagem. Isso porque esse passeio só acontece na maré baixa.
CAMINHO DE MOISÉS E BANCOS DE AREIA (PASSEIO DE BARCO OU TERRESTRE)
Ainda sobre as marés baixas, elas podem formar bancos de areia. E, os passeios podem incluir, além das piscinas, paradas em algum deles. Sem dúvida, o mais famoso é o Caminho de Moises, que forma uma faixa de areia transversal à praia, com água dos dois lados. Em tempo, ele é acessível por meio terrestre ou em passeio de barco. Porém, apesar de lindo, é um programa lotado, com direito a portais para fotos.
Também vale, em caso de passeio de barco, ver com o barqueiro se ele conhece, de acordo com a maré, alguma outra opção de banco de areia a quem não quiser encarar a multidão desse ponto turístico.
Por exemplo, o Caminho da Beleza é lindíssimo e até o momento mais vazio. O passeio de barco costuma sair da Praia da Peroba e ser conjugado com as Piscinas de Ponta do Mangue, e a depender alguma outra praia.
CENTRINHO DE MARAGOGI
Antes de tudo, o centro de Maragogi não é propriamente um lugar bonito. Mas optamos por dar uma volta. Há lojinhas de souvenir, um letreiro com as letras da cidade, alguns restaurantes mais simpáticos.
SÃO BENTO: CRÔAS, VILAREJO E RUÍNAS
Agora sim meu passeio preferido em Maragogi (gostei tanto que fiz um artigo apenas sobre São Bento).
Afinal, as crôas, formadas na maré baixa, foram o lugar mais bonito que conhecemos por lá.
Além disso, São Bento é uma pequena e simpática vilarejo de pescadores.
Por lá encontramos o mais autêntico souvenir para levar de Maragogi, a goma da Fábrica da Irmã Marlene, (recomendo os recheados de doce de leite e goiabada).
Por fim, a vista mais bonita da região: do alto das Ruínas do Mosteiro de São Bento.
ONDE FICAR EM MARAGOGI
Nossa hospedagem foi no Salinas Maragogi, um dos melhores resorts all inclusive do país. Em resumo, atendimento, estrutura e gastronomia de primeira. Achamos que vale muito, sobretudo a famílias com crianças. Assim, vale ler o artigo completo com tudo sobre o resort.
Do mesmo grupo, vale estudar o Japaratinga Lounge, mais focado em adultos.
Ainda na pegada hotéis maiores com refeições incluídas, duas opções são o Brisa Exclusive Hotel ou o Grand Oca. Ambos têm estrutura e gastronomia inferiores ao Salinas, mas são mais em conta e estão em praias mais bonitas.
Na categoria boutique e charme, destaco o Villa Pantai Boutique Hotel, localização na charmosa São Bento. Ainda que não tenhamos nos hospedado lá, ficamos no hotel do mesmo grupo em Atins, inclusive conhecemos os arquitetos do de Maragogi e gostamos bastante do estilo e qualidade do Vila Pantai.
Por fim, quem optar por uma viagem mais econômica sem abrir mão de certo conforto e de estar de frente para uma praia maravilhosa, temos boas referências do Crôa Mares Hotel Maragogi.
Assim, espero que as dicas sobre o que fazer em Maragogi tenham te inspirado a visitar esse paraíso!
No comment yet, add your voice below!